Ideias inspiradoras para os seus cortinados

Maria Almeida Maria Almeida
Loading admin actions …

Gosta de cortinados ou é daquelas pessoas que os acha acessórios decorativos ultrapassados e nada apropriados a casas modernas e minimalistas? Estas sugestões vão servir precisamente para derrubar com essa ideia pré-definida, demonstrando que os cortinados podem ser, além de elementos de controlo da luz solar, ótimos aliados na decoração dos seus espaços interiores, dando-lhes mais carácter, personalidade e conforto. As cortinas emolduram os nossos ambientes, controlam a luminosidade e dão-nos privacidade.

Surgidas no Oriente, apenas começaram a ganhar adeptos na Europa na época Renascentista, altura em que a nobreza e realeza europeia gastava as suas enormes fortunas em textéis importados de países distantes. Nos dias de hoje, respondendo a requisitos mais práticos, ganharam versatilidade enquanto elemento-chave na decoração qualquer espaço, podendo ser uma peça fundamental em qualquer decoração. Assim, quando bem escolhidos, podem não só dar mais vida ao seu espaço como também facilitar o seu dia-a-dia. Uma coisa é certa, são indiscutivelmente elementos aconchegantes e acolhedores em qualquer tipo de decoração, o importante é escolher os modelos, os materiais e os padrões de forma a serem perfeitamente integrados na decoração específica de cada ambiente.

Há vários tipos de cortinados que se diferenciam pelas suas características. Fica aqui uma breve descrição de alguns desses tipos, e veja de seguida algumas ideias para incorporar cortinados na sua decoração e quem sabe se não descobre o estilo certo para si!

Cortina em Painéis

Janelas e portas tropicais por Bilderwelten
Bilderwelten

Design Schiebegardinen | Schiebevorhänge | textile Raumtrenner

Bilderwelten

São painéis de lona ou sarja, ou outro material um pouco mais rígido que compõem essa cortina que se abre horizontalmente, correndo presa a uma calha fixa ao teto. São principalmente soluções ideais para grandes vãos.

Cortina Tradicional

Janelas e portas rústicas por Cabbages & Roses
Cabbages & Roses

Natural Hatley

Cabbages & Roses

Feita em tecido, é a mais comum. Pode ser feita com uma grande variedade de materiais, desde os tradicionais tecidos, até camurça, combinando assim com quase todos os estilos de decoração. Muitas vezes,  a sua função é apenas decorativa – deixando a parte de bloquear a luz para as persianas ou rolos. São presas a varões ou calhas e podem ter outros acessórios como braçadeiras ou pingentes.

Persiana

São assim chamadas aquelas formadas por lâminas presas por um cordão, que giram vertical ou horizontalmente. As mais comuns são de alumínio ou madeira. São boas para diminuir a luminosidade do ambiente e dar privacidade. Quanto maiores forem as lâminas da persiana, maior a passagem de luz e ar quando ela está aberta. São normalmente mais indicadas para decoração de espaços de escritório e serviços e menos utilizadas em habitação.

Rolo

Com um mecanismo especial, a cortina sobe e desce em volta de um rolo (daí o nome). É dos modelos mais usados para escurecimento total do ambiente através de tecido blackout, mas hoje em dia este sistema em rolo já se generalizou em termos de decoração. Muito discreto, quando enrolado, pode ficar oculto numa sanca ou atrás do varão de uma cortina.

Padrões Florais

Janelas e portas rústicas por Cabbages & Roses
Cabbages & Roses

CONSTANCE BLUE

Cabbages & Roses

Se é adepto do estilo romântico ou campestre irá certamente adorar vestir as suas janelas com padrões florais. Mais coloridas e alegres ou mais rústicas e neutras, este toque floral é sempre garantia de um ambiente mais fresco para a sua decoração. 

Para garantir o sucesso deste tipo de padrões na decoração do seu espaço, escolha uma cor base e aplique-a não só em diversos apontamentos dispersos pelo compartimento, mas também no próprio cortinado. Pode ter a certeza que com esta dica criará uma sensação de conforto e harmonia na decoração da sua casa.

Torne mais leve o Estilo Clássico

O Estilo Clássico nos dias de hoje já não é sinónimo de tecidos encorpados e pesados, folhos e dourados. Os padrões e tecidos leves nos cortinados podem ser uma ótima opção para aligeirar decorações de estilo mais clássico dando um toque contemporâneo ao espaço sem com isso lhe retirar elegância e sofisticação. Se é esta a sua intenção, opte sempre por padrões discretos ou mesmo lisos e cores que conjuguem bem com os principais elementos decorativos, como sofás ou camas, almofadas, outras peças de mobiliário com mais presença e tapetes.

Zonas de destque junto ás janelas

Janelas e portas rústicas por Cabbages & Roses
Cabbages & Roses

FRENCH TOILE

Cabbages & Roses

Há situações em que os cortinados podem ser uma grande ajuda e até um elemento chave na configuração de espaços. Conforme a situação específica de cada espaço, os cortinados podem ajudar a dar qualidade a pequenos recantos junto a janelas, a dar destaque a determinada janela ou entrada de luz, criar um ponto de interesse ou até de surpresa em determinado ambiente. Ainda que a intenção seja destacar algo, conjugue as cores, padrões e texturas tendo em conta que esse recanto está integrado num espaço maior que é o compartimento em que se insere, e por esse motivo os dois devem complementar-se e integrar-se harmoniosamente.

Estilo moderno, minimalista ou casual chic

Janelas e portas  por Chivasso BV
Chivasso BV

Monsoon 2014

Chivasso BV

Os cortinados semi-transparentes são uma ótima sugestão quando se pretende algum grau de privacidade, mas ao mesmo tempo não perder luminosidade e leveza.

São muito utilizados em decorações mais modernas, minimalistas ou de estilo casual chic, uma vez que conseguem combinar facilmente com outros elementos decorativos sem se destacarem demasiado. São normalmente adotados os tons crus e mais neutros, mas se pretender introduzir um apontamento de cor,  experimente um cortinado com as pontas numa cor mais forte que seja também uma das cores de destaque na decoração geral do espaço. Em alternativa pode ainda sobrepor a esta cortina transparente uma outra, opaca e de cor.

Um toque de cor

Os cortinados podem também ter um papel mais afirmativo na decoração dos espaços e uma maneira de consegir fazê-lo eficazmente é destacá-lo através da sua cor. Não tenha medo de arriscar! A utilização de uma cor vibrante na decoração geral de um determinado compartimento não só confere carácter ao espaço, como, dependendo da cor em questão pode adquirir os mais diversos significados. Se tem receio de arriscar, ou ainda assim prefere aplicar a cor de forma mais conservadora, pode sempre conciliar os restantes objectos decorativos de menor dimensão com o tom do cortinado.

Inspiração tropical

Janelas e portas  por Chivasso BV
Chivasso BV

Monsoon 2014

Chivasso BV

E que tal dar um toque de frescura ao ambiente de sua casa… Alegre, exótico e colorido são palavras chave para os amantes da decoração com toques de inspiraçãotropical, e os cortinados podem ser um excelente aliado. Experimente utilizar nos seus cortinados e restantes texteis padrões com folhagens ou vegetação tropical ou, quem sabe, animais exóticos, em tons frescos e vibrantes como os verdes, amarelos e laranjas. Conjugue estes padrões com mobiliário de materiais naturais como a madeira ou o bambú na sua cor natural.

No quarto das crianças

Quartos de criança ecléticos por LEIVARS
LEIVARS

Little LEIVARS

LEIVARS

Tmabém no quarto das crianças convem apostar em  cortinas funcional e se bonitas melhor! Inspire-se!

Meia-janela

Parede e piso  por Original Features
Original Features

Encaustic Cement Tiles

Original Features

Chegámos à cozinha. Cortinado na cozinha?! Nem pensar! – é o que todos achamos. Mas porque não? Nesta cozinha do atelier Original Features vemos como é possível termos cortinados enquadrados na decoração de uma cozinha. Estas cortinas provam também que não é necessário que tapem a janela toda. Neste caso, tapam apenas metade, permitindo que a outra metade da janela deixe entrar luz para esta que é uma divisão em que precisamos tanto que haja luz. A cozinha têm linhas bastantes simples, branca e moderna, com excepção do chão e dos cortinados, que se destacam pelo seu padrão floral.

Simples e translúcidas

Salas de estar escandinavas por decoraCCion
decoraCCion

Foto: Patricia Gallego para Mí Casa. HEARST magazines I España.Reforma vivienda Chic and Cheap. Salón Chic and Cheap

decoraCCion

Imagina este espaço sem cortina? Nós também… mas não seria a mesma coisa!!

Descobriu o tipo de cortinado que pretendia?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!