As mais arrebatadoras fachadas

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Pensar na arquitectura ou em lago mais particular como as fachadas das próprias habitações ou edifícios é muito mais complexo do que se pensa! Existem imensos estilos, formas dimensões e materiais que alteram e formam por completo novas formas e verdadeiras obras de arte. Uma mais geométricas e modernas e outras totalmente o oposto. As futuristas deixam-nos impressionados e as mais banais passam-nos ao lado.

Mas será que arquitectos e profissionais de renome, planeiam fachadas para se destacarem das outras ou com um sentido mais inovador tentando encontrar sempre o protótipo de casa ideal? 

Diferentes e imensos estudos têm sido feitos e testados, com o objectivo de cada vez mais, arquitectura, design e interiores, corresponderem a uma necessidade social e contemporânea exigente e bastante desejosa de conforto e modernidade.

As fachadas seguintes, destacam-se pela sua irreverencia, qualidade e originalidade!

Forma ergonómica e de materiais naturais

Esta espécie de nave espacial, tem a forma de uma cápsula circular e achatada. É completamente construída e revestida a madeira é foi planeada para fazer parte de uma floresta imensa. As imagens do projecto causam alguma estranheza, e se ao principio se estranha, depois de ver ao pormenor os interiores fica-se a gostar bem mais. Os pés direitos altos, o tecto abobadado, a madeira e a muita luz natural oriunda das imensas janelas, caracterizam esta habitação num cenário idílico de necessária experimentação. 

Espelho meu, espelho meu! Há casa mais bonita do que eu?

O 2º exemplo faz parte de um projecto de arquitectura de Peter Pichler de que já falámos anteriormente. As suas casas de espelho correm mundos devido à irreverência do material escolhido e aplicado nas fachadas. Obviamente as superfícies espelhadas, reflectidas são deslumbrantes e super originais. Mas se abrir o projecto e vir o álbum completo, perceberá que a própria estrutura arquitectónica é de qualidade e super moderna e até futurista. Nesta habitação o que não é espelho é vidro, logo a sensação de uma estrutura leve é conseguida. O formato das janelas, meio arredondado e sinuoso, fornece aos interiores vistas lindíssimas para o vale, estando elas completamente enquadradas nestas irreverentes formas.

A concha do futuro

Uma casa moderna completamente imersa na imensa floresta foi o conceito praticado neste projecto. As shells (conchas) são o refúgio ideal para quem gosta da natureza mas não dispensa todos as necessidades e comodismos da actualidade.

As árvores que se encontravam no meio do terreno para construção não foram demolidas mas antes contornadas, crescendo todo o projecto à sua volta.  

Vistas do céu é totalmente difícil compreender do que se trata e jamais imaginar que são habitações normais. Os interiores são brilhantes e luminosos devido a toda a luz natural vinda da fachada principal e ainda das clarabóias do telhado.

Moderna e verde

Casas modernas por Guz Architects
Guz Architects

MEERA SKY GARDEN HOUSE

Guz Architects

Quando a natureza faz parte integrante da arquitectura, tudo parece mais fresco, limpo e funcional. Este projecto foi projectado para toda a cobertura do telhado ser um fantástico jardim. Se entra aqui, poderá ver todas as imagens relativas a estes projecto e aposto que o surpreenderá. Em qualquer plano horizontal a vista é totalmente verde, o que na realidade é algo surpreendente pois é do conhecimento de todos que viver rodeado de natureza e valorizar este aspecto é de forte impacto sobre a população e o Mundo.

A fachada é então marcada por dois andares e um terceiro com a presença de uma estrutura em forma de onda e o restante visível é a verdejante natureza.

Em Roma sê romano!

Casas modernas por vps architetti

De um estilo completamente oposto aos mostrados anteriormente, esta arquitectura de fachada estilo medieval destaca-se pela sua aparência histórica e antiga. Uma igreja Romana existente neste vale foi restaurada e deixada como parte integrante da história e desta arquitectura vernacular. A habitação que se construiu tinha como intuito, combinar de forma estética com a igreja e o objectivo foi totalmente conseguido.

Os materiais usados foram os mesmos e tons completamente iguais. Agora as duas construções de tempos dispares fazem um conjunto interessante e completamente charmoso. A habitação foi assim conectada com um simples arco de arenito

Respire fundo e relaxe!

Turismo rural Casas da Vereda: Casas rústicas por Mayer & Selders Arquitectura
Mayer & Selders Arquitectura

Turismo rural Casas da Vereda

Mayer & Selders Arquitectura

Neste fantástico turismo rural na Ilha da Madeira, também as fachadas são interessantes e de relevo maior. De estilo mais clássico e totalmente envolvidas nas natureza, essas habitações com vista sobre o oceano captam a curiosidade de qualquer interessado por qualidade e harmonia. Aqui os telhados são na tradicional telha e os materiais usados são naturais e enquadram-se totalmente no cenário. O lado também curioso desta construção, é o seu autor ser alemão e o mesmo se ter apaixonado pela magia deste cantinho à beira mar plantado e ser onde actualmente reside.

Que achou do tema arquitectura abordado sob tantos estilos diferentes?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!