Transforme o seu escritório com o mobiliário certo!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Rhombus Wall / Floor Tile, Equipe Ceramicas Equipe Ceramicas Escritórios modernos
Loading admin actions …

O artigo de hoje é sobre uma divisão da casa única: o escritório! Este é o cantinho ideal para quem não dispensa uma bela leitura ou onde poderá guardar aquela colecção de cd´s. O escritório é um espaço orientado para tarefas específicas,  é frequente utilizar-se este espaço para trabalhar, seja em contexto lúdico de hobbie ou até de trabalho.

O facto é que, hoje em dia tem-se tornado cada vez mais frequente trabalhar a partir de casa. Graças à tecnologia e à globalização, os empregos têm vindo a assumir alguma flexibilidade e a verdade é que, cada vez mais, existem pessoas a trabalhar a partir de casa. As vantagens são imensas, nomeadamente poder escolher o horário de trabalho, podendo assim organizar o seu tempo em função do mesmo.

Por estas características, a divisão do escritório, deverá ser um local agradável, iluminado, ventilado, onde seja possível passar tempo de qualidade e desta forma, maximizar o foco no trabalho. Outra característica essencial para qualquer escritório é a arrumação. Um escritório arrumado permite menos distracções. 

Recolhemos alguns fantásticos exemplos de mobiliário de escritório que certamente o irão ajudar na hora de escolher o seu cantinho de trabalho! Venha descobrir!

Trabalhar com vista!

A casa di Giulia, Plastudio Plastudio Espaços de trabalho ecléticos

A ventilação e a iluminação natural, são dois factores fundamentais na configuração de um espaço de escritório. Se o seu escritório possuir vãos, não hesite em colocar o seu mobiliário de escritório perto destes. Geralmente, o mobiliário de escritório, é constituído por uma ou várias mesas de trabalho, cadeiras e estantes ou móveis de apoio e arrumação. Neste exemplo, podemos verificar como a janela foi o ponto de partida para toda a configuração espacial deste espaço de escritório, que se destaca pela sua luminosidade. Existem vários estudos que referem que, trabalhar a olhar para uma paisagem, pode maximizar os resultados e as capacidades de concentração! 

Repare na simplicidade do mobiliário deste escritório, que terá sido especificamente desenhado para este local. O conforto foi conseguido recorrendo a uma carpete padronizada que, automaticamente, transmite um ar acolhedor a este espaço de trabalho.

Aproveitar cada espaço!

Se o problema for falta de espaço, fique a saber que um pequeno escritório não precisa de muito espaço. Basta aliar um pouco de criatividade com um aproveitamento inteligente do espaço e já está! Veja como recorrendo a muitos poucos meios, foi criado um cantinho de trabalho iluminado, acolhedor e com arrumação! Este tipo de soluções são ideais para casas pequenas ou divisões compartilhadas isto é, divisões que não possuam uma função apenas!

Minimalismo

Render 3D di interni, Still Life e progetti vari, ImagineCG ImagineCG Espaços de trabalho minimalistas

Para pessoas com muita facilidade em distrair-se, um espaço de trabalho branco, simples e minimalista, impede o olhar de se perder, estimulando a concentração. Neste exemplo puramente minimal os detalhes afirmam-se no mobiliário geométrico com pormenores em madeira. Os elementos que surgem, são apenas os necessários para o trabalho, um computador e livros. A decoração é feita com uns quadros fotográficos a preto e branco, não destoando da ambiência monocromática deste lugar.

Detalhes que fazem a diferença!

Aproveite o seu escritório para colocar alguns detalhes especiais com valor para si. Aquele gira-discos antigo, a máquina de escrever que em tempos utilizou, ou simplesmente comprou numa feira vintage. Os detalhes pessoais irão conferir, automaticamente, uma sensação aconchegante e única ao seu escritório, personalize o seu espaço, torne-o seu!

Respirar Criatividade!

homify Escritórios mediterrânicos

Os trabalhos dos criativos (arquitectos, designers, ilustradores, etc) requerem muitas horas extra-laborais, este tipo de trabalho é também o mais propício a trabalhar a partir de casa. Um escritório de um criativo possui sempre um pouco do seu trabalho espalhado pelas mesas, paredes etc. Neste exemplo podemos ver como o mobiliário extremamente simples e minimalista impede o olhar de se perder no espaço, destacando assim os detalhes criativos deste escritório. 

O nosso destaque vai para as prateleiras fixadas na parede, bem como, as caixas de fruta, que ao serem penduradas, podem tornar-se numas prateleiras com bastante arrumo e carisma!

Biblioteca pessoal!

Na possibilidade de ter um grande escritório, deixamos-lhe este magnífico exemplo de como recorrendo a algum mobiliário simples, poderá configurar a sua própria pequena biblioteca pessoal. Este exemplo não serve só para livros! Se a sua paixão for música ou cinema, pode sempre utilizar uma das paredes da divisão para colocar uma grande estante do chão até ao tecto, que lhe permita guardar e expor a sua colecção! Se o seu escritório possui um pé-direito muito alto, considere a possibilidade de colocar uma escada para aceder aos itens mais altos, veja a do exemplo!

Um escritório de trabalho

O bem-estar no trabalho também é essencial por isso, aqui lhe deixamos um exemplo de um escritório profissional de trabalho. Este é um projecto português do atelier Risco Singular – Arquitectura Lda, e consistiu na Reabilitação do Edifício Sede Social dos Amigos da Montanha da Associação de Montanhismo de Barcelinhos. Podemos observar como o edifício antigo sofreu uma modernização sem, no entanto, perder o seu carácter histórico.

Trabalhar na sala!

Não há desculpa para não ter o seu próprio escritório! Se lhe falta uma divisão para tal, considere a possibilidade de utilizar outras divisões para trabalhar! A nível de mobiliário só precisa de uma mesa com o tamanho adequado para o seu trabalho, uma cadeira confortável e um pouco de arrumação. Claro que tudo dependerá do seu trabalho e do tipo de espaço que este requererá!

Um escritório no quarto

Semelhante ao exemplo anterior, aqui lhe deixamos uma proposta de um pequeno escritório no quarto. Este exemplo é perfeito para quem tem o hábito de trabalhar noite dentro. É frequente a criação de espaços de trabalho no quarto, por este ser o local mais pessoal e íntimo de cada um. O mobiliário simples e discreto, enquadra-se perfeitamente neste canto monocromático, ideal para trabalhar ou estudar!

Um escritório temático!

homify Escritórios industriais

Terminamos este artigo com um exemplo temático! Inspirado numa das profissões com a qual mantemos grande contacto aqui na homify, a arquitectura! Um estirador, livros de inspiração, maquetes e muita imaginação, são os ingredientes necessários para criar os projectos únicos, que todos os dias lhe mostramos!

Ficou com vontade de ver outros exemplos de escritórios criativos? Deixe-se inspirar com o nosso livro de ideias: Escritórios em casa!

O que achou destes exemplos para o seu escritório?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista