Riscas horizontais na decoração de paredes!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

É muito fácil transformar o ambiente e a atmosfera de uma divisão com uma simples mudança nas paredes. Portanto, uma das opções que consideramos de maior impacto neste sentido, é a decoração das mesmas com riscas. Já falámos delas anteriormente e percebemos que além de uma tendência é também uma alternativa mais moderna e económica do que a aplicação de papel de parede.

Mais uma vez, as riscas fazem parte do tema de mais um artigo homify. Pintar riscas na parede sejam elas de que cor, dimensão ou orientação forem, podem ser na realidade, a solução para quem quer uma decoração mais personalizada, simples e elegante.

Pintar riscas na parede é um processo criativo e de imensa liberdade para quem o desempenha, pois pode-se escolher quais as cores que queremos conjugar, a forma como queremos que as riscas sejam desenhadas – vertical, horizontal ou diagonal – a espessura que queremos que cada risca tenha, e ainda onde onde queremos realizar a pintura, visto que esta é um tipo de decoração que se enquadra bem em qualquer divisão. 

Alguns exemplos de inspiração nas imagens seguintes!

Horizontais ou verticais?

Paredes  por Dekoori
Dekoori

Tapeta w pasy poziome biało-czarna

Dekoori

Antes de escolher o espaço, as cores e até a dimensão das riscas, pense bem na orientação das mesmas: verticais ou horizontais?

As riscas horizontais dão a um espaço a sensação de alongamento do mesmo em comprimento (ideal para espaços pequenos), enquanto que riscas verticais dão a um espaço a sensação de que o mesmo é mais alto, diminuindo a sensação de espaço muito grande e amplo.

Quanto às cores, tenha sempre em atenção na hora da escolha tendo em consideração a quantidade de luz natural no espaço, isto porque, cores demasiado fortes não são as mais indicadas para espaços com pouca luz natural, devendo-se nestes casos optar por cores mais claras e neutras. 

Sugerimos que se é a primeira vez que vai arriscar no mundo das riscas, ser cuidadoso e evitar cair no exagero, optando por não pintar todas as paredes de um espaço para apenas um ou outra para não deixar a decoração cansativa.

Coleccionar ideias!

Paredes  por Dekoori
Dekoori

Tapeta w pasy poziome srebrno-szara

Dekoori

A base de realização da forma de pintar riscas na parede é sempre a mesma, independentemente do tipo de riscas que irá escolher. A ideia é que faça um plano prévio para saber, por exemplo, qual a cor que quer como fundo das suas riscas e pintar a parede antes de as realizar, ou saber na perfeição que tipo de riscas quer realizar e as cores que quer que as mesmas tenham. 

Aconselhamos que veja revistas e que guarde imagens que gosta de ver essa inspiração aplicada. A homify é perfeita para isso! Atreva-se!

Aposte na tendência do momento!

Parede e piso  por Paper Moon
Paper Moon

Dijon Wallpaper ref 3300073

Paper Moon

Pintar riscas nas paredes de uma divisão é a forma mais simples de dar outra dimensão ao espaço, tanto em termos de percepção do tamanho real, como também do próprio formato. Por essa razão, é fundamental que leve o seu tempo a decidir qual a cor mais adequada, o tamanho e direcção das riscas ou corre o risco do resultado final não ser o melhor. 

Neste espaço também outra tendência aparece aplicada no seu expoente máximo: ramos e troncos na decoração!

Como escolher as cores correctas?

Paredes  por ESTAhome.nl
ESTAhome.nl

StripesXL van ESTAhome.nl

ESTAhome.nl

Escolher as cores para as riscas será uma tarefa que se avizinha difícil, já que no mercado existe tanta variedade de cores e combinações esta tarefa pode tornar-se complicada. Para facilitar a sua escolha pense no tipo de sensações e atmosfera que pretende que a divisão tenha. 

Para que se sinta mais seguro na sua escolha, siga as seguintes dicas: Riscas pintadas com diferentes tonalidades da mesma é sempre uma opção mais segura; cores suaves são mais elegantes e discretas, para além de criarem a ilusão de um espaço mais amplo; cores mais escuras ou vibrantes conferem maior dramatismo e personalidade à divisão, mas também a podem fazer parecer mais pequena; quanto mais evidente for o contraste entre as riscas, mais arrojado irá ficar a solução final. 

Em zigue zague?

Quartos escandinavos por stabrawa.pl
stabrawa.pl

Sypialnia

stabrawa.pl

A direcção das riscas como já referimos anteriormente, pode e altera por completo a percepção do espaço: saindo um pouquinho das riscas horizontais mostramos-lhe uma opção também horizontal mas com mais movimento. As riscas em zigue zague, podem ser uma boa opção quando colocadas estrategicamente apenas numa parede da divisão, como foco de destaque, pois ajudam a criar a ilusão de movimento.

As cores aqui aplicadas – branco e cinzento – são das combinações mais visualizadas em projectos de interiores de decoração dos últimos tempos!

Com textura?

Paredes  por GD Creation
GD Creation

Rénovations d'intérieurs

GD Creation

Numa parede além da orientação das riscas, as mesmas podem conter relevos e destacarem-se no  espaço por essa aparência original. Aqui, uma parede em ripados de madeira de várias cores, colocadas de forma horizontal, além de decorarem o espaço deixam-no também mais mais confortável, pois sabemos à partida que é esse o papel da madeira.

Ainda assim, sabemos que as opções são variadas para este tipo de revestimento de parede.  É verdade que a aplicação de materiais e texturas é um pouco mais trabalhosa e a aplicação de papel de parede pode nem sempre ser a melhor solução, visto que temos optar por modelos existentes.

Parede e piso  por Paper Moon
Paper Moon

Whitewashed Wood Mural ref 8-920

Paper Moon

Por último aqui fica mais um exemplo de uma parede texturada e ainda assim com orientação horizontal! Mais uma vez sugerimos que se rodeie dos melhores exemplos fotográficos e faça a sua escolha ponderada e acertada!

Boa sorte!

Gostou das dicas sobre decoração de paredes? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!