10 Ideias para mesas de cozinha!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

A mesa de cozinha é um elemento fundamental não só por ser utilizada para as mais diversas ocasiões e refeições, mas também por ser um local social da habitação, onde se reúnem família e amigos em momentos únicos. Todos sabemos que a cozinha, assim como a sala de jantar, é uma das zonas sociais da casa, em motivo de festa ou não, é aqui que nos reunimos em torno de conversas e refeições que dão mais sabor à vida. Neste sentido as principais actividades que se concentram neste local são: cozinhar, conviver e claro, comer! As mesas de cozinha podem ser excelentes objectos, super práticos e funcionais. Podem auxiliar em qualquer tarefa, por exemplo: são o local ideal para os mais novos fazerem os trabalhos de casa na companhia dos pais, enquanto estes preparam uma deliciosa refeição!

Existem vários tipos de mesa de cozinha: mesas extensíveis, mesas de madeira ou vidro, e a mais recente moda, mesas em balcão, óptimas para maximizar o espaço e para pequenas refeições como pequenos-almoços e lanches. Recolhemos para si um vasto leque de opções, para que se possa inspirar e escolher a melhor opção para a sua casa!

Venha daí e diga-nos qual a sua preferida!

Uma ilha prática!

A última tendência para as cozinhas modernas são as ilhas. Se ainda não ouviu falar desta tendência, explicamos-lhe o que é. Como o nome indica uma ilha, é aquele móvel que fica isolado dos demais. Existem dois tipos principais de ilhas de cozinhas: as ilhas centrais são as que ficam posicionadas no centro da cozinha permitindo passagem em ambos os lados; as ilhas americanas, só permitem a passagem de um lado, ficando o outro encostado a uma parede, ideal para espaços mais pequenos. A ilha pode ser usada para colocar o fogão e servir de apoio à confecção de alimentos, no entanto, versões mais contemporâneas presenteiam-nos com fantásticos exemplos de ilhas que servem também de mesa de refeições. Este exemplo torna-se extremamente prático, funcional, estético e contemporâneo, adequando-se a todos os tipos de cozinhas que procurem uma solução arrojada e moderna! Veja aqui mais exemplos de cozinhas com ilha!

Uma mesa tradicional!

Cozinhas  por HARQUITECTES
HARQUITECTES

CASA 1101 by HARQUITECTES

HARQUITECTES

Em espaços mais amplos as soluções são de facto, infinitas! As mesas rectangulares e compridas são ideais para cozinhas grandes, podendo estas ser colocadas no centro da cozinha, oferecendo passagem em toda a volta da mesa. Estas soluções geralmente, são adequadas para famílias numerosas, por terem a capacidade de albergar um maior número de pessoas. Por exemplo: se uma mesa de canto possibilita 4 lugares, uma de centro possibilitará, no mínimo, o dobro!

Seja criativo!

E uma vez mais destacamos a criatividade como um ingrediente fundamental para qualquer tipo de actividade! Seja a cozinhar ou a decorar, use a imaginação e veja como poderá obter resultados únicos e fantásticos na conformação de espaços distintos na sua casa. Aqui não temos um, mas sim dois balcões, em aglomerados de madeira, que são um material que se caracteriza pela sua jovialidade, facilidade de manuseamento e ainda por ser económico. Com a ajuda de um marceneiro poderá desenhar os seu próprios móveis à medida. Complete com uma iluminação a condizer e voilà!

Mesa redonda

Chalé das Três Esquinas: Cozinhas ecléticas por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Chegámos à mesa redonda! Este é o tipo de mesa que pela sua flexibilidade, facilmente se enquadrará bem em qualquer tipo de cozinha, desde que, tenha espaço para circular claro! A mesa redonda é ideal para colocar nos cantos, ficando assim delimitada pelas paredes que a envolvem. Se na altura de escolher a sua mesa, verificar que lhe sobra um cantinho, então não hesite! A solução ideal é uma mesa redonda! Depois de tomar esta decisão, seguir-se-ão outras, igualmente difíceis. Uma mesa de vidro ou de madeira? Para tomar a melhor decisão tenha em conta a restante decoração da sua cozinha e até da casa. Se preferir jogar pelo seguro, uma mesa de vidro será sempre uma boa escolha, principalmente para locais pequenos!

Luz e design!

Cozinhas clássicas por Increation
Increation

Clerkenwell WC1: Minimal Professional Home

Increation

Dois elementos indispensáveis para todos os que gostam de ambientes contemporâneos e minimalistas! A luz natural, será sempre a mais favorável, e o design irá ajudar na conformação de um ambiente contemporâneo e actual. Complete o ambiente minimalista com um toque florido e verá um resultado realmente único e fantástico!

A mesa ideal para uma cozinha pequena!

A cozinha corredor, é aquela que, pela sua falta de espaço nos obriga a tomar decisões que procurem promover um melhor aproveitamento do espaço.Veja como este exemplo poderá ser facilmente aplicado em cozinhas estreitas, proporcionando a criação de um local para pequenas refeições, como pequenos-almoços e lanches. Esta mesa também poderá ser um excelente apoio, funcionando enquanto mais uma extensão da bancada de cozinha! Este fantástico exemplo pertence a um profissional português Home Staging Factory!

Uma mesa distinta para uma cozinha diferente!

E se a sua cozinha é realmente especial mas está a faltar-lhe aquele toque, repare como uma mesa e umas cadeiras distintas poderão fazer toda a diferença! Numa cozinha de ambiente industrial, normalmente seria difícil escolher uma mesa que se adequasse e ainda transmitisse aquele toque de carisma extra. Neste fantástico exemplo, o design alia-se à qualidade dos materiais rústicos e tradicionais para criar um resultado realmente fantástico. O design geométrico da mesa e das cadeiras combinam na perfeição com a restante ambiência do local. Voltamos a relembrar, quando escolher a sua mesa tenha sempre em conta o tamanho, forma e material da mesa e cadeiras, e faça uma previsão de como ficará naquele espaço!

Mesa de canto

Como já referimos, a mesa de canto é uma excelente opção de modo a maximizar o espaço da sua cozinha. Ao encostar este elemento à parede estará a perder alguns lugares, mas como a mesa de cozinha é um elemento móvel, poderá sempre deslocá-la em casa de necessidade! Lembre-se que cada vez mais, a flexibilidade dos espaços é fundamental na decoração, nunca sabemos quando iremos precisar de um lugar extra! Por isso, tenha isso em conta ao escolher a mesa ideal para a sua cozinha!

Uma casa no campo

Seja no campo ou na cidade, a verdade é que este exemplo é perfeito para qualquer ocasião! Uma mesa de cozinha tradicional fica sempre bem, especialmente se a restante decoração for adequada. Factores como: cor, padrões, vegetação, iluminação e detalhes especiais, rapidamente transformam um local que poderia muito facilmente cair no tradicionalismo, num espaço moderno e com um toque de classe que só o rústico consegue proporcionar. Se este é o seu estilo, anote estas dicas: não tenha medo de uniões improváveis pois são elas que conferem toques modernos aos espaços; use e abuse das tonalidades (dentro da mesma cor!) aqui podemos ver como a variada paleta de cores dentro da tonalidade laranja dominam este espaço; por fim, a vegetação é sempre bem-vinda no sentido de inundar o lugar com paz e tranquilidade tão típica da natureza!

A cozinha e as mesas perfeitas!

Cozinhas modernas por Room Global
Room Global

Reforma vivienda en el Barrio de Gracia en Barcelona

Room Global

A cozinha perfeita é aquela que tem a capacidade de combinar todos os tipos de mesas que lhe apresentámos. Neste exemplo temos um pouco do céu! Repare como também é possível conjugar uma ilha, que sirva refeições mais ligeiras e rápidas, com uma mesa rectangular, ideal para grandes momentos de refeição colectiva. Basta dividir e diferenciar correctamente os espaços e materiais de modo a criar atmosferas distintas. O que achou deste último exemplo?

O que achou das nossas dicas? Deixe-nos um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!