CASA 103: Terraços  por MARLENE ULDSCHMIDT

O paraíso na Vila!

mc mc
Loading admin actions …

Porque nem todos os bons projectos são nos grandes centros urbanos, hoje mostramos-lhe mais uma prova disso mesmo! 

O projecto de hoje trata-se de uma moradia inserida na malha da vila de Ferragudo. Uma vila piscatória no Algarve, Sul de Portugal. 

O desafio deste projecto foi o de criar um retiro contemporâneo e amigo do ambiente, que retirasse o maior proveito da vista para o rio. O projecto ficou a cargo da equipa liderada pela arquitecta Marlene Uldschmidt.  Curioso? Vamos conhecer!

O exterior

Vista de fora, a casa destaca-se de imediato pelas suas linhas contemporâneas mas simples, que encaixam na perfeição por entre a pré-existência. Vai poder ver mais à frente que os diferentes níveis do espaço interior reflectem a topografia do local. Foram diversas as medidas adoptadas de forma a que o projecto funcione de forma energeticamente eficiente. Além disto, os materiais seleccionados são provenientes da região.

A rua

Da rua, a fachada branca marca o arruamento. Uma barreira física que garante a privacidade junto à rua. As ligações visuais com a vila e o rio, são ainda assim garantidas e enaltecidas através de grandes aberturas na fachada principal. 

Apesar de bastante “compacta” e reservada, no interior esta casa revela-se um verdadeiro livro aberto!

Interiores Luminosos

Uma das principais características deste projecto, apenas pode ser apreciada no seu interior: a Luz! As paredes pintadas a branco, os grandes vazios entre espaços e a utilização de extensos planos de vidro que deixam a luz invadir o interior, fazem desta casa um excelente exemplar de arquitectura onde grande parte dos conceitos desenvolvidos por arquitectos são executados na perfeição.

Luz Zenital

Nesta fotografia podemos ver bem o nível de detalhe destes conceitos! Reparem como os planos de vidro deixam a luz invadir o espaço interior. Através de aberturas zenitais, o espaço ganha um caráter bem mais interessante.

Transparência e Relações visuais

Para além disto, o espaço foi desenhado com base em vazio não só a céu aberto, como também entre os diversos pisos da casa. Vejam como a luz chega aos pisos inferior através de um verdadeiro “poço de luz”! Assim, todos os seus espaços adjacentes ficam dotados de uma excelente iluminação natural e relação visual entre eles.

A sala

Mostramos-lhe agora a sala de estar! Já percebemos que esta é uma casa repleta de bom gosto, cuidado e atenção aos detalhes. Desta forma, para além da garantia de uma boa iluminação, os arquitectos investiram de igual modo no desenho pormenorizado em todos os espaços. Neste caso, a sala está repleta de peculiaridades: o pé direito duplo com um enorme vão no topo, os extensos planos de vidro que prolongam o espaço para ao exterior, e a lareira que foi cuidadosamente inserida no espaço.

É ainda de realçar, o espaço de trabalho junto à lareira: um plano em madeira faz de mesa, mantendo a limpeza e simplicidade espacial. Curiosos por ver mais?

A cozinha

Sabemos que gosta de cozinhas e esta não vai ser excepção. Para os aficcionados de espaços minimalistas, esta é a mocinha perfeita! Boa iluminação natural, um grande plano de vidro de corpo inteiro que nos permite fácil acesso ao exterior e por fim, a ilha. Tudo revestido a branco, à excepção do pavimento, sem excessos!

Zona de Refeições

Mas a cozinha continua! O espaço estende-se até à zona de refeições que têm quase as mesmas características. Aqui, o cuidado pelas escolhas acertadas de mobiliário e iluminação, contribuiu para dinamizar e dar vida a este espaço. Juntamente com a mesa em madeira maciça, este espaço é bastante confortável!

Relação com o Pátio

Resumindo, esta casa é feita de relações entre espaços: quer no interior, quer para o exterior. Veja como a cozinha e espaço de refeições disfruta de uma relação fantástica com o pátio! Em vez de isolados, estes espaços vivem da relação com o espaço exterior potenciação assim o seu uso!

O pátio

Lá fora, o pátio mantém as mesmas materialidades mas com maior ênfase nos elementos em madeira. Foi construído com base em diferentes níveis que ascendem ao fim do lote, criando diversos ambientes ao longo do pátio. Esperem só para ver o resto!

A piscina

Numa casa como esta não poderia faltar uma piscina Apesar do seu tamanho modesto, deixa qualquer um maravilhado. Um ambiente diverso, entre o deck em madeira e o muro de contenção em pedra, com uma forte presença de vegetação!

Vista maravilhosa

Terminamos este artigo com uma fotografia fantástica!

Para além de tudo aquilo de bom que este projecto tem, mostramos-lhe a vista da piscina! A vila, o rio e piscina compõem o enquadramento prefeito!

Gostou deste artigo? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!