Jardins modernos por Taller Estilo Arquitectura

A melhor iluminação de jardim!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Pensar em iluminação de jardim é tão importante como pensar no mobiliário ou optar por relva ou árvores. Iluminação ou luz é das coisas mais importantes que temos, seja ela a nível dos interiores ou exteriores. No interior de nossa casa preocupamos-nos muito com o conforto de cada divisão e grande parte desse conforto a que nos referimos, tem a ver directamente com a quantidade de luz e a sua cor.

Como ja em antigos artigos frisamos, a tonalidade da cor pode nos trazer sentimentos dispares. Enquanto que num local de trabalho se precisa de luz branca, numa sala de estar, a luz amarela é a melhor escolha. Tal como em casa ou no local de trabalho, a luz está sempre presente na vida de todos nós. Seja em espaços sociais, ou mal o sol se põe, no exterior, em todas as ruas e avenidas. 

Hoje falamos de iluminação de jardins já que todos queremos aproveitá-los dia e também noite!

Modernos e estampados

A iluminação de jardim pode servir para guiar e direccionar por caminhos, pode também servir para enfeitar e decorar, sempre além do seu lado funcional. Neste primeiro exemplo, estes candeeiros foram colocados estrategicamente ao subir de uma escada de pedra. E adoramos o contraste entre o lado campestre e rústico da casa, com os candeeiros de formato e detalhes modernos e contemporâneos. 

A sua forma lembra as lanternas de jardim, onde no seu interior são colocadas velas. Estes exemplos são mais modernos, já que são realmente electrificados.

Podem ser encontrados em diversos tamanhos e com diferentes tipos de padrão, na Muebles Flores Torreblanca – marca espanhola.

Luz de presença

Num modelo mais discreto aparece a luz neste terraço inspirador. Sob o banco de cimento que é floreira ao mesmo tempo, a luz indirecta ilumina este objecto. Na zona das floreiras também foi aplicada luz na zona da terra, iluminando assim as plantas e deixando o espaço totalmente iluminado, ou seja, não ficando nenhuma zona totalmente na penumbra.

Repare que para criar mais harmonia e delicadeza ao espaço, foram pousadas pequenas velas junto ao muro. Qualquer tipo de iluminação serve, a óleo, a gás, com velas, eléctrica. O que interessa é colocar os seus espaços com a luz correcta para conseguir ver e usufruir deles. 

Limitação de espaço

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Num espaço exterior como este jardim de bambus, não foi necessário holofotes e uma grande quantidade de luz. Apenas o essencial para marcar limites e delimitar zonas. Estrategicamente, iluminou-se todo o espaço ao longo do seu perímetro. Luzes de chão direccionados para o canavial foram a opção mais correcta e a que conseguiu tornar tudo mais confortável e acolhedor.

O objectivo era apenas iluminar ao de leve o espaço para poder ser usado sem receio e não abusar na quantidade como num campo de futebol. A MUDA criou este fantástico jardim de bambus que já muito deu que falar, reveja aqui!

Encontre uma saída!

Este modelo é o que por norma se vê a iluminar caminhos e zonas exteriores de casas, aldeamentos, hotéis…

Pode ser em diversos materiais, dimensões e formatos mas todos têm como objectivos criar caminhos e orientar uma direcção. Estes são da Volani Lighting Designs, marca sediada em Setúbal. Lá pode encontrar tudo o que precisa e imagina numa questão de iluminação. Fabricam e comercializam produtos para iluminação interior e exterior, tanto através de produtos de produção e design próprio como representando marcas de qualidade.

Passeios com outra vida

Quem fala de jardins fala de passeios e de ruas públicas. Aqui dependendo da cidade ou da zona, mais histórica ou não, poderá haver uma preocupação extra no sentido estético da iluminação de rua. Candeeiros de rua podem ser de vários tipos e dimensões e felizmente os mais modernos e funcionais começam a invadir as ruas de muitas cidades. 

Mais um vez, o modelo da foto faz parte da colecção da Volani!

Projecto inovador

A Pluriescala é um gabinete de arquitectura, planeamento e design que entre tantos projectos, decidiu também projectar, quem sabe, o candeeiro ideal. Tendo em atenção o lado sustentável do mesmo e não esquecendo claro está, a estética inerente. 

Placas de painéis fotovoltaicos gerem energia para ao anoitecer, os mesmos se ligarem e iluminarem a cidade. Sempre a pensar à frente com olho na natureza!

Que achou da nossa selecção? Deixe-nos o seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!