6 sugestões: casa sem paredes

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Se achava que a divisão da nossa apenas podia ser feita pelo uso de paredes, está enganado! A verdade é que existem diversas formas de o fazer que podem inclusivamente dar uma dinâmica à casa e potenciar em larga escala a decoração da mesma. Para diferentes tipos de espaços, diferentes soluções, no artigo que está prestes a ler vai descobrir algumas daquelas que consideramos ser ao mesmo tempo as mais úteis e que mais podem acrescentar à decoração da sua casa – já sabe que esta é sempre uma grande preocupação da nossa parte!
Não podemos deixar de referir que este artigo pode ser particularmente interessante para pessoas que vivam em open spaces, uma vez que a ilusão de compartimentos pode ser recriada, num espaço onde coexistem sala, quarto e cozinha é um ponto a favor poder ter a sensação – ainda que irreal, é certo – de que os espaços pertencem a uma determinada área.

Ainda que possa nunca lhe ter ocorrido dividir os espaços da sua casa, pode chegar ao fim deste artigo e perceber que determinada divisão pode ser rentabilizada, como é nosso costume temos algumas sugestões que o vão com certeza surpreender! Vamos a isso?

Ilhas de cozinha

Casa em S. Pedro do Estoril: Cozinhas modernas por Ricardo Moreno Arquitectos
Ricardo Moreno Arquitectos

Casa em S. Pedro do Estoril

Ricardo Moreno Arquitectos

Para a sua cozinha existe uma solução que está muito em voga nos dias que correm: as ilhas. Somos especialmente entusiastas desta opção, em primeiro lugar porque permite a quem cozinha socializar com as restantes pessoas e depois porque acaba por ser uma forma muito orgânica de dividir o espaço. É sem dúvida um apontamento de modernidade que traz muita funcionalidade a esta parte da casa. A divisão não é no sentido clássico de um lado temos uma coisa e do outro, outra mas acabamos por fazer com que a movimentação dentro deste espaço seja completamente diferente.

Use carpetes

Pensava que as carpetes eram meramente decorativas? Pois desengane-se, temos uma nova função para lhe apresentar no que a carpetes diz respeito. De uma forma muito natural as carpetes criam sempre uma área distinta e e precisamente por isto podem servir para dividir espaços. Por exemplo, imaginemos que tem uma sala grande na qual quer ter uma sala de estar e uma sala de jantar, nada mais simples! Opte por duas carpetes diferentes, uma pode por exemplo ser lisa e a outra estampada e faça uma divisão ao nível das áreas, será claramente notória a coexistência de dois espaços diferentes na mesma divisão.

A cor da parede

Papel de Parede Quarto: Parede e piso  por CreativeArq
CreativeArq

Papel de Parede Quarto

CreativeArq

As paredes são o objecto de divisão por excelência. Contudo podemos ser mais criativos e transformá-las numa divisão original e única, basta que para isso utilize uma cor diferente. Neste sentido há várias possibilidades: pode optar por pintar a parede ou pelo uso de papel de parede. No exemplo que lhe apresentamos pode ver uma parede falsa que claramente divide a área do quarto, onde o papel de parede é usado de forma a adornar a mesma. Consideramos este um exemplo original e cheio de bom gosto. Se tem uma quarto grande pode optar por uma solução deste género no sentido de separar a zona de dormir e a zona de arrumação.

Tipo de chão diferente

Coleção Cromática: Parede e piso  por Revigrés
Revigrés

Coleção Cromática

Revigrés

Das paredes passamos para o chão. A lógica acaba por ser muito semelhante à das carpetes, já que a divisão acontece de uma forma horizontal, ou mais menos, não fosse o exemplo que lhe apresentamos o de umas escadas coloridas. Talvez seja um exemplo demasiado extremo para utilizar numa casa comum, contudo a ideia de se usar tijoleira de diferentes cores agrada-nos bastante. Um simples friso pode fazer toda a diferença e resultar na perfeição. O único senão desta possibilidade é que se não for pensada com alguma antecedência – ou seja antes da casa estar finalizada – será mais complicado de implementar já que implicará algumas obras dentro de casa.

Sofás

Vista geral sobre a Sala do Tiago: Sala de estar  por Cássia Lignéa
Cássia Lignéa

Vista geral sobre a Sala do Tiago

Cássia Lignéa

Para a sua cozinha existe uma solução que está muito em voga nos dias que correm: as ilhas. Somos especialmente entusiastas desta opção, em primeiro lugar porque permite a quem cozinha socializar com as restantes pessoas e depois porque acaba por ser uma forma muito orgânica dividir o espaço. É sem dúvida um apontamento de modernidade que traz muita funcionalidade a esta parte da casa. A divisão não é no sentido clássico de um lado temos uma coisa e do outro, outra mas acabamos por fazer com a movimentação dentro deste espaço seja completamente diferente.

Biombos

FOGLIA: Casa  por Larforma
Larforma

FOGLIA

Larforma

Os biombos são uma peça decorativa que existe há já muito e que costuma ter mais propósitos decorativos do que funcionais, se bem que a sua função primordial seja a de separar dois espaços. O maior contra deste tipo de objecto é que na maior parte das vezes não é assim tão comprido que nos permita fazer uma divisão bem demarcada, contudo tem uma das maiores potencialidades relativamente a todas as outras que lhe fomos apresentando até então: cria uma dinâmica única do espaço e de alguma forma acaba por ser invulgar e por atrair a atenção de todos. Escolhemos um exemplo que nos agrada particularmente, cujo material – uma espécie de chapa dourada antiga – acaba por ser bastante nobre e vistoso. Existem inúmeras soluções para biombos, pode inclusivamente escolher um tecido que já esteja a usar noutra parte da divisão e adaptá-lo a esta peça, como de costume só precisa ter bom gosto! A sua casa pode agora ser uma lugar muito mais bem aproveitado, onde cada área terá o seu espaço certo, basta que para isso ponha em prática uma das anteriores soluções que lhe fomos propondo!

Gostou do nosso artigo?! Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!