Passo a passo: Como renovar a casa de banho por completo. Sem gastar uma fortuna!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Baño moderno, Spazio3Design Spazio3Design
Loading admin actions …

Quer mudar a sua casa de banho? Não tem ideia por onde começar? Então mãos à obra que a homify vai ajudá-lo a começar a construir a casa de banho dos seus sonhos! Aqui vai descobrir quais são os passos básicos que o seu profissional terá de passar para que o resultado fique realmente ótimo! 

Pegue numa caneta e papel pois este artigo foi pensado para si e para as suas necessidades. Porque aqui encontrará muitas ideias para a sua nova casa de banho e o projeto de construção que vai mudar esse espaço esquecido.

1. Colocar as tubagens

Um aspeto importante para o qual recomendamos a ajuda de um profissional é o assunto das canalizações. Há todo um conhecimento bastante complexo no que respeita à passagem da água e dos esgotos. Não se trata apenas de colocar tubagens e já está! Há um grande número de regras para se conseguir fazer um trabalho bem feito, que é melhor e mais eficaz se forem realizadas por um verdadeiro profissional. Assim, e tendo isto em mente, o primeiro passo é instalar bem as canalizações e assegurar que não venham a acontecer infiltrações. É fundamental que tudo seja colocado no sítio correto!

2. Preparar as superficies

Este ponto é vital porque quando se colocam as canalizações é preciso rasgar as paredes e quebrar todos os perfis com a finalidade de acomodar os tubos de diferentes diâmetros. É por isso que depois deve sempre verificar que as superfícies estão alinhadas e totalmente planas. Não esqueça que depois vai trabalhar sobre elas, não apenas para construir, como também para colocar os revestimentos e impedir que a humidade penetre dentro das paredes.

3. A estrutura do solo.

O mesmo acontece nas superfícies inferiores, por isso devemos sempre verificar que estão lisas e bem trabalhadas. Esta é a oportunidade de fazer pequenos parapeitos para as cabines de duche, por exemplo, ou fazer uma ligeira inclinação para a água escoar. Tudo tem o seu propósito!

4. Colocando os revestimentos cerâmicos

No caso deste projeto o revestimento é uma linda cerâmica branca com acabamentos ao estilo de mármore, instalados na vertical, com uma decoração muito subtil em mosaicos de pastilha. É nesta fase que a superfície lisa é mais importante, pois uma parede desnivelada sempre terá vazamentos e pode causar o descolamento de todo o revestimento que instalámos. Uma recomendação profissional é que no final da obra armazene alguns módulos de cerâmica (a recomendação mais comum é que seja uma caixa), pois irão sempre acontecer acidentes e vai precisar de fazer uma substituição. Por exemplo, em caso de fuga ou infiltração de água terá de partir uma parte do seu belo trabalho, e o melhor é fazer a substituição com o mesmo revestimento. Não quer chegar à hora de substituir e perceber que a produção dos seus azulejos foi descontinuada, ou está esgotada, e que fica apenas com duas soluções: – fazer novo revestimento completo ou ficar com uma casa de banho estilo manta de retalhos.

5. Cuidando dos detalhes

Neste projeto os profissionais projetaram alguns detalhes em mosaico de pastilha como decoração. E fica realmente fantástico porque faz um lindo contraste com o branco. A boa notícia é que atualmente a tecnologia tem permitido que este trabalho seja muito mais fácil, acessível a todos. No mercado existem à venda módulos de mosaicos de pastilhas de cerâmicas coladas a uma malha. Isto facilita muito a sua colocação, tornando mais simples de alcançar o mesmo efeito que teria de aplicasse pastilha a pastilha.

6. Acabamentos

E com as paredes e o chão devidamente acabados só falta cuidar dos detalhes! Uma sanita de design moderno é o último elemento a ser instalado, depois de colocadas as torneiras, claro, e neste caso, também de uma pequena prateleira de vidro.

7. O resultado fala por si!

O resultado fala mesmo por si! Um projeto muito bonito que poderá imitar em muitas versões e estilos. Neste caso, o estilo é ultra moderno, com acessórios minimalistas e uma decoração realmente sóbria. Um exemplo de como uma casa de banho pode ser luxuosa e elegante sem gastar muito dinheiro, desde que haja um bom planeamento. 

Se está à procura de mais ideias para renovar a sua casa de banho tem de ver também o projeto do artigo ’Antes e depois: renovação de uma antiga casa de banho’.

E para encontrar os complementos mais lindos para a sua nova casa de banho não deixe de visitar a nossa loja on line!

Ficou com vontade de seguir estes conselhos e renovar a sua casa de banho? Partilhe connosco os seus projetos!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista