Uma cozinha recriada com a essência de uma época

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Uma cozinha recriada com a essência de uma época

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Loading admin actions …

Filipa Feu e Mafalda Neuville são as arquitectas por trás da marca Oficina Preconceito. Com a sua loja e atelier em zona privilegiada da capital, é lá que ideias e projectos nascem com o intuito de melhorar interiores com a sua criatividade e memórias passadas. 

Disponibilizam a sua sabedoria a um conjunto de produtos e serviços, focando-se em projectos de arquitectura, design e recuperação. Valorizam imenso a preservação e a emoções de objectos e espaços antigos cheios de memórias, e preferem reutiliza-los e integra-los num espaço novo, tendo em atenção o seu futuro e durabilidade.Distinguem-se portanto, pela sua personalidade vincada, criativa e empolgante a nível projectual.

O artigo de hoje, foca-se apenas numa remodelação de cozinha de época, cujo mobiliário e ambiente foi proposto rever. Preservar um dos módulos existentes na cozinha, originou todo o conceito e valorizou o lado histórico e pessoal.

Antes: o aspecto desactualizado

  por homify,
homify

Antes da obra | Aspecto original

homify

O estado da cozinha apresentava-se como se vê na imagem. Um estilo tradicional, em que elementos como materiais, planeamento e electrodomésticos faziam adivinhar a idade da mesma. Necessitava de uma reforma e de um aspecto mais moderno e contemporâneo, mas claro está, sem esquecer as origens e a sua história.

As portas dos armários eram na realidade a peça mais marcante do espaço, portanto foi o que foi mantido e apenas restaurado.

Antes: desmontar para voltar a criar

  por homify,
homify

Antes da obra | Aspecto original

homify

Por apelarem à preservação e à emoção retida em objectos e espaços, também nesta cozinha, percepcionaram o que mais valor tinha e mantiveram.

Assim sendo, os módulos de armários foram retirados com cuidado e restaurados, depois colocados no mesmo sitio e misturados com o restante espaço de visão mais actual e moderna.

Depois: fresca e de look vintage

Cozinhas  por homify,
homify

Remodelação de cozinha com recuperação de mobiliário existente.

homify

Depois do serviço prestado pela Oficina Preconceito, a solução final ficou como era imaginada. Os móveis clássicos aparecem no espaço com todo o seu esplendor e se inicialmente se tinha duvidas em relação à sua manutenção, essas duvidas dissipam-se agora!

A cor aplicada no friso de parede dá aquele toque divertido e inesperado, e tão bem que fica! A bancada em madeira e a zona de ilha em forma de L, contem o fogão e o exaustor em cubo suspenso no ar.

Depois: a inteligência aplicada aos pormenores

Cozinhas  por homify,
homify

Remodelação de cozinha com recuperação de mobiliário existente.

homify

Não sei se reparou, mas também alguns azulejos que se viam nesta parede de fundo foram mantidos e valorizados com uma moldura amarela esverdeada que os encaixou e lhes deu uma nova vida. Mais um objecto do passado que foi introduzido neste espaço de uso contemporâneo. 

Este toques vintage, não dão um ar antigo, mas sim valioso e especial ao ambiente. A torneira é elegante e moderna, contrastando com o lava loiça de forma mais tradicional.

Depois: a luz natural

Cozinhas  por homify,
homify

Remodelação de cozinha com recuperação de mobiliário existente.

homify

Ao fundo uma janela dá acesso a uma marquise e é lá onde as roupas são tratadas, separando totalmente as funções e aproveitando o máximo de espaço no interior. As portas de correr ocupam menos espaço e são uma opção mais funcional e prática. Através da janela, a luz natural invade os interiores e deixa esta cozinha bastante brilhante e luminosa. O pavimento foi mantido, mas para tornar o espaço mais confortável e colorido, foi colocado um tapete de trapos com estampado de riscas.

Depois: o lado moderno e contemporâneo

Cozinhas  por homify,
homify

Remodelação de cozinha com recuperação de mobiliário existente.

homify

Do lado oposto ao armário que foi mantido, apareceu como que por magia, um módulo baixo com gavetas. O seu tom cinza claro invoca o modernismo e a tendência presente nos dia de hoje. A sua moldura em madeira dá-lhe um ar mais confortável e mais próximo do estilo vintage do lado oposto. Na parede por cima deste, várias prateleiras foram colocadas para dispor de forma harmoniosa objectos decorativos e ainda objectos de uso único na cozinha. Ainda relativamente ao pavimento, numa zona foi acrescentado ao piso antigo, uma superfície cerâmica que imita cimento nivelado. 

Acreditando no espaço, a Oficina Preconceito desenvolveu um projecto de remodelação e conseguiu torná-lo num realidade palpável e cheia de magia.

Que achou desta remodelação cheia de carisma? Deixe-nos a sua opinião!
Casas  por Casas inHAUS,

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!