Ideias criativas para mesas de jantar!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
El continente y el contenido, Coblonal Arquitectura Coblonal Arquitectura Salas de jantar escandinavas
Loading admin actions …

Em qualquer sala ou cozinha, por vezes até nas duas, existe um elemento que não pode faltar: a mesa de jantar! A mesa de jantar procura resgatar tempos únicos nos quais as pessoas se reúnem em torno de um espaço e partilham refeições, conversas ou até trabalho. A verdade é que os tempos estão a mudar, se outrora as divisões da casa estavam destinadas apenas a uma função, agora a versatilidade com que estas se deparam aumentou consideravelmente. 

Falemos do objecto em si: a mesa. A mesa é uma peça de mobiliário, os materiais mais comuns para a criação desta são, a madeira, o metal ou o vidro.  A história desta peça de mobília fica marcada pelas mais variadas tentativas de construir em objecto diferente com todo o tipo de materiais, alguns até considerados impossíveis de utilizar, como por exemplo o plástico! A verdade é que com o passar dos tempos, este objecto evoluiu e hoje em dia, não existem quase restrições a nível de materialidade.

A forma mais tradicional deste objecto é rectangular, no entanto, hoje em dia, com o avanço tecnológico, é possível produzir mesas com as mais variadas formas e feitios. A vantagem disto é poder escolher a sua mesa, consoante o espaço onde esta se inserirá.

No artigo de hoje, recolhemos alguns exemplos que o irão inspirar! Venha daí!

Cor e mais cor!

Muitas vezes achamos que por maior que seja a nossa mesa de jantar, todas as cadeiras devem combinar entre si e com a mesa, formando um tradicional conjunto. A verdade é que, acima lhe mostrámos como as cadeiras podem ser completamente distintas da mesa de jantar, e neste exemplo lhe mostramos que para além disso, ainda podem ser diferentes entre si! Repare como as cadeiras coloridas conferem uma dinâmica diferente e alternada ao espaço.

Cadeiras e não só!

Uma ideia extremamente criativa para a sua sala de jantar é certamente alternar os assentos. Entre cadeiras e bancos, a opção mais original é sem dúvida aquele banco corrido com encosto e almofadas! Esta opção é óptima por permitir uma forma confortável de assento, ao mesmo tempo, ao encostar a mesa a uma parede, é possível maximizar o espaço da sua sala ou cozinha!

Mesas distintas!

Não podemos deixar de lhe mostrar este magnífico exemplo de Maurício Arruda Design. Esta fantástica sala de jantar pertence ao projecto Apartamento António Carlos, onde a peça que mais se destaca é, sem dúvida, a mesa de jantar! Uma mesa distinta e divertida com as suas pernas que são cartas de jogo. Destacamos também as cores tropicais que compõem todo este espaço: o verde o vermelho os laranjas e o branco, completam assim, uma sala de jantar colorida, jovem e contemporânea!

Mesa de jantar orgânica e natural!

Dining area homify Salas de jantar mediterrânicas

É verdade que as formas da Natureza são únicas, transpô-las para o interior da nossa habitação é uma excelente forma de, quase automaticamente, criar uma certa harmonia e tranquilidade no seu interior. Esta mesa de jantar orgânica, de madeira, complementa um ambiente que se distingue pela sua serenidade. As cadeiras brancas, com um design minimalista, acompanham as formas curvilíneas da mesa.

Respirar madeira!

Se há material que nunca passa de moda, e apresenta características únicas, é a madeira! Durabilidade, funcionalidade, sensação de conforto e variedade de acabamentos são algumas das características deste material. Repare como esta cozinha simples, ampla e moderna alberga uma sala de jantar que se destaca pela sua versatilidade! Facilmente imaginamos as crianças a fazer os TPC´s nesta mesa de jantar, ou mesmo um adulto a trabalhar ali! Em caso de dúvida, a madeira é uma aposta segura e que nunca desilude!

Espaço geométrico!

Por mais simples que seja a sua mesa de jantar, pode sempre conferir-lhe algum carisma extra recorrendo a outros objectos que a complementem, como é o caso das cadeiras! Neste fantástico exemplo português, são as cadeiras os elementos mais originais que transmitem um ar geométrico a esta sala de jantar. Uma vantagem desta sala é, sem dúvida, a iluminação natural. Na hora de escolher a localização ideal para a sua sala de jantar, tenha esse factor em conta, não há nada como desfrutar de uma bela refeição acompanhada de luz natural!

Uma mesa quadrada!

Em espaços amplos, as possibilidades de configuração aumentam, e uma hipótese que se coloca é a de variar a forma da mesa! Ao invés da tradicional mesa rectangular existe também a mesa quadrada! Ideal para centros de sala ou cozinha com a mesma forma. Neste exemplo o cenário completa-se como umas cadeiras coloridas com duas tonalidades que se complementam: o amarelo e o preto.

Reflexos minimalistas

Em locais minimalistas o branco é rei, no entanto, desengane-se quem acha que estes não podem ter cor e materialidades distintas. O que caracteriza este estilo é precisamente a ausência de objectos decorativos, sendo no entanto, o detalhe essencial para a caracterização destes locais. Materiais nobres como a madeira e os mármores polidos conformam este espaço único cheio de reflexos mágicos e iluminados. A mesa de jantar, central, demarca um lugar destinado à refeição em família ou entre amigos.

Ambiente acolhedor!

Já aqui lhe falámos das vantagens deste material, a madeira. Complementado com uma iluminação discreta e pontual, este lugar torna-se ainda mais especial na sua ambiência. Todas as mesas de jantar, que vimos até agora, tinham algo em comum. Consegue adivinhar o que é? O tampo! Todas tinham o tampo liso. Este exemplo destaca-se pois o seu tampo, para além de ser quadrado, possui um desenho geométrico com quatro quadrados a preto.

Em ocasiões de festa!

Em ocasiões de festa e comemoração (e não só!) não há nada melhor do que uma mesa posta e umas cadeiras confortáveis. Veja como até uma mesa posta pode ter um requinte especial colocando um detalhe florido ou umas velas no seu centro. As velas criam uma luz especial e transformam qualquer espaço comum num autêntico retiro espiritual. Pense nestas fantásticas ideias e aplique-as na sua casa!

Ficou com vontade de espreitar outros exemplos de mesas de jantar? Veja aqui o nosso livro de ideias Conversas à mesa de jantar!

O que achou destes exemplos? Qual o seu preferido?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista