Qual o sofá ideal para a sua sala?

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

No artigo de hoje, vamos falar-lhe de um elemento fundamental e indispensável em qualquer sala de estar: o sofá! Este objecto, hoje em dia é extremamente comum e acessível a todos, mas a verdade é que nem sempre assim foi. Em tempos mais remotos o sofá servia enquanto trono dos governantes árabes, desde então era apenas utilizado entre os nobres do Médio Oriente. Mais tarde, na época romana, o sofá era o assento para as refeições, colocando-se vários sofás em torno de uma mesa baixa, permitindo aos romanos descansar enquanto comiam. É interessante vermos o percurso histórico deste objecto, que antigamente era uma peça extremamente elitista, só passados muitos anos, após a época de industrialização é que o sofá se tornou num objecto comum, e presente em todos os lares de todas as classes sociais. Hoje em dia é inexequível conceber uma habitação sem um sofá, e por isso dedicámos um artigo exclusivo a este objecto!

Na altura de escolher o sofá ideal para a sua sala, existem uma série de factores a ter em conta. É verdade que nem sempre é fácil, mas já imaginou a sua sala sem esta peça? Sofá é sinónimo de descanso, bem-estar, convívio; é o mobiliário que de facto, tem a capacidade de conformar todo o espaço da sala de estar. Se há peça única capaz de definir um ambiente, sem dúvida que é o sofá.

Venha descobrir uma compilação variada de peças únicas e distintas!

Uma explosão de cor!

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

E que melhor maneira de iniciar senão com um exemplo de um design efectuado por um profissional português? Pois é, este exemplo de Tiago Patrício Rodrigues, Arquitectura e Interiores conta-nos muito acerca de como uma decoração adequada pode favorecer, e muito, um espaço! Um dica que lhe deixamos: se é uma pessoa que gosta de mudar frequentemente, na hora de escolher o seu sofá, opte por uma cor básica. Na hora de complementar o decor, escolha umas almofadas distintas, uma carpete e já está! Se no dia a seguir, lhe apetecer uma atmosfera diferente, bastar alterar os pormenores, a vantagem deste método é poder fazer alterações na sua decoração, e economizar bastante pois um sofá sóbrio, servirá todas as ocasiões!

O Sofá divã

Sala Comum_Zona de Estar: Salas de estar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores

O sofá em estilo divã, é uma outra possibilidade. Hoje em dia, o sofá encontra-se invariavelmente conectado com a vida doméstica e com a cultura da televisão. O divã é uma espécie de sofá para uma pessoa apenas, permitindo uma posição recostada ideal para momentos de descanso e leitura. O divã pode ser utilizado como alternativa ao sofá, no entanto, se não conseguir viver sem um sofá pode sempre servir como complemento, criando assim uma outra zona de estar na sua sala.

Um local de criatividade!

Salas de estar escandinavas por alba najera
alba najera

CG 3D DISEÑO DE UN INTERIOR

alba najera

Este sofá é um exemplo fantástico de como esta peça pode realmente conformar uma sala. O facto de ter umas pernas altas e discretas, permite criar uma certa ilusão de flutuação do sofá na sala, o mesmo acontece com a mesa, já reparou? Para salas pequenas esta ideia é excelente pois permite a visão ampla de toda a sala, sem pontos de quebra e ruptura que, geralmente, encolhem os espaços.

O Sofá prático!

O sofá prático é aquele que não só tem a sua função de assento e conforto, mas ainda permite aproveitar bem o espaço de modo a servir um outro uso. Neste caso o outro uso que este sofá permite é arrumação! Como sabemos, se há coisa que nunca é demais, é a arrumação. Por mais espaços que tenhamos, parece que nunca são suficientes. Nesse sentido, uma forma de criar novos espaços de arrumação pode passar por recorrer a pequenos truques. Uma fantástica opção é a criação de um lugar de estar (um sofá) que pela sua configuração permite guardar objectos em caixas colocadas inferiormente. Já tinha pensado nisto?

Contemporaneidade única!

Como já referimos, um sofá simples e minimalista é sempre uma excelente opção, por poder enquadrar-se em qualquer tipo de ambiente. Aqui podemos observar mais um fantástico exemplo português de uma sala de estar contemporânea, pela sua simplicidade e design únicos! Repare como as almofadas coloridas salpicam o ambiente com tonalidades distintas, conferindo um ambiente único e distinto! Um dos maiores problemas do sofá branco é a o facto de este ser bastante mais susceptível a sujar-se, neste sentido o branco pérola poderá ser uma opção mais segura, por ser uma cor mais próxima dos tons creme.

Minimal classy!

Não podíamos deixar de lhe mostrar um exemplo de sofá inserido num ambiente puramente minimalista. Existem alguns factores desejáveis para a criação de ambiências deste tipo. Neste exemplo o sofá demonstra-se uma peça fundamental na medida em que no seu design transmite uma leveza única ao espaço. Leveza essa conseguida pelas 'patas' extremamente finas, e metálicas;  pela tonalidade única e clara e também, pela simetria presente em toda a sala de estar.

Jovem e moderno!

Para ambientes mais descontraídos, sofás mais descontraídos! O design poderá variar bastante, e será isso a conferir ao seu sofá, aquele toque especial. Adorámos este exemplo e a forma como as 'patas' orgânicas em madeira, combinam com a mesa feita de paletes. Ao mesmo tempo o cinza escuro, é uma cor cheia de classe, e o toque final, as almofadas estampadas com detalhes femininos rematam este espaço cheio de carisma!

Para famílias grandes!

Por vezes um sofá não é suficiente, nem tampouco dois, apenas três! Uma sala sem sofá não é uma sala, e para assegurar que todos têm o seu lugar, o número de assentos deverá ser proporcional (ou superior) ao número de habitantes da casa, contando também com a possibilidade de receber visitas. Neste sentido pode sempre optar por outras alternativas de assentos, como poltronas e cadeiras. A mesa transparente é a peça central desta sala, e como tal, é a mais especial também, não concorda?

Um exemplo tri-color!

HAPPY HOME 2014: Salas de estar mediterrânicas por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

E se achava que a um sofá só poderia corresponder uma cor, aqui lhe provamos o contrário! Um fantástico e criativo exemplo de um sofá com três cores distintas. A ideia é criar um jogo de cores que combina com toda a decoração da sala. Repare no entanto, como toda a restante decoração é muito simples, de modo a realçar esta peça única!

Duas cores, duas almas!

Este exemplo mostra-nos como a dualidade também pode ser bastante enriquecedora numa sala de estar. Dois sofás, duas cores, duas almas! A parede texturada, o mobiliário distinto e por fim o sofá amarelo, tornam este lugar num espaço cheio de vitalidade e força! No que toca à decoração e ao design de interiores, arriscar é imperativo, só através do experimentalismo poderemos obter resultados realmente fantásticos e diferenciados! 

Ficou com vontade ver outros exemplos? Espreite aqui mais cinco sofás ideais para o seu bem-estar!

O que achou deste artigo? Deixe-nos um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!