STL_01: Casas modernas por TRAMA arquitetos

Moradia encantadora em Braga

mc mc
Loading admin actions …

Volumes brancos e contemporâneos, relva, madeira e um bela piscina que quase entra dentro de casa – parece-lhe bem? Sim, a nós também e por isso lhe mostramos hoje, mais um projecto de uma moradia. Desta vez, desenhada pela equipa TRAMA Arquitectos. Com atelier na cidade de Vila Nova de Famalicão, esta equipa foi fundada em 2006 pelos arquitetos Bruno Leitão, Marco António e Nuno Quintas. Desenvolvem maioritariamente projectos de habitação e contam já com um extenso portfólio.

Venha conhecer este trabalho!

Níveis exteriores

O projecto terá sido desenhado em 2009 e terminado em 2010. Num terreno inclinado, os arquitectos optaram por tirar proveito da topografia, desenhando logo à partida os dois níveis principais da casa. No mais elevado, à cota de acesso ao lote e ao contrário do esperado, desenharam-se os espaços mais privados como os três quartos, escritório e casas-de-banho. Desta forma, estas divisões beneficiam do desnível tendo acesso a varandas espaçosas que se elevam sobre o terreno.

Entrada principal

Nesta casa, os arquitetos optaram por marcar a entrada principal através da volumetria e dos materiais atribuídos. Um rasgo na extremidade do volume, cria um plano recuado revestido inteiramente em ripado de madeira criando um constantes interessante: ao mesmo tempo que destaca pela variação volumétrica, a entrada torna-se imperceptível pelo seu revestimento.

Um pátio interior

Foi junto à entrada que os arquitectos desenharam um pátio interior, fechado pelo plano principal da fachada. Esta área de chegada, ganha assim um carácter especial ao ser iluminado pelo rasgo na cobertura, o vazio para o piso inferior e relação imediata com os espaços interiores adjacentes.

As varandas

Nesta fotografia podemos ver o perfil do lote e a diferença distinta de materiais entre os dois níveis. O primeiro, composto por volumes pintados a branco, e o nível inferior revestido a pedra num tom escuro. As varandas dos quartos elevam-se e avançam sobre o lote, destacando-se enquanto volumetria.

A piscina

E porque qualquer moradia semelhante merece sempre um boa piscina, este caso, não é excepção! No fim do lote, rodeada por vegetação e um belo relvado, a piscina é envolta espacialmente pela volumetria do piso superior que cria zona de sombreamento nesta zona.

Escadas em betão

No interior da habitação, para além dos quartos no piso térreo, encontramos uma escadaria de acesso ao piso inferior. Desenhadas inteiramente em betão, com uma guarda em vidro, estas escadas conduzem-nos à sala de estar e é aqui que somos surpreendidos. Preparado?

Sala ou piscina?

Repare como a piscina toca nos limites do espaço e aparenta pertencer à sala! Imagine-se sentado no seu sofá e ter à sua frente uma piscina iluminada como pano de fundo.

Iluminação artificial

E porque à noite as luzes ganham destaque, a equipa de arquitectura teve o cuidado de ponderar com extremo cuidado todas as questões relativas à iluminação artifical, incluindo a piscina. O ambiente ganha vida e nesta fotografia pode ver mais uma vez o pormenor da relação entre a piscina com o espaço interior! Fantástico, não é?

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!