8 alpendres fechados ideais para as noites mais frias e dias mais ventosos

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Aménagement d'espaces et décoration d'intérieur pour une maison d'Hôtes, KREA Koncept KREA Koncept Varandas, marquises e terraços ecléticos
Loading admin actions …

Com a chegada do calor chegam os churrascos, as maravilhosas tardes de descanso na companhia de um livro e de uma bebida, as festas com os amigos. Chegam os sunsets e os serões ao som dos grilos, as manhãs à beira da piscina e as tardes a dormir a sesta. Para quem tem um terraço, esta passa a ser a divisão mais utilizada da casa, servindo de cozinha, de sala de estar e até de quarto! 

Mas as noites em Portugal nem sempre são assim tão amenas que se permita a estar o tempo todo ao ar livre! Por vezes o vento sopra, a humidade incomoda e a chuva faz uma visita inesperada. O que fazer nessa altura? Voltar ao interior

Para ter um espaço funcional em todas as situações a melhor solução é mesmo um alpendre fechado! É certo que são mais vulgares em climas mais frios, onde os verões não começam na primavera e se estendem pelo outono, mas também se vêm por cá. E a sua utilidade é inegável!  

Neste artigo fizemos uma pequena seleção de ideias para alpendres fechados, ideias para noites frias e dias ventosos. Venhas conhecê-los e copiá-los para estar sempre prevenido!

O perfeito alpendre campestre!

Clásicos Detalles, LLACAY arq LLACAY arq Jardins de Inverno clássicos

Começamos por uma sugestão muito campestre, perfeita para uma casa de campo. Num estilo clássico para estes ambientes, a madeira impera, alternando texturas e cores, invadindo tetos e mesas, portas e acessórios. 

A grande mesa de refeições, com cadeiras estofadas com dois formatos diferentes, tem lugar para todos num espaço de reuniões informais único, e é a peça central do espaço à volta do qual se desenvolve toda a sua vivencia. Sim, porque este terraço é também uma cozinha exterior onde não falta sequer um forno para pão ou pizzas! Tudo vedado por vidro que pode ser aberto todo o dia para deixar entrar a brisa do exterior ali ao lado.

Uma casa georgiana com um alpendre fabuloso

Numa antiga e senhorial casa de estilo georgiano, situada em Inglaterra, foi construído este maravilhoso terraço coberto e fechado! 

O espaço é amplo e aberto, com portas dobráveis que permitem uma abertura simples e fácil acesso ao jardim e à piscina estabelecendo uma comunicação fácil e direta entre o interior e o exterior. O mobiliário de estilo clássico e resistente completa o espaço com muita comodidade, formando uma sala de estar e uma zona de refeições. 

O teto é todo em vidro, composto por janelas que se podem abrir para se obter mais circulação de ar nos dias quentes, ou arejamento adiciona quando o espaço está cheio de convidados, mesmo no inverno.

Simples e confortável

homify Jardins de Inverno modernos

À semelhança da proposta anterior, também aqui o teto é todo envidraçado, e também abre, mas aqui o estilo é muito mais despojado e descontraído. O mobiliário em vime é um clássico dos terraços e varandas por esse mundo fora e foi completado com belo tapete em estilo turco para maior conforto. 

No exterior o terraço continua, agora descoberto, perfeito para banhos de sol e cheiro de bronzeador!

Pequenino e muito lindo

Este pequeno terraço fechado foi adicionado à casa como extensão dos seus interiores. A escolha da madeira neste tom em específico prende-se com a melhor harmonização com o tom da madeira das portadas das janelas. O espaço é pequeno mas tem o necessário para ser confortável e funcional, à medida das necessidades dos seus utilizadores: – uma mesa e várias cadeiras, também de madeira, num estilo rústico moderno. 

As paredes de vidro que proporcionam proteção quando as condições atmosféricas não são as melhores podem ser abertas quando o calor aperta, unindo o terraço aos lindos e coloridos exteriores. E quando a incidência solar é tão intensa que põe em causa a utilização do terraço basta fechar os estores exteriores de correr em bambu!

Um sonho em Formentera

homify Varandas, marquises e terraços modernos

Este terraço fechado situa-se na lindíssima ilha de Formentera, em Espanha, e tem uma estonteante vista de mar. Da autoria do gabinete CAGIS, foi construído num socalco de uma encosta e planeado para proporcionar todo o conforto e bem-estar possíveis aos seus utilizadores, mas de uma forma inusitada: – este terraço serve como ginásio! 

Totalmente concebida em alumínio branco, a sua estrutura é leve, e as suas paredes de vidro abrem totalmente em secções, passando rapidamente de terraço fechado a alpendre! A sua cobertura é outra das suas características mais marcantes, num rendilhado intrincado maravilhosamente conseguido. E já nem falamos no jacuzzi ali a chamar-nos para relaxar depois do exercício…

Num tom mesmo natural

Outro magnífico terraço, com área de sala de estar e zona de refeições. Aqui o teto é também de vidro, mas agora fosco, pensado para permitir a entrada da luz do sol sem que a sua intensidade consiga ferir os olhos. Fechado também nos com vidro, mas transparente, o seu exterior foi revestido com uma cerca de canas de bambu, que além de darem um ar de cerca de jardim ao espaço ainda são excelentes para preservar a privacidade dos seus utilizadores. 

O interessante mobiliário de formas arredondadas em rattan proporciona muito conforto e um toque natural, como se fosse a beira de um rio, ou um piso de jardim, pois as inúmeras almofadas assemelham-se na forma e na cor a pedrinhas polidas!

Entre o clássico e o rústico – um alpendre de sonho

Neste terraço o luxo casou-se com o rústico para criar um espaço muito acolhedor! Mobiliário clássico, ao estilo Luís XIV, combina-se com alguns elementos em ferro forjado de linhas muito art déco, e com outro de estilo mais atual como a consola, mas tudo se une perfeitamente graças aos tons neutros que todos os elementos exibem. 

E neste terraço fechado não é só o verão que conta! Uma salamandra de ar antiquado, muito bela, oferece o seu calor para que mesmo nos meses mais frio se possa usufruir do espaço.

Fechado e privado

Este terraço, branco e luminoso além de ser protegido de ventos incómodos ou de humidades que fazem doer os ossos, também é protegido de olhares indiscretos! As belas cortinas brancas deixam entrar a luz em profusão, mas impedem um olhar mais profundo do que a visão de uma simples silhueta, e a ajudá-las nessa missão têm as grades em metal branco, exteriores ao vidro que pode ser aberto. O mobiliário em tons neutros ajuda na obtenção desta atmosfera leve e relaxante que passa meso através de fotografia! 

Esta pequena seleção fica por aqui, mas se quer ver mais continue a ler, com o artigo ’Os terraços mais arrebatadores!’.

E se depois de instalar o seu terraço fechado persistirem dúvidas quanto à decoração não deixe de ir procurá-la na nossa loja on line!

Apaixonou-se por alguma destas ideias? Diga-nos qual!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista