Estilo contemporâneo e móveis herdados: uma dobradinha original

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Clorofilia 2015, Clorofilia Clorofilia Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Nada fica mais bonito que a combinação de peças contemporâneas com móveis herdados. Depois de uma bela restauração, esses móveis recebidos de família e amigos podem fazer uma composição especial e única com as peças que você mesmo adquiriu para a decoração da sua casa. 

Antes de mais nada, dê uma observada bem minuciosa no que tem em mãos e decida o que pode compor com o quê.Mande fazer ou faça você mesmo os reparos necessários, pinte, use pátina – enfim, coloque a imaginação para funcionar. Abuse de cores fortes, mas procure manter o equilíbrio certo para que a casa não vire um festival.

Outra medida importante é dar nova proposta a móveis de madeira, tornando-os atraentes e diferentes. Não se esqueça também dos estofados, que devem ser trocados de modo a dar um ar mais moderno ao ambiente. E se utilize de arte antiga e histórica em espaços modernos, criando um contraste que chama a atenção dos visitantes.

Conheça nossas sugestões e não perca tempo: coloque as mãos à obra e tenha um espaço original e único, que vai chamar a atenção de todos.

Escolha uma peça única e especial

Você pode começar escolhendo uma peça única e especial, que se destaca no ambiente, como essa bela poltrona vermelha de linhas levemente curvas e muito espaçosa. Por isso mesmo, ela pode compor lindamente um canto de leitura na sua sala de estar. No projeto de Yara Mendes Arquitetura e Decoração, a poltrona faz par com um tapete redondo verde com desenhos modernos e com uma luminária de piso com cúpula branca. As cortinas brancas e o piso claro ao mesmo tempo destacam as peças e suavizam o conjunto da sala, que conta ainda com uma peça em madeira rústica, contrastando com o resto da sala. O efeito é perfeito, equilibrado e vibrante na medida certa.

Pinte o mobiliário herdado

Muitas peças herdadas da família são realmente antigas e precisam de uma boa restauração. Uma maneira de fazê-las se harmonizar com o resto da decoração mais contemporânea é pintá-las em uma cor viva, como o buffet amarelo da sala de estar acima. Único elemento de cor na decoração, o buffet atrai todos os olhares e quebra a monotonia dos tons neutros. Suas formas clássicas também chamam a atenção e dão uma ambientação diferente à sala. O espelho atrás do móvel ajuda a ampliar o espaço e duplica as formas do buffet pintado em uma cor vibrante.

Encontre o equilíbrio certo

O importante é lembrar que é preciso encontrar o equilíbrio certo entre peças herdadas e contemporâneas. Se você tiver móveis em estilo clássico, por exemplo, suficientes para decorar toda uma sala de estar ou jantar e tiver mesmo este objetivo, então tudo bem, vá em frente. Mas o ideal é limitar os móveis herdados a um ou dois, no máximo três por ambiente. O objetivo é ressaltar o contraste do antigo ou vintage com o moderno ou contemporâneo, conferindo personalidade ao espaço. Na sala de estar acima, as poltronas de couro fazem um lindo contraste com os sofás e canapés brancos em estilo contemporâneo e se harmonizam também com as cadeiras de estrutura em madeira e encosto em palhinha. Assim, com uma paleta de tons neutros, a sala tem leveza e solidez em quantidades exatas.

Dê nova proposta ao mobiliário de madeira

Sempre se pode inovar no uso das peças herdadas, em especial as de madeira. Nesta sala de estar, a mesa de centro é composta por três aparadores de madeira maciça, que se encaixam uns sob os outros. O resultado é original e diferente, trazendo um pouco de assimetria a um ambiente em que o seu contrário, a simetria, aparece no quadro centralizado, nas almofadas do sofá, nos abajures das mesas de canto. Procure criar novas funções para os seus móveis de madeira, que podem ser apresentados em tom cru ou ser pintados nas mais variadas cores. Você vai ver que o resultado valerá a pena.

Considere trocar os antigos estofados

Cadeiras, poltronas e sofás podem ganhar nova vida se você mandar trocar os velhos estofados. Você pode usar acetinados, brocados, adamascados e tecidos com brilhos nos estofados com capitonê, conferindo a eles uma elegância que pode cair feito uma luva na sua casa. Ou então ousar para um ambiente mais moderno e utilizar tecidos encorpadas em cores vibrantes, como vermelho, laranja e amarelo, ou ainda verdes, azuis e lilás para dar um ar mais delicado e romântico ao espaço. Complemente o ambiente com lustres e abajures modernos, além de tapetes cheios de bossa. Mesas de vidro também vão muito bem com peças herdadas reformadas em estilo mais contemporâneo. 

Use arte antiga e histórica em um ambiente moderno

Clorofilia 2015, Clorofilia Clorofilia Salas de estar modernas

Você pode nunca ter imaginado, mas obras de arte antiga ou histórica podem criar um clima diferente na sua sala moderníssima. Uma parede inteira de quadros e litogravuras modernistas ou ainda mais antigas pode ter um efeito encantador na sua sala de estar, marcada por cores vibrantes e tons neutros, como o exemplo acima. Os visitantes vão ficar intrigados com as peças de arte antiga e iniciar uma animada e rica conversação. Também valem documentos e mapas antigos, que remetem a outras épocas da história. Mas casa você não tenha acesso a esse tipo de arte, comece uma pequena coleção de litogravuras de novos artistas, especialmente os brasileiros e regionais. Também é uma forma original de decorar a sala reunindo toques populares e contemporâneos. Para outras dicas sobre móveis reciclados, leia este artigo.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista