Ideias para a decoração do seu jardim

Maria Almeida Maria Almeida
Loading admin actions …

Com a chegada do Verão e do bom tempo todos queremos usufruir mais dos espaços exteriores das nossas casas, principalmente aqueles que têm a sorte de terem jardim. Estes jardins, sejam em moradias isoladas ou em prédios de habitação, são nesta altura do ano os espaços de eleição, sendo que nos dias que correm há cada vez mais preocupação em tornar estes espaços bonitos, agradáveis e cuidados.

É importante lembrar que os jardins, por norma, exigem algum cuidado na sua manutenção, e neste sentido as soluções, materiais e vegetação adotados na sua decoração devem ser ajustados à disponibilidade e investimento que se está disposto a fazer na sua manutenção e cuidado. O que se assiste a maioria das vezes é às pessoas desanimarem e desinteressarem-se do seu jardim passados poucos meses de o terem decorado. Uma das principais razões édeve ser atribuído às revistas e profissionais que oferecem soluções muito bonitas, caras e que implicam muito trabalho quer de manutenção, quer de montagem ou desmontagem.

Que tal descobrir algumas ideias e soluções práticas, bonitas e baratas para deixar o seu jardim mais agradável? Sim, é possível, basta um pouco de paciência e criatividade!

Crie diferentes zonas

HAPPY HOME 2014: Jardins mediterrânicos por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

Há uma série de coisas que durante o verão passamos a fazer nos nossos jardins, como descansar, ler um bom livro, brincar com as crianças, fazer refeições ao ar livre, ou inclusivamente confecioná-las no próprio jardim… Temos é de o ter preparado para isso para podermos usufruir ao máximo deste espaço tão precioso das nossas casas.

Arranjos decorativos

Claro que quando se fala em jardim pensamos logo em plantas e de facto estas são um elemento decorativo que não pode faltar! Dependendo da área disponível no jardim as plantas e flores devem ser distribuídas de forma equilibrada e harmoniosa. Em vasos, canteiros ou em zonas relvadas as possibilidades são imensas e é interessante tirar partido das cores e das formas da vegetação para criar pontos de interesse e de dinamismo na decoração do jardim. Podemos, por outro lado, apostar em algo mais subtil e contido, ou usar plantas e arbustos apenas como protecção ao redor de um muro ou uma cerca para garantirmos de uma forma mais agradável a privacidade que desejamos para melhor usufruir do nosso jardim.

O importante será sempre adequar as espécies que queremos plantar ao local em questão, para evitarmos surpresas desagradáveis e gastos desnecessários.

Decoração de jardim com pedras

As pedras são elementos decorativos clássicos na decoração de jardins. Baratas e disponíveis em qualquer loja especializada em produtos de jardinagem e decoração de espaços exteriores, são um elemento que pode acrescentar aquele detalhe de requinte e modernidade. Podem igualmente ser trabalhadas de diferentes maneiras, tirando partido das diferentes formas, tamanhos e cores existentes. As mais utilizadas em decoração de jardins são talvez a brita, o godo e a ardósia, sendo utilizadas sobretudo em canteiros, corredores de passagem e a complementar arranjos decorativos.

Zonas de sombreamento

Turismo rural Casas da Vereda: Jardins rústicos por Mayer & Selders Arquitectura
Mayer & Selders Arquitectura

Turismo rural Casas da Vereda

Mayer & Selders Arquitectura

Criar zonas de sombreamento no seu jardim pode revelar-se algo absolutamente essencial. Em espaços com muita exposição solar, um pequeno recanto na sombra pode revelar-se um verdadeiro oásis. Dependendo das características de cada jardim e sua envolvente, a tão desejada sombra pode ser conseguida de diversas formas, umas mais fáceis e amovíveis como guarda-sois e toldos, outras mais “permanentes” como as pérgolas decoradas com plantas trepadeiras ou tecidos e os alpendres.

Mobiliário de jardim

Reabilitação de Prédio  Rústico em Carcavelos: Jardins rústicos por adoroaminhacasa
adoroaminhacasa

Reabilitação de Prédio Rústico em Carcavelos

adoroaminhacasa

Ora aqui está um tópico que daria pano para mangas! Mais uma vez as possibilidades são imensas se houver espaço para isso. E saiba que umas mesas e cadeiras com almofadas já dão um ótimo resultado, especialmente se cores e materiais estiverem conjugados devidadamente com o local e a decoração geral do espaço.

Mas atenção! Um erro bastante comum na escolha do mobiliário de jardim, é não adequar devidamente a escala ou o tamanho do mobiliário ao espaço disponível. Isto resulta invariavelmente em espaços muito atravancados e como consequência, nada funcionais. Igualmente importante, e dependendo da localização e do clima do seu jardim, é preciso ter em conta a durabilidade do material do mobiliário para assim evitar estragos e desgaste necessário do mesmo. O mobiliário vai ficar exposto todo o ano aos agentes climatéricos? Tem local previsto para arrumar esse mobiliário durante os meses em que não usufrui do seu jardim? Estas são algumas das perguntas que deve ter em conta antes de escolher o deu mobiliário de jardim.

Outra possibilidade que está na ordem do dia e que pode trazer bastante carácter ao seu jardim é apostar na reciclagem de mobiliário antigo ou na criação de novo mobiliário através da reciclagem de materiais e objectos que já não use.

Iluminação de jardim

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

A qualidade da luz artificial no seu jardim pode dar outra vida ao espaço e dar-lhe a oportunidade de usufruir dele quer de dia quer de noite. Assim, além da funcionalidade inerente, a iluminação de jardim pode ajudar a dar ambiente e atmosfera ao seuespaço exterior.

Há várias maneiras de dispor a iluminação em espaços de jardim, mas as mais recorrentes são as luminárias murais, as de pavimento e os pilares balizadores. Para realçar determinado arranjo decorativo ou floreira contínua, para assinalar um percurso ou simplesmente para iluminar uma zona de estar específica do seu jardim as possibilidades são imensas e tem uma panóplia de estilos por onde escolher.

Conjugação de diferentes pavimentos

Uma boa dica para demarcar de forma original os diferentes espaços do seu jardim é conjugar diferentes tipos de pavimento juntamente com zonas de relvado e canteiros. Este truque é muitas vezes utilizado por decoradores e arquitetos para diminuir a área ajardinada deste tipo de espaços, área essa que requer mais investimento em termos de manutenção e dedicação. Ao mesmo tempo permite explorar materiais, cores e texturas enriquecendo e dfiferenciando os espaços e conferindo-lhes diferentes ambientes e experiências.

As possibilidades são variadas, mas também aqui, na escolha de materiais de revestimento de pavimento, a harmonia do conjunto deve imperar sob pena do nosso jardim mais parecer um catálogo de soluções!

Os materiais mais utilizados nos revestimentos de espaços de jardim são as pedras naturais (em mosaico, lajetas ou mais orgânicas), os cerâmicos e os decks em madeira ou compósitos, havendo já igualmente soluções muito interessantes de deck cerâmico.

Decoração de jardim com vasos

Esta é de longe a solução mais utilizada e mais simples na decoração de jardins. Havendo vasos e floreiras, de várias formas, tamanhos, materiais e cores disponíveis, o difícil será não encontrar o que melhor se adapta à sua decoração. Escolha as plantas e flores adaptadas estéticamente ao vaso em questão para obter melhores resultados na decoração geral do seu jardim.

Jardim vertical

Tem pouco espaço mas ainda assim gostaria de aproveitá-lo ao máximo? Então a solução de jardim vertical é a ideal para si. Pode não ter espaço horizontal disponível em sua casa para fazer um belo jardim, mas uma parede, maior ou menor, arranja-se sempre! A nossa sugestão é que utilize paletes, ripas de madeira, vasos e floreiras decorativas a diferentes alturas fazendo uma composição dinâmica que dará outra vida ao seu espaço exterior.

O Elemento água

Os lagos artificiais são formas de trazer o elemento água para a decoração de jardim. Muito usados em Jadins zen ou de inspiração oriental, os lagos são muito importantes segundo os princípios do Feng Shui, mas infelizmente nem todos os jardins têm capacidade para ter um. Além de estéticamente enriquecerem o espaço, trazem até nós frescura e sensação de relaxamento.

Tem jardim? Ficam aqui algumas dicas para a decoração do seu espaço exterior.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!