A decoração ideal para a sua sala de estar!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

A sala de estar, é talvez a divisão mais habitada da casa. Juntamente com o a cozinha, estas duas divisões formam a parte pública de qualquer habitação, os restantes espaços como os quartos e casas-de-banho, têm um carácter mais privado, e como tal, são frequentados por um menor número de pessoas. A sala de estar é onde passamos a maior parte do tempo, é lá que recebemos convidados, amigos, familiares e até desconhecidos! Como tal, existem várias questões que se colocam na hora de escolher a decoração adequada para a sua sala de estar. 

Os factores a ter em conta, são muitos, e com o objectivo de o auxiliar, aqui enumeramos alguns: Pavimento – escolha um pavimento que se adeque com a sua personalidade, ao mesmo tempo tenha em conta factores exteriores como a facilidade de limpeza, a cor e claro, o preço. Paredes – nas paredes as possibilidades são infinitas, a primeira decisão difícil será, pintura ou papel de parede, depois é só escolher os acessórios. Mobiliário – para escolher o mobiliário certo, pense nas funções que gostaria de atribuir ao espaço, descanso, leitura, trabalho etc, depois é só escolher um design lhe agrade!

A partir daqui, as escolhas que se seguirão, serão pessoais e baseadas no seu próprio gosto pessoal. Recolhemos para si um leque variado de salas de estar, todas elas distintas e únicas. Deixe-se inspirar!

Uma Sala cheia de carisma!

Carisma, é o que define e distingue as pessoas, é uma qualidade associada à personalidade de cada um e à capacidade espontânea de demonstrar atitude. Aplicamos este adjectivo neste espaço por demonstrar uma personalidade distinta, e é nesse sentido que, quando afirmamos que a sua sala deverá reflectir a sua personalidade, queremos transmitir-lhe que, de facto, é fundamental aplicar o seu carisma e tudo o que faz de si uma pessoa única, na decoração da sua casa. Só assim sentirá que a sua casa lhe pertence e reflecte um pouco de si, apenas depois lhe poderá chamar de lar. Este magnífico exemplo, mostra-nos uma sala de tonalidades cinza e castanhas, com um ambiente industrial e clássico, no entanto os pontos de ruptura, assinalados com apontamentos coloridos (neste caso o cor-de-laranja) tornam esta sala de estar num local extremamente moderno e único, por todas as qualidades que já acima referimos.

Riscas e Padrões!

Para mentes criativas, salas criativas! Se a sua sala precisa de um toque especial, mas não quer pintar nem colocar papel de parede, existe uma outra solução super prática e eficaz: os cortinados! Neste caso podemos observar um exemplo extremamente distinto, em que a sala foi adornada através de riscas e padrões! Não tenha medo de arriscar, por vezes as combinações mais inusitadas acabam por ser as mais interessantes. Nesta sala, podemos ver como, a junção entre as riscas largas da cortina, com as riscas finas do tapete e ainda, os padrões floridos das almofadas, criam um conjunto dinâmico e uniforme em toda a sala de estar.

Tons Creme para relaxar

A sala de estar, à parte do seu carácter social, é também um local de descanso, leitura e introspecção. Nesse sentido aqui lhe deixamos um fantástico exemplo português do profissional Ana Rita Soares- Design de Interiores. Os tons creme, assinalam um local que se apresenta como sendo tranquilo e sereno na sua essência, e é precisamente isso que o caracteriza. Repare como todos os pormenores foram pensados de modo conseguir criar esta ambiência final. A mesa espelhada, inspirada nas vanguardas artísticas que surgiram na escultura dos anos 60 (Robert Morris), torna-se numa peça realmente especial, por se camuflar no ambiente, absorvendo toda a aura do local e reflectindo-a de novo.

Arte e criatividade

Salas de estar ecléticas por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

ANTONIO CARLOS RESIDENCE

Mauricio Arruda Design

Esta sala, embora pequena possui uma personalidade cheia de vida e cor! Os artistas gostam sempre de expor o seu trabalho, e porque não aproveitar esta divisão do lar para o fazer? Não precisa de ser artista, mas basta ser um apaixonado por Arte, que certamente gostará deste exemplo, tanto quanto nós. Uma sala jovem, diferente, viva e com histórias em todos os recantos, o que achou?

Luz Divina

Quando pensamos em papel de parede pensamos em padrões ou cores fortes, no entanto, existe toda uma gama, realmente variada, de possibilidades no que toca à utilização deste. Neste exemplo podemos ver como um papel de parede extremamente subtil, automaticamente confere uma outra dinâmica à sala. O padrão super simples e cheio de classe, a cor leve que combina com os sofás e um apontamento de vegetação, que faz toda a diferença para completar este cenário, tornam esta sala num local moderno, requintado e feminino.

Madeira acolhedora

Salas de estar rústicas por Ardesia Design
Ardesia Design

Chalet Gstaad

Ardesia Design

A madeira é um material, que pelas suas características térmicas e não só, proporcionam uma sensação de conforto e aconchego única! Uma sala de estar com madeira no pavimento, torna o espaço bastante mais acolhedor do que por exemplo o pavimento cerâmico. Este exemplo de chalé moderno, integralmente construído com este material é, de facto, um sonho, perfeito para Invernos frios e dias de chuva!

Decorar com a Paisagem!

Uma paisagem arrebatadora é, sem dúvida a melhor decoração possível! É fantástico como um vão envidraçado com uma paisagem natural, automaticamente, banha toda a sala com uma frescura única que só a Natureza consegue proporcionar. Se tiver um exemplo semelhante na sua casa lembre-se que as cores do exterior entrarão directamente na sua sala, por isso é bom jogar com as tonalidades e criar contrastes interessantes! Neste exemplo os sofás e a tapeçaria de cores quentes, harmonizam toda a sala cujos materiais de origem se camuflam com a paisagem natural. Uma sala de sonho não concorda?

Paredes Vivas!

Como o próprio título sugere, uma excelente forma de dar vida à sua sala é através das paredes. Pode jogar com molduras, imagens ou posters com diferentes formas e tamanhos, o resultado será algo deste género. Uma parede cheia de vida, capaz de nos deixar perder no seu detalhe. Use os seus gostos pessoais para atribuir um, ou vários temas, à sua parede da sala, por exemplo: música, cinema, arte, moda, e até literatura, basta pensar em algo que se identifique com a sua personalidade e a partir daí, surgirá um mundo de possibilidades infinitas!

Espaço para si!

A sala de estar não é feita de sofás apenas, e por isso, aqui lhe deixamos uma excelente ideia para criar o seu próprio cantinho. Lugares destes são ideais para relaxar ou efectuar algum hobbie. Por vezes o sofá é tão confortável que torna difícil a produção de uma outra actividade, como por exemplo a leitura ou algum trabalho manual, neste sentido a criação de espaços alternativos demonstra-se como sendo uma opção realmente útil e prática; esta solução poderá ainda auxiliá-lo para efectuar um melhor aproveitamento do espaço, podendo utilizar cantos da sala, que de outra forma não seriam habitados!

Simplicidade e bem-estar!

Optar por soluções mais simples mostra-se uma excelente opção, especialmente se a sua sala já for um lugar especial por si só. Este exemplo mostra-nos uma sala com uma configuração distinta especialmente no tecto, este lugar era um antigo convento, e por isso a melhor solução foi aproveitar o que o próprio edifício oferecia por si só. O resultado? Uma sala com aspecto muito clean, moderno, e com muita classe!

Ficou com vontade de ver mais ideias fantásticas para a sala de estar? Espreite aqui!

O que achou deste artigo? Diga-nos na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!