Moradia unifamiliar em Vilamoura

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Habitações unifamiliares modernas na natureza, Corpo Atelier Corpo Atelier Piscinas modernas
Loading admin actions …

Tal como o nome indica, CORPO Atelier é um gabinete de arquitectura e arte focado na exploração e expansão da anatomia arquitectónica e o projecto cujas imagens iremos de seguida observar é a prova disso mesmo.

O atelier foi fundado em 2014 pelo arquitecto Filipe Paixão e desde então que tem vindo a operar em várias áreas da arquitectura contemporânea tendo-se especializado na criação de projectos únicos cuja relação com a paisagem é um dos pontos abordados com muita sensibilidade.

O projecto que hoje lhe trazemos implantou-se num lote vazio, as possibilidade eram infinitas e dada a incerteza relativa a futuras construções, a casa tornou-se num objecto introvertido que se centra em si próprio e nos seus respectivos espaços interiores.

Volumetria

Começamos pela fachada frontal que se orienta para a rua principal. Uma das particularidades deste edifício é precisamente a sua volumetria onde duas paredes brancas anulam quase por completo o contacto com as fracções vizinhas. O objectivo é o de criar um espaço interior privativo e introspectivo.

A luz natural ajuda a definir as formas e à medida que esta vai mudando, a configuração volumétrica também se altera consoante a luz e as sombras projectadas na fachada.

Luz / Sombra

Entre os dois grande muros brancos surge uma paisagem deslumbrante e arquitectónica que teremos o prazer de observar nas imagens seguintes. As formas compõem-se entre si gerando uma volumetria dinâmica e muito especial. 

O resultado é uma composição estética muito especial onde volumes, luz e sombra e inclusivamente os vãos, contribuem para a criação desta obra arquitectónica. 

Cozinha

No interior o espaço é tão especial como pelo exterior. Todos os lugares e detalhes foram cuidadosamente pensados de forma a obter um resultado final uniforme e uma composição arquitectónica especial.

cozinha é então composta por um grande módulo que acompanha o desenho da planta e cobre assim todas as paredes laterais desta divisão, libertando assim todo o espaço central.

Do interior para o exterior

Esta é uma divisão social bastante ampla e com uma materialidade que também contribui para a expansão visual do lugar, como é o caso do pavimento em pedra polida que reflete o brilho e luz do espaço.

Os enquadramentos visuais são também parte fundamental integrante do projecto arquitectónico e neste sentido esta fantástica perspectiva fotográfica enquadra um momento único onde a piscina se encontra e se abre para a paisagem.

Lá fora

Vemos agora uma perspectiva na direcção completamente oposta que nos mostra o conjunto arquitectónico completo com a piscina e a construção. Ambas coexistem em perfeita harmonia configurando assim um lugar verdadeiramente especial.

Ao mesmo tempo é possível vermos como as próprias formas volumétricas do edifício permitem a conformação de vários tipos de espaços 

Enquadrar a paisagem

A piscina emerge das paredes oferecendo a possibilidade de exposição voluntária. Aqui, a paisagem abre-se perante os nossos olhos num enquadramento perfeitamente estruturado e planeado. 

Este é sem dúvida um dos espaços mais especiais desta habitação contemporânea que ao fechar-se sobre si própria, cria uma atmosfera interior muito particular, abrindo-se depois apenas em pontos estrategicamente delineados.

Já conhece a nossa loja? Veja aqui todos os nossos produtos.

O que achou deste maravilhoso projecto?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista