Hóspedes em casa? Sem problema!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Todos nós adoramos receber convidados em casa! Seja para um jantar, um lanche, um almoço… Mas muitas vezes recebemos amigos ou familiares que vêm de mais longe e fica sempre bem disponibilizares-lhe um quarto para que possam passar uma noite ou várias até.

Toda a casa deve estar especialmente cuidada, limpa e organizada, porque ninguém gosta de estar num sítio sujo e desarrumado. Por isso, esse é de facto o primeiro passo. No entanto, cada divisão merece uma atenção especial e hoje vamos falar-lhe do quarto.

Como preparar um quarto para os seus hóspedes? É a esta pergunta que lhe vamos responder ao longo deste artigo. Um artigo ilustrado com 6 fotografias de 6 quartos fantásticos decorados por 6 arquitectos e designers portugueses. Continue a ler e inspire-se com estas nossas 6 dicas para que seja o melhor anfitrião do mundo! Amanhã já vai querer receber pessoas em sua casa…

Escolha o quarto certo

Para começar, há que escolher o quarto certo. Antes de mais, quantas pessoas vai dormir em sua casa? Uma? Duas? Três? Esta é a primeira pergunta a que tem de responder. O exemplo que lhe damos na fotografia é um quarto perfeito se se tratar de um casal que vai ficar hospedado em sua casa. Deve “oferecer-lhes” um quarto com luz, convidativo e com as condições necessárias para que tenham uma boa estadia. Meta-se sempre no lugar dos seus hóspedes e pense em que condições gostaria de estar. Até pode não ser um quarto grande, desde que seja confortável, acolhedor e tranquilo.

Embeleze a cama

As próximas duas dicas que lhe damos estão muito relacionadas. Primeiramente, vamos falar-lhe da importância se embelezar a cama. A cama é, na maioria das vezes, o ponto central do quarto. Quando entramos num quarto, olhamos logo para a casa. Aliás, quando chegamos a um hotel, a tendência é olhar para a cama e sentarmos-nos nela para perceber se é confortável. Verdade ou mentira? Por isso, lençóis, colcha e fronhas lavadas são essencial mas não só! Disponha as almofadas de forma bonita, não escolha tons muito fortes nem misture muitas cores – deste modo terá a certeza que qualquer hóspede gostará e que se sentirá bem e “em casa” – e, se possível, tenha um colchão confortável! Nesta fotografia pode ver um projecto de decoração de Ana Cordeiro, que opta pelo branco e duas almofadas amarelas, bem como linhas amarelas presentes no edredon e das almofadas, conjugadas com o azul do papel de parede. Para completar a parede temos um elemento decorativo muito bonito, pendurado em cima da cama. O amarelo das almofadas liga também muito bem com o candeeiro dourado.

Decore com moderação

Como foi dito anteriormente, devemos embelezar a cama e o resto do quarto, para os nossos hóspedes se sentirem confortáveis, à vontade e “em casa”. Mas… nada de exageros! Tons suaves, luz, um cheirinho agradável e umas almofadas bonitas é suficiente! Tal como vemos neste projecto do atelier Home Staging Factory, este seria um quarto perfeito para dois hóspedes ficarem na sua casa, e não deixa de ser um quarto com uma decoração muito simples. Tendo como base tons beges/acastanhados e branco, é um quarto tranquilo e acolhedor, cuja cama dá vontade de dormir depois de um dia animado com a família e/ou amigos.

Disponibilize gavetas e armários

Um ponto muito importante, do qual não poderíamos mesmo deixar de falar: a arrumação. Provavelmente se tiver hóspedes que fiquem apenas uma noite em sua casa, nem eles próprios quererão tirar a roupas e produtos pessoais das malas de viagem. Por outro lado, se ficarem mais que uma noite, vão gostar de ter as suas coisas organizadas para poderem usá-las e chegar a elas mais facilmente. Todos nós sabemos quão confusa pode estar uma mala de viagem quando serve de nosso armário durante uma viagem, por isso vamos evitar que os nossos hóspedes sintam isso. Vamos disponibilizar-lhe um roupeiro e/ou umas gavetas para que possam arrumar a roupa deles e aceder a ela facilmente. Isso fará mesmo toda a diferença!

Disponha os essenciais de casa de banho

Deve estar a pensar “como é que ainda não falaram da casa de banho?”… Mas nós não nos esquecemos desse pequeno grande pormenor, não se preocupe! Se há algo que é mesmo mesmo importante é disponibilizar os básicos de higiene na casa de banho. Toalhas de corpo, pés, mãos e, no caso de haver algum mulher, toalha para o cabelo também. Champô, gel de banho e sabonete para as mãos é o mínimo. Se quiser sem ainda melhor anfitrião, pode também disponibilizar pasta de dentes (uma que não esteja aberta) bem como amaciador para o cabelo. Certifique-se de que há sempre água quem e… não se pode esquecer de secador! Todos nós odiamos chegar a um hotel e não haver secador para o cabelo… Principalmente as senhoras!

Deixe alguns livros à disposição

Por último, mas não menos importante, sugerimos-lhe que deixe livros ao dispor dos seus hóspedes para se quiserem ler antes de se deitar ou até mesmo, quem sabe, ao longo do dia. Este é o quarto que finaliza este artigo e é, por sua vez, muito acolhedor também. Principalmente pelas almofadas peludas e os apontamentos em madeira que lhe dão um toque rústico, conjugado com um estilo moderno, tornando-o muito convidativo. Os livros estão dispostos à esquerda e direita da cama, sendo de fácil acesso cada pessoa de cada lado da cama.

Qual das dicas achou que pode fazer mais diferença? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!