Ideias amigáveis para ter gatos em casa

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Este é um artigo escrito a pensar naqueles que são amigos dos animais, em especial dos gatinhos. Se tiver um gato ou mais, este artigo é para si e não pode mesmo deixar de o ler! Da mesma forma que nós, seres humanos, sentimos frio no Inverno e temos a necessidade de tornar a nossa casa – principalmente o quarto – mais acolhedora e quentinha, os animais também o sente, nomeadamente os gatos. Ao longo do ano eles querem conforto, ainda por cima visto que, na sua maioria, se tratam são animais totalmente caseiros, mas eles querem ainda mais conforto durante o Inverno.

É importante habituar o gatinho desde bebé a ter os seus espaços e criar um ambiente tranquilo, silencioso, limpo e seco, mas não muito isolado. Para além de dever deixar as janelas fechadas, evitar produtos tóxicos e muitos fios eléctrico, muitas vezes, são coisas simples como uma casinha/caminha quentinha e acolhedora ou uns brinquedos que fazem toda a diferença para tornar o seu quarto adequado a ter um ou mais gatinhos a habitá-lo também.

Por isso, ao longo deste artigo vamos dar-lhe seis sugestões fáceis, simples, económicas e eficazes, que melhorarão significativamente a vida do seu animal de estimação. Continue a ler, inspire-se e ponha em prática pelo menos uma das ideias… Não se arrependerá!

Uma pequena casinha confortável

Em primeiro lugar, falamos-lhe da casinha. Dentro da sua casa, tem de ter uma casinha de tamanho adequado ao seu gato. Não é uma casa com divisões, nada disso… O que se pretende é exatamente o contrário: uma casinha pequenina, uma cama com tecto, recolhida. Tal como vê na fotografia, não é nada de muito grande. Os gatinhos gostam de estar aconchegadinhos e para isso a casa que escolher tem de ter um tamanho reduzido. Esta é especialmente engraçada e divertida, por ter um padrão em tons verdes e amarelos, com folhas de palmeiras, em forma de tenda. Uma casinha muito moderna e ideal para enquadrar numa decoração moderna e clean com elementos naturais como plantas. O seu gatinho irá adorar de certeza e está muito mais confortável no seu quarto, não invejando a sua cama!

Companhia

Quarto de crianças  por AIRBLANC

De seguida, vamos falar-lhe deste tópico, que pode parecer dispensável, mas é talvez o mais importante. Toda a gente pensa “o gato é independente”, “o gato é autónomo”, “um gato não é como um cão, não precisa de companhia”… Nem tudo isto é verdade. É verdade que os gatos são independentes e autónomos, fazem as necessidades no sítio certo, muitos “tomam banho sozinhos” e fazem a sua higiene… Mas isso não faz com que eles não gostem da atenção dos donos. Não pense que por ser um gato o deve deixar o dia todo sozinho em casa ou muitos dias seguidos. Eles também gostam de brincar, de festinhas… gostam de nós! Por isso, mesmo que estejam muito ocupado com trabalho ou estudos, mesmo que pareça que não tem tempo para nada, não se esqueça de fazer companhia ao seu animal de estimação ou pelo menos certificar-se que ele tem companhia bastantes vezes por dia. Se tiver filhos, note que os animais adoram crianças e vice-versa. Habitue os seus filhos desde pequeninos a lidar com os seus gatinhos, pois serão uma das melhores companhias um para o outro e, se forem habituados desde novos, saberão muito melhor como lidar mutuamente, de forma tranquila.

Zona para escalar

Casa  por stylecats®

Os gatos adoram trepar e escalar móveis e cómodas e tudo! Eles por si só são muito cuidadosos e raramente estragam alguma coisa, mas nada com evitar situações menos desejáveis. A forma de evitar essas situações é arranjar um “móvel” apropriado para eles escalarem à vontade. Como um prédio com andares, sugerimos o que pode ver na fotografia. A face do lado direito serve também como arranhador. Esta peça, tal como as restantes da empresa STYLECATS, onde encontra brinquedos e camas para o seu gato, tem um design moderno e com linhas direitas, que se enquadra perfeitamente em vários tipos de decoração, parecendo um elemento decorativo por si só.

Zona para brincar

Casa  por stylecats®
stylecats®

Katzenspielzeug Fang den Fisch

stylecats®

Para além do “móvel” para escalar, o seu gatinho deve ter uma zona para brincar ou vários brinquedos espalhados no quarto. Os gatos adoram pauzinhos com objectos pendurados e arranhadores, para arranharem as unhas, em vez de estragarem sofás, por exemplo. O brinquedo que sugerimos na fotografia é um dos muitos fáceis de recriar em casa. É bastante fácil fazer em casa brinquedos para gatos, autênticos DIY, em vez de gastar dinheiro a comprar brinquedos, quando eles irão gostar igualmente ou mais até dos que vocês fizer. Procure na internet ideias, que vai encontrar muitas! Vai sentir-se bem por saber que foi você próprio a fazer os brinquedos do seu amigo. E ele vai ficar muito feliz também e dar-lhes imenso uso!

Porta pequena para o seu gato

Casa  por stylecats®
stylecats®

stylecats Futternapfbar – eckig weiß

stylecats®

Muito importante também, mas talvez a sugestão mais difícil de concretizar (ainda que não seja assim tão difícil), é criar uma pequenina porta, recortada na porta do seu quarto, para que o gato possa entrar e sair quando quiser, sem ter de deixar a porta sempre aberta. Nesta fotografia, se reparar bem pode ver que existe uma dessas pequenas portas. É uma porta sem puxador ou trinco, que basta ter duas dobradiças e é só empurrar, de um lado ou de outro, que abre (do género das portas para as cozinhas dos restaurantes). Se tivesse possibilidade, trate de arranjar uma porta assim!

Deixe a porta aberta ou entreaberta

Para terminar, apresentamos uma solução facílima para aqueles que não conseguirem concretizar a sugestão anterior. A nossa dica super fácil é simplesmente deixar a porta sempre aberta ou entreaberta! Mais fácil não poderia haver… Deste modo, o seu gatinho pode circular à vontade, sem impedimentos!

Qual destas dicas lhe pareceu mais útil? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!