Como integrar os móveis antigos na nova decoração!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Quando pensamos em fazer uma remodelação, uma das primeiras questões com a qual nos deparamos é, o que fazer com o mobiliário antigo? Geralmente o primeiro impulso é o de substituir tudo, incluindo os móveis. Neste sentido, no artigo de hoje queremos mostrar-lhe como é possível incluir estes objectos antigos numa decoração moderna. 

As vantagens de reutilizar estes móveis são inúmeras! Desde as possibilidades de explorar novas cores, funções e configurações, até à possibilidade de guardar em sua casa peças únicas, lembranças de épocas passadas, com imenso valor emocional. Existem várias opções, desde o restauro até à atribuição de novas funções ao mobiliário antigo, o importante é usar a imaginação!

Se tem alguns móveis antigos e não tem a certeza de como os poderá reutilizar na sua decoração, confira  as nossas dicas com ideias para utilizar estes móveis, dando-lhes nova vida!

Para espaços únicos, peças únicas!

Salas de estar modernas por XUL Architecture
XUL Architecture

Abbots Gardens, N2

XUL Architecture

Uma dica que lhe damos é talvez a mais simples também. Mudar os móveis de posição! Ao organizar o espaço de uma forma diferente é possível criar um ambiente completamente novo, experimente e verá as diferenças na hora! Um móvel antigo de quarto poderá ser um belo aparador para a sala de estar! No limite observe este exemplo e veja como o móvel retro com extensão longitudinal, foi utilizado para efectuar uma divisão entre diferentes espaços. Outra vantagem? Não precisa de gastar um único cêntimo para mudar a configuração espacial da sua casa!

Reutilizar!

Salas de estar campestres por MoRo

Antes de tomar qualquer decisão, é importante olhar para os seus móveis e perceber as condições em que estes se encontram. É extremamente importante tentar perceber se os móveis são antigos ou velhos. Móveis antigos deverão estar em excelentes condições e prontos a ser utilizados de novo na sua decoração. Se reparar que, por algum motivo, o móvel está envelhecido, existem alguns procedimentos que poderá efectuar, de modo a atribuir uma nova vida ao seu móvel: lixar, pintar, e envernizar! O aspecto do móvel ficará como novo, depois é só usar a imaginação e pensar no local ideal para colocar o seu novo mobiliário! Para um look mais jovem e moderno atreva-se a usar cores vibrantes!

Atmosfera vintage!

Hall de entrada: Corredores e halls de entrada  por Traço Magenta - Design de Interiores

Móveis antigos transmitem-nos sempre lembranças, remetendo-nos para um passado distante e misterioso, se estes forem heranças familiares, maior será o sentimento de pertença e afinidade com o móvel. Tem uma avó costureira, porque não aproveitar as míticas máquinas Singer, para fazer uma peça única para a sua casa? O vintage está em voga, a memória persiste e personaliza, cada vez mais, os espaços que vemos e vivemos.

Nem tudo são móveis…

Nem tudo são móveis, por vezes existem acessórios que nos fascinam, como é o caso deste magnífico espelho dourado. Por vezes, são pequenas restaurações ou apenas limpezas que conferem a estas peças antigas um toque de novo, sofisticado e irreverente!

Muito além da memória que transmitem, existe outro factor relevante associado; a reutilização ecológica de móveis antigos, evita comprar algo totalmente novo, dando nova vida a objectos antigos, que de outra forma, iriam virar desperdício.

Uma casa de banho única!

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Casas de banho modernas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Voltamos a referir que a não existem limites para a imaginação, e neste sentido, mudar os móveis de lugar atribuindo-lhe novos usos é uma excelente opção para quem procura resultados únicos e distintos! Se tem um antigo armário no quarto, porque não colocá-lo naquele corredor largo, atribuindo um toque de classe a esse espaço? Ou aquela mesa antiga que estava no quarto sem uma utilização específica, e pode ser uma bancada de casa-de-banho única, como a do exemplo?

Um espaço de trabalho diferente!

Se acha que é extremamente difícil integrar mobiliários antigo na decoração moderna, aqui lhe mostramos um exemplo que prova precisamente o contrário! Um ambiente moderno, jovem e colorido, onde a peça principal é a mesa antiga, com uma pintura branca. Os móveis antigos distinguem-se pelo seu design único e tão característico! Por vezes receamos colocá-los na nossa casa por serem 'pesados' isto devida à cor escura da madeira utilizada antigamente. Pintar os móveis de branco é sempre uma excelente opção, pois o branco aplicado sobre estes, confere aquele ar antigo mas ainda assim, moderno e sobretudo, claro! Certamente irá iluminar a sua habitação!

Na sala de jantar

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de jantar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

E aquele conjunto de jantar clássico, feito a partir de madeira rara ou tropical, que desperdício não aproveitar! Pois é, se estiver neste dilema, temos a solução ideal para si! Optar por modernizar todo o espaço da divisão permitirá uma abordagem mais clean quando reutilizar os seus móveis antigos! Repare como a parede pintada de amarelo, as flores coloridas, e o branco, iluminam e preparam toda a divisão para receber uma peça única, de uma forma leve, subtil e distinta!

E até na cozinha!

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Cozinhas modernas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Lembra-se daquele louceiro da sua avó? Lindo de morrer, mas ocupava uma parede inteira? Pois é, e que tal utilizá-lo na sua cozinha dando-lhe um uso super prático e funcional, de guardar a sua loiça? É frequente vermos este tipo de móveis em salas, no entanto, veja como ao repensar a funcionalidade dos objectos, os resultados podem ser realmente fantásticos. Uma cozinha moderna, tradicional (com azulejo no pavimento), e icónica, com uma peça única que transforma este lugar! O que achou deste magnífico exemplo de um profissional português, Tiago Patrício Rodrigues, Arquitectura e Interiores?

Remodelação total!

Se o seu móvel antigo for tão especial, quanto o desta imagem, certamente será uma pena deixá-lo para trás! Repare como efectuando o simples exercício mental de retirar o móvel deste lugar, nos encontramos  perante um ambiente puramente moderno e industrial. Este é de facto um belo exemplo que nos mostra como as combinações mais inesperadas podem dar resultados fantásticos. Por isso já sabe, na hora de voltar a usar os seus móveis antigos, não hesite e sobretudo, arrisque!

Shabby Chic

As possibilidades alastram-se também para o quarto, aproveitando o mobiliário antigo de madeira, repintando-o integralmente de branco e criando uma atmosfera única. Com os acessórios certos, a atmosfera converter-se-à num local campestre e cheio de carisma. Temas floridos, padrões, espelhos e objectos antiquados combinaram muito bem com este estilo, originado em Inglaterra, cujo objectivo foi o de misturar peças antigas com cores neutras, incorporando toda uma ambiência elegante e romântica! As cores mais frequentemente utilizadas são o branco, o pérola, o azul claro,o bege, o rosa antigo e o verde água. Já conhecia este estilo de decoração, Shabby Chic? Descubra mais aqui!

O que achou destas dicas? Deixe-nos um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!