Apê pequeno também pode ser hiper aconchegante

Julia Maretto Julia Maretto
Apartamento LD, Duda Senna Arquitetura e Decoração Duda Senna Arquitetura e Decoração Salas de estar ecléticas
Loading admin actions …

O apartamento que vamos conhecer hoje é inspirador para que tem um apartamento pequeno e não sabe qual a melhor maneira de aproveitar bem o espaço. Como guardar todas as coisas, ter um armário, uma cama e uma escrivaninha em um quarto pequeno e, ainda assim, ficar bonito e aconchegante? 

Esse projeto de decoração ficou com um visual super moderno e confortável. Todo o espaço da casa foi muito bem aproveitado pela arquiteta Duda Senna Arquitetura & Decoração. Os cômodos desse apartamento são um pouco mais delimitados e não têm a vantagem de ser muito grandes. A solução foi acabar com as divisórias e apostar em objetos de decoração inovadores e em uma marcenaria caprichada, como vemos na TV giratória ou nos guarda-roupas dos quartos. Confira! E não perca a sensacional estante vaso que ocupa a sala e o espaço gourmet. Sim, até um espaço gourmet coube no projeto do apartamento!

Balcão na cozinha

homify Cozinhas ecléticas

Como já podemos ver nessa primeira foto, A cozinha era bem pequena, logo ao lado da entrada do apartamento. Em seguida vinha a sala. A arquiteta criou então um ambiente integrado da cozinha com a sala de estar, setorizado pelo piso diferente da cozinha e pelos volumes da parede e das estantes e balcão. No teto, a iluminação também ajuda a delimitar bem os espaços. O branco traz mais luz para a decoração, junto com as madeiras mais claras e cores dos objetos de decoração, como a geladeira amarela e o banco azul. O espelho na parede esquerda ajuda a ampliar a sensação de espaço. 

TV giratória

Aqui vemos uma boa solução de iluminação para ambientes sem janelas. Como a cozinha e a sala de estar estão logo na entrada do apartamento, não tinha janela nem entrada de luz natural. Por isso a arquiteta optou em retirar as portas de acesso a esses cômodos. Essas portas agora servem de moldura e acesso ao ambiente gourmet criado na varanda, como já descobriremos. A TV giratória no meio da estante da cozinha é muito legal: dá dinamicidade e praticidade. Fora que é inusitado e chama a atenção! A madeira da bancada sobe e vira parte da estante e faz uma bela integração de elementos. 

Varanda gourmet

A arquiteta Duda Senna é adepta das varandas gourmet quando os moradores gostam de receber amigos em casa com frequência. Há gente que imagine que esse tipo de varanda ou cozinha seja muito caro, mas se você gosta de ter um espaço de lazer, festas e churrasco em casa, vale super a pena. Essa varanda gourmet ficou super descontraída, com cadeiras de diversas cores e estilos diferentes. Os moradores podem até cuidar do próprio jardim, com um espaço incrível para várias plantas. Decoração super leve e maravilhosa! 

Estante de plantas

Dessa perspectiva podemos ver a sala ao fundo. A integração de espaços continua. A sala é separada da varanda gourmet somente por uma porta de vidro que, na verdade, pode até permanecer sempre aberta! Mais legal! A não ser que em um final de semana haja um churrasco no espaço gourmet, melhor fechar para evitar que o cheiro e a fumaça vá para dentro da sala e dos quartos. 

Detalhe das plantas

Nessa foto, a estante de plantas em detalhe. Ficou muito bonito. E o fato de estar da estante estar no canto da parede também foi uma ideia genial. Assim, dá pra decorar dois ambientes com um objeto só!

Área externa dentro da varanda

A setorização desse apartamento ficou muito boa!! Essas ideias de delimitação de espaço, na verdade, geram espaço. E geram uma boa circulação na casa. Circulação de luz, pessoas e ventilação. Essa parede texturizada de pedras deu um ar fresco à decoração, fazendo a gente se sentir em um quintal de verdade e não em um apartamento apertado. A decoração com vasinhos também é uma boa pois é barata e iluminou ainda mais o corredor. Atrás, esconde-se a área de serviço, como já veremos na próxima foto. 

Área de serviço

área de serviço é prática e básica. A graça está no azulejo hidráulico, o mesmo utilizado da área gourmet da varanda. Aqui, também observamos o gosto da proprietária por flores. Uma boa ideia, já que os vasinhos dão um pouco de organicidade a um ambiente que seria muito funcional sem uma decoração interessante. Além disso, a área de serviço costuma ter bastante luz, para poder secar as roupas, oque as plantas também adoram. 

Quarto principal

No quarto principal, a paleta de cores escolhida como base é neutra. Nem por isso sem graça. A inovação também entra com objetos de decoração, como a luminária com vários spots que pende sobre o criado-mudo ao lado da cama. 

Marcenaria criativa

A marcenaria do apartamento é muito bem pensada. E moderna! Aqui, o closet dá espaço para a escrivaninha e as estantes do escritório. Os próprios armários funcionam como divisão de ambientes e abrem lugar para guardar tudo o que precisamos. Note que na mesa também tem compartimentos que se abrem, com ainda mais espaço para objetos do dia-a-dia. 

Escrivaninha escondida

Se você gostou da solução de marcenaria do closet do quarto principal, também vai gostar dessa. A mesa, ou melhor, a escrivaninha pode ser fechada dentro do guarda-roupa. Isso porque o espaço útil desse quarto era bem pequeno. Assim, todos os cantos podem ser bem utilizados, inclusive o espaço que fica dentro do armário embutido, bem embaixo da mesa da escrivaninha. 

Banheiro

O apartamento tem, na verdade, mais de um banheiro. Mas, esse foi o nosso preferido. A parede do box da ducha com azulejos retangulares em tons de azul ficou muito arrojada. E, para combinar, a arquiteta adicionou uma estante, também no espírito ton-sur-ton logo abaixo da pia. Esse tipo de estante fixada na parede é um item indispensável em banheiros.  

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista