Máquina do tempo: Como ter uma sala clássica em 2016

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Se está a pensar em mudar a decoração da sua sala em 2016, hoje vamos falar-lhe de uma das hipóteses de estilo que pode escolher para redecorar a sua sala. Não é por estarmos em 2016 que a sua sala tem de ser decorada com um estilo muito moderno, minimalista e clean. Esta é apenas uma de várias hipóteses. Hoje vamos falar-lhe de um estilo mais clássico, como se tivéssemos numa máquina do tempo que recua umas décadas atrás.

Vamos dar-lhe seis sugestões para que consiga ter uma sala clássica mas adequada à época em que estamos. Seis imagens, nas quais deve reparar em todos os pormenores, porque todos contam! Desde os sofás, às paredes, aos tapetes e candeeiros. Cada elemento faz a diferença. Salas clássicas que, ao mesmo tempo, são modernas. Continue a ler este artigo e inspire-se com a homify!

O cristal traz elegância

Salas de estar clássicas por Will Eckersley
Will Eckersley

Cheyne Gardens

Will Eckersley

Outro elemento que traz muita elegância a uma divisão é o cristal, principalmente presente nos candeeiros de tecto. Neste projecto do atelier Willeckersley, temos uma sala clássica com um toque moderno também. O candeeiro de cristal é uma das personagens principais desta sala. Para além do candeeiro, todo o tecto é muito especial, também por estar “emoldurado” com ornamentos. A combinar com o candeeiro temos todos os apontamentos dourados, presentes das molduras dos quadros e na mesa de apoio, bem como nas almofadas e detalhes do móvel clássico e antigo presente do lado esquerdo. É interessante a forma como tantos tons funcionam em conjunto, por serem todos clarinhos – bege, cor-de-rosa, branco, azul – mais dourado e o móvel em madeira escura envernizada.

Aproveitar ao máximo a mobília antiga

Em primeiro lugar, não há nada que torne a sua sala mais clássica do que mobiliário antigo. E quando falamos em mobiliário antigo, não estamos a dizer que tem de ter mobília a cair de podre em sua casa. Nem pensar! A nossa sugestão é que restaure móveis antigos que possa ter ou arranjar móveis que estejam em boas condições e sejam clássicos também. Na fotografia que lhe damos como exemplo, principalmente os sofás e mesa de apoio ao centro, são claramente móveis com estilo clássico e antiquado, que se adequam perfeitamente a 2016. São móveis cujo estilo surgiu há décadas, mas que são intemporais. Se tiver um conjunto assim, está mais do que meio caminho andado!

A beleza de um sofá clássico

Neste tópico falamos-lhe da importância de um sofá clássico. Um sofá clássico confere uma beleza extraordinária à sua sala. Existem os clássicos de couro, que são muitas vezes escorregadios e nem nos conseguimos aguentar sentados neles durante muito tempo. Por isso mesmo, recomendamos um sofá de modelo idêntico, mas de outro material, como o veludo, tal como se vê na fotografia. Um sofá de veludo castanho que não só dá um toque abrilhantado à divisão como lhe confere sofisticação e requinte. Este tom castanho conjugado com dourados é também uma das características do estilo clássico.

Reflexos e espelhos

Os espelhos são também um elemento de decoração fantástico e que se enquadra a 100% numa sala clássica. Neste projecto bem português no atelier Stoc Casa Interiores, vemos seis espelhos com uma forma meio de flor, posicionados lado a lado numa parede. Neste caso não têm como principal objectivo fazer com que o espaço pareça maior. Pelo contrário, são mais decorativos do que funcionais, funcionando quase como molduras ou quadros afixados numa parede. Um ponto a referir, também muito característico das decorações clássicas, são as paredes com molduras gigantes e rodapés realçados. Um toque clássico-moderno fantástico e aplicável a qualquer divisão!

Texturas e tecidos

Passamos então às texturas e tecidos. Uma sala clássica deve ter vários tecidos e texturas. Desde veludos, a alcatifas, seda… Há vários tipos de tecido que se podem enquadrar numa decoração clássica e podem não só ser adequados em termos estéticos, como também podem conferir muito conforto à divisão. A alcatifa, por exemplo, fica esteticamente muito bonita e, por outro lado, é uma fonte de conforto fantástica, visto que mesmo estando descalços, estamos desconfortáveis a pisar o chão e não sentimos frio. É um piso adequado a bebés também, desde que seja feita manutenção e limpeza regularmente. No projecto da fotografia, do atelier Fragmentos Mínimos LDA, não temos uma alcatifa mas sim um fantástico tapete com flores, que é o centro das atenções desta sala. Temos um sofá de um tecido meio aveludado e macio, acompanhado de almofadas do mesmo material mas roxas e verdes. Do lado esquerdo temos um sofá de couro escuro e no meio uma mesa de apoio de vidro. É notável a diversidade de materiais presentes nesta sala, conjugados harmoniosamente.

Padrões, ornamentos e floreados

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015: Sala de estar  por Pedroso&Osório
Pedroso&Osório

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015

Pedroso&Osório

Para terminar, e já um pouco na sequência do projecto anterior, falamos-lhe de padrões, ornamentos e floreados, característicos das salas clássicas. Já no século XVIII, na época de Napoleão, por exemplo, não existia uma sala ou um quarto sem um papel de parede elaborado, com ornamentos ou floreados. Tais salas podem ver-se no Palácio de Versailles, em Paris, por exemplo. No entanto, estas salas são parcialmente possíveis de recriar na sua sala, mas de forma mais actual e contemporânea. Temos como exemplo o projecto na fotografia, do atelier PEDROSO&OSÓRIO, em que o papel de parede é verde com flores lilases e resulta na perfeição, assim como toda a decoração. O papel de parede surge apenas a partir de uma parte da parede, tal como se vê nas salas clássicas, em que a zona inferior da parede é uma espécie de “rodapé gigante” de madeira. O conjunto funciona muito bem, devido à interligação das cores – maioritariamente tons verdes e acinzentados – e pelos materiais escolhidos.

Qual destas dicas mais gostou? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!