10 maneiras para organizar a sua casa (e mantê-la assim!)

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Todos nós nos confrontamos diariamente com os problemas de manter uma casa sempre arrumada. A verdade é que parece que às vezes nem precisamos de fazer nada, porque duas horas depois de largas horas a organizar, quase como que por magia volta tudo ao mesmo! E se pensava que era o único, sossegue… Acontece o mesmo em todas as casas e por isso mesmo resolvemos dedicar este artigo a organização. Porque muitas vezes o mais difícil não é arrumar, mas sim manter arrumado, decidimos complicar algumas dicas preciosas que com certeza farão toda a diferença na hora em que se tiver de dedicar a esta tarefa.

Sem mais rodeios e porque queremos ver a casa arrumada, vamos a isso! Mais organização, para uma vida melhor!

Faça listas

Por aqui somos grandes fãs de listas. Uma lista serve sempre para orientar e facilitar a nossa vida. O exemplo mais simples e imediato do mundo: quando vai ao supermercado com e sem lista o tempo que perde não é totalmente diferente? Com certeza e a razão é simples, está focado naquilo que realmente precisa e fica com menos tempo para distracções. Adopte o mesmo método para os seus armários, cozinha ou sala de estar, mas desta vez faça a coisa por prioridades ou seja estabeleça uma espécie de mapa no qual define onde começa e onde acaba. Vá riscando da lista o que estiver feito  - para se sentir mais motivado – e quando der conta está tudo no sítio certo.

Prepare-se e acautele-se

A primeira coisa a ter em conta no que diz respeito a organização e arrumação vem muito antes destes dois conceitos. O que queremos com isto dizer é  que, se tem como grande objectivo, a sua casa ser super organizada, tem que pensar nisso a partir do momento em que começa a juntar coisas para as diferentes divisões. Como sabe, a chamada tralha é a maior inimiga da arrumação e ainda que encontremos as melhores maneiras de guardar tudo e mais alguma coisa, se acumularmos compulsivamente, não há grande coisa a fazer. Assim, pense em todas estas coisas quando fizer a limpeza decisiva e tente que lhe sirva de lição.

Venda o que não precisa

Quartos de criança modernos por MARIANGEL COGHLAN
MARIANGEL COGHLAN

Recámara infantil basada en Harry Potter

MARIANGEL COGHLAN

Cada vez mais começa a ser comum a venda online ou mesmo de garagem em Portugal. Quanto a nós, não nos poderia parecer melhor que se comece a enraizar esta prática. Em primeiro lugar porque existe dentro de uma espécie de lógica de reciclagem e depois porque também para a organização e decoração da nossa casa as vantagens são muitas. Se gosta de ir renovando a sua decoração com alguma regularidade esta é a melhor maneira de o fazer. Na compra e na venda, toda a gente fica a ganhar!

Recompense-se

Porque todos os esforços merecem ser compensados – e sim arrumar é sem sombra de dúvida um esforço grande – tome a liberdade de se oferecer algumas recompensas. Compre por exemplo aquele candeeiro que tem de baixo de olho ou mude as cortinas da sala. O mais importante é nunca perder o gosto pela sua casa e, ter sempre a preocupação de a ter não só organizada mas também bonita!

Encontre uma caixa para as coisas sentimentais

Há sempre aqueles objectos que por mais anos que tenham e por mais que não os usemos não nos conseguimos desfazer. O apego é uma característica do ser humano. Se lida com este problema cada vez que tem de desfazer-se de alguma coisa, temos uma sugestão que de alguma forma lhe facilitará um bocadinho esta tarefa. Encontre um espaço – que pode ser uma caixa ou simplesmente uma gaveta – onde possa guardar pertences sobre os quais tem um carinho especial. Mas também nisto tem de ter alguma regra, porque de outra forma vai apenas adiar um problema, já que um dia terá de dar rumo a todas essas coisas que considerou sentimentais.

Dê a tudo um lugar certo

Já lhe falamos em regras anteriormente e também lhe dissemos o porquê de serem tão importantes. Como sabemos que já aceitou, temos mais uma para si. Esta é umas mais difíceis de cumprir, contudo será provavelmente uma das mais determinantes e que mais organização no espaço e tempo dará à nossa casa, pois bem, ainda que às vezes não apeteça deve dar a tudo um lugar certo, mesmo que às vezes seja mais fácil deixar arrumado no primeiro sítio que aparece, obrigue-se a pôr as coisas de novo no mesmo sítio. Pode custar-lhe um bocadinho no início sim, mas quando se acostumar, vai agradecer-se – bem como os restantes membros da família, se os conseguir convencer a fazer o mesmo! – todos os dias.  

Utilize sistemas de arrumação

É muito importante que vá encontrando as formas que mais se adequam ao espaço da sua casa. É especialmente interessante olhar para o exemplo que apresentamos na foto, já que este é muito útil nomeadamente no que a economia de espaço diz respeito. Nos dias que correm já existem várias opções ao clássico armário e nem tudo tem de estar atrás de portas, se for uma pessoa criativa é bem possível que encontre nas formas de organização, formas de decoração. Seja criativo e reinvente!

Deite fora papeis

Escritório  por studio michael hilgers
studio michael hilgers

flatmate Sekretär

studio michael hilgers

Os papeis são dos piores inimigos de uma casa arrumada. Há qualquer coisa de quase místico relativamente a papeis já que parecem multiplicar-se ao desbarato! Guardamos um aqui, depois mais um, depois outro e quando damos por nós, perdemos o controlo da situação. Para que extinga de vez essa situação da sua vida, deite fora – dê talvez uma vista de olhos enquanto o faz! – todos os papeis que apanhar pela frente. Arranje uma pasta onde possa colocar aqueles documentos que são realmente importantes e esqueça talões e folhas que ainda poderão servir para rascunho! Menos é mais – no que a papeis diz respeito – é sem dúvida uma grande verdade.

Gostou do nosso artigo?! Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!