Dicas para a sua casa-de-banho!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

No artigo de hoje iremos falar-lhe da casa-de-banho. Um local da casa por vezes esquecido, no entanto, tão importante! Quer seja em casa ou no trabalho, a verdade é que não conseguimos viver sem esta divisão, no entanto, devido à sua funcionalidade extrema, é um local que acaba sempre por ficar esquecido quando toca à decoração deste. Lembre-se que muito além das questões básicas e formais que compõem este espaço, existem outras aliadas, nomeadamente o facto de poder ser um local extremamente importante e bom para relaxar, depois de um dia stressante. Neste sentido, a sua acertada decoração poderá proporcionar excelentes momentos de descontracção e liberdade. A primeira questão que se coloca imediatamente é: banheira ou poliban? A partir daí, resta-lhe aproveitar o restante espaço da melhor e possível maneira.

Recolhemos para si, 10 fantásticos exemplos, todos eles com algo especial. Leia o nosso artigo e inspire-se com as nossas dicas e ideias dos nossos profissionais, para a sua casa-de-banho!

Venha descobrir!

Um spa em casa!

Já imaginou a possibilidade de poder ter o seu próprio spa em casa? Uma vez mais, é com muito orgulho, que lhe trazemos um exemplo de um profissional português, Ana Rita Soares- Design de Interiores. A ajuda de um profissional poderá , em muito, ser vantajosa no que toca à função de conceber e idealizar espaços realmente fantásticos para a casa. Aqui lhe mostramos um exemplo de como recorrendo aos materiais, mobiliário e organização espacial certos, se torna possível a criação de um espaço único! Repare como todos os detalhes contribuem nesta configuração realmente especial. Um pequeno jardim, inspirado na temática oriental, transmite ao local toda a calma e serenidade necessárias a um verdadeiro momento relaxante.

Pequenas casas-de-banho com alma!

Acreditamos que o maior desafio será na decoração de casas-de-banho pequenas. Este local requer sempre imenso espaço para que possamos efectuar toda a arrumação necessária: acessórios, toalhas, produtos de beleza e limpeza etc. Para isso resta aproveitar e maximizar o espaço de uma forma inteligente, aproveitando o espaço em baixo do lavatório para colocar arrumação. Neste exemplo, repare como ao optar por um móvel fixo na parede (e não no pavimento) é possível criar uma ideia de leveza, não compactando tanto o espaço!

Minimalismo e transparências!

É na mistura perfeita entre o minimalismo e as transparências adequadas, que encontramos nesta casa-de-banho o funcionalismo e a estética adequadas a qualquer lar. Felizmente a tecnologia e o design, hoje em dia, permitem-nos soluções criativas e extremamente estéticas para a decoração dos mais variados espaços. Neste fantástico exemplo podemos observar como o design ganha relevo e destaque, em peças que há alguns anos atrás seriam até mais ou menos ''irrelevantes'' na sua estética, como é o caso das cerâmicas de casa-de-banho. Note como o design da peça do lavatório se destaca, neste ambiente minimalista e simples. Contrastando com as linhas orgânicas desta peça central, podemos observar um móvel de linhas rectas que o suporta e serve também de arrumação variada. O jogo entre o espelhamento e as transparências, elevam este lugar à categoria de obra de arte, inserindo uma dinâmica de reflexos quase infinita.

O preto como inspiração!

E porque não só do branco vive a arquitectura, aqui lhe deixamos um fantástico exemplo com um look preto, assumindo e destacando assim, uma classe única tão típica desta fantástica cor. A madeira do pavimento assume um protagonismo na criação desta atmosfera cheia de requinte. A cor preta é frequentemente referida como a cor mais escura do espectro, é também caracterizada pela ausência de luz, no entanto, veja como esta cor pode proporcionar exemplos fantásticos no que toca a decoração. A cor preta, apesar de escura, se utilizada com os materiais e iluminação correcta pode proporcionar reflexos incríveis. A fotografia na parede cria um efeito de película com os tons invertidos, extremamente interessante e estético. O que achou?

Um paraíso de cor

Casa Jarego: Casas de banho modernas por CVDB Arquitectos
CVDB Arquitectos

Casa Jarego

CVDB Arquitectos

É com um verdadeiro paraíso de cor que prosseguimos. Uma cor distinta, que se destaca de todos os exemplos até agora, e o melhor? Um trabalho de um profissional português! Apesar da cor predominante continuar a ser o branco, é o verde que se destaca, introduzindo a zona de banho. Se está com dificuldades em escolher o revestimento ideal para a sua casa-de-banho veja aqui excelentes ideias de revestimentos!

Tons e iluminação de classe

Moradias em banda, Queijas: Casas de banho minimalistas por Estúdio Urbano Arquitectos
Estúdio Urbano Arquitectos

Moradias em banda, Queijas

Estúdio Urbano Arquitectos

Um excelente conselho que lhe poderemos transmitir refere à iluminação da casa-de-banho. Geralmente é um local difícil de iluminar por não ter vão exteriores, se tiver aproveite ao máximo! Na hora de escolher o tipo de vidro, opte por um vidro baço ou espelhado de modo a manter toda a privacidade que este local sempre requer. A principal vantagem da luz natural é um fantástico e automático embelezamento natural e brilho tão típico desta luz única!  No sentido de potenciar e valorizar este tipo de luz, é necessário aproveitá-la no seu melhor, para isto elimine todos os obstáculos que possam impedir esta luz entrar e inundar o espaço da casa-de-banho.

Revivalismo contemporâneo

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Casas de banho modernas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Aqui poderá ver como a reutilização de mobiliário antigo poderá ser uma mais valia na concepção de um ambiente único e distinto. Adorámos a combinação inusitada entre um móvel antigo restaurado, e um objecto de cerâmica (o lavatório) contemporâneo, poisando gentilmente sobre ele. A utilização de espelhos também se torna bastante relevante, na medida em que ajuda a dar mais amplitude ao espaço. Também factores como a escolha de cores e da iluminação certa, contribuem para que as casas de banho pequenas pareçam maiores mantendo o seu ar moderno e acolhedor.

Detalhes portugueses

Voltamos a referir que a casa-de-banho é de facto um dos espaço da casa,por vezes, mais esquecidos. No sentido de mudar isso, aproveite as melhores opções do mundo da decoração, para conferir um toque de personalidade a este espaço da casa, que terá sido injustamente tratado ao longo dos tempos. E como já aqui lhe mostrámos várias vezes, é o detalhe que faz a diferença! Neste sentido destacamos o pavimento cerâmico tão português e tão único! Também as peças de mobiliário se destacam, ao invés de uma tradicional loiça cerâmica, podemos ver uma fantástica bancada de madeira e um lavatório de linhas rectas, de pedra, conferindo assim uma personalidade rústica, e contemporânea propiciada pelo fantástico design das torneiras.

Padrões únicos!

É certo e sabido que nem sempre é possível ter uma casa de banho gigante, e esta é até, por vezes, o lugar mais pequeno da casa, e consequentemente, o mais difícil de decorar. A falta de espaço requer um empenho máximo para atingir a perfeição, e por vezes a solução encontra-se nos detalhes mais simples, como um tapete, ou uma toalha diferente! Note como este tapete com um padrão de zebra, automaticamente confere um toque de glamour a esta casa-de-banho!

Requinte em tons de cinza

Chalé das Três Esquinas: Casas de banho ecléticas por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Outra tonalidade extremamente famosa e que resulta sempre bem numa divisão deste tipo é o cinza! São tons amenos que combinam extremamente bem, com todas as tonalidades que vão deste do preto ao branco, incluindo as madeiras. Como já referimos, nem sempre é possível termos luz natural neste espaço da casa, neste sentido, a escolha adequada de uma boa luz artificial é fundamental e permitirá uma obtenção de melhores resultados a nível do espaço. Para a casa-de-banho a escolha mais comum será a de uma iluminação central e forte de modo a iluminar uniformemente todo o espaço. As luzes halógenas brancas são as mais comuns e utilizadas nesta divisão, pela sua luz branca e forte e ainda a sua característica de intensificada durabilidade e poupança económica. É ainda importante salientar que a iluminação deverá ser uniformizada de modo a não criar grandes sombreamentos, pois estes podem reduzir a amplitude do espaço.

O que achou do nosso artigo? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!