Como criar um escritório na sua sala!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Hoje vamos responder-lhe a uma pergunta muito recorrente: como criar um escritório na minha sala? Eis a questão! É muito mais fácil do que aparenta ser.

Desde jovens que começamos a perceber que muitas vezes é melhor estudar/trabalhar ou estar no computador numa zona comum, onde temos companhia, em vez de estarmos fechados no quarto. Para isso, a solução é criar uma zona de trabalho/estudo na sua sala.

Por outro lado, se tiver uma casa pequena, há que otimizar o espaço e muitas vezes é necessário juntar divisões, como a sala à cozinha, sala de estar e sala de jantar ou a sala e o escritório, como lhe falaremos hoje.

No entanto, há várias questões a ter em conta enquanto projecta a sua sala com um “escritório” incluído. Ao longo deste artigo vamos dar-lhe 6 dicas que lhe irão ajudar a unir estes dois espaços num só.

Decida o que quer e o que não quer

Apartamento em Sintra: Escritórios e Espaços de trabalho  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento em Sintra

MUDA Home Design

De seguida, se perceber que está com falta de espaço ou que ficará tudo muito apertado, decida o que quer e o que não quer manter na sala. Desde objectos que são desnecessários, já não gosta ou já não usa há muito tempo, a mobiliário que lhe está a ocupar muito espaço e também não estão lá a fazer nada. Muitas vezes temos, por exemplo, uma cómoda que podia ser totalmente dispensável, cujo espaço que está a ocupar chegaria perfeitamente para ser ocupado uma secretária – a peça mais importante do nosso escritório. Assim, pense muito be meu tudo o que precisa e gosta mesmo e, pelo contrário, aquilo que pode dispensar para dar lugar a coisas mais bonitas e necessárias.

Analise a sua sala

Em primeiro lugar, deve analisar a sua sala e perceber se tem espaço para criar um “escritório” dentro dela. Há que pensar muito bem se a nossa sala de adequa a esteacrescento– a zona de trabalho/estudo – ou se é pequena demais para isso. Deve perceber se o mobiliário está posicionado da melhor forma, de modo a deixar o máximo de espaço livre, porque ninguém vai querer uma sala muito apertada e com tudo “encafuado”.

Escolha a zona certa

Depois de ter averiguado se a sua sala se adequava a ter um escritório incluído, deve analisar qual a melhor zona para “colocar” esse pequeno escritório improvisado. Damos-lhe como exemplo esta fotografia de um projecto do atelier de design Giovani Design Studio, em que a secretária está perto da janela. É, de facto, um factor em ter em conta: a luz. Quando trabalhamos ou estudamos precisamos mesmo de ter uma boa iluminação sobre o que estamos a fazer, para trabalharmos em condições. A luz artificial, apesar de ser a única solução à noite, não é a melhor opção para durante o dia. Foi exatamente por isso que selecionámos este projecto para ilustrar este tópico do artigo. A secretária está claramente iluminada com luz natural suficiente para se conseguir trabalhar e/ou estudar em perfeitas condições!

Seja versátil! Use a mesa de jantar como secretária

PROJECTO 3: Salas de jantar clássicas por Grupo HC
Grupo HC

PROJECTO 3

Grupo HC

Não tem espaço na sala para um escritório, mesmo que seja uma pequena secretária? É este o seu caso? Não se preocupe… Seja versátil! Muitas vezes a solução está mesmo em frente dos nossos olhos. Uma sala, à partida, terá uma mesa de jantar para as refeições. No entanto, ninguém nos impede de, em determinadas horas do dia, tornar a mesa de jantar numa secretária. Aliás, mesmo para muitas pessoas que têm uma secretária, a mesa de jantar torna-se muito frequentemente uma autêntica tentação para trabalhar, essencialmente porque na maior parte das vezes é uma mesa bastante maior do que uma simples secretária. Se, por acaso, decider trabalhar na mesa de jantar, deve ter apenas em conta que deve deixar tudo arrumado e em boas condições assim que acabar de trabalhar ou estudar. Ninguém quer entrar numa sala e ver uma mesa de jantar cheia de papelada ou computadores, nem os seus convidados, nem você próprio!

Seja minimalista em relação ao mobiliário

Escritório e loja  por Loaf
Loaf

Rudyard Desk

Loaf

Seja minimalista, não complique! Apesar de estar a incorporar um escritório na sua sala, a sala não deixa de ser o mais importante e, por isso mesmo, não é suposto esta zona – nomeadamente a secretária – ter mais destaque que o resto da sala. Neste projecto do atelier LOAP, podemos ver a secretária ideal para uma sala com tons claros e neutros, pois não destoará muito, nem será a “personagem principal” no meio de toda a sala. Deve escolher a secretária e cadeira que a acompanha consoante a sua sala, sem se esquecer que continuará a ser uma sala e apenas sofrerá um acrescento. Não vai passar a ser um escritório!

Utilize uma parede vazia para post-its

Escritórios e Espaços de trabalho  por Grazia Architecture
Grazia Architecture

Rénovation Appartement Paris 75003. François Corvi Architecture. www.corvi-architecte.com

Grazia Architecture

Por último, mas não menos importante, damos-lhe uma ideia super original e gira que contribuir esteticamente para a sua zona de trabalho e, por outro lado, contribuiu para a sua organização. Funcionam como lembretes ou pequenas notas e são nem mais nem menos os post-its. Sugerimos-lhe que deixe vazia uma parte da parede junto à secretária. Tem uma reunião e não se quer esquecer dela? Uma wishlist que quer apontar? Uma lista de coisas para fazer durante a semana? Um número de telefone importante? Ou um aniversário ao qual não pode mesmo faltar? A solução é mesmo pegar em posts-its, separar por cores – cada cor correponde a um tema (trabalho, aniversários, entre outros) e ao mesmo tempo que tornamos a parede um placard de lembretes, estamos a colori-la e a torná-la mais divertida e motivadora para o nosso trabalho. Os posts-its vão ajudá-lo a ser mais organizado e a ter mais motivação para trabalhar e estudar.

Qual das dicas lhe pareceu mais útil? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!