Emoções fortes numa habitação especial

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Sou sentimentalista, sensível e de emoções fortes e este projecto mexe comigo!

A Casa Santiago 49 fica em Espanha e é um encanto de habitação. Ecletismos é a palavra que define o desenho desta habitação. É um projecto resgate e de remodelação que o estúdio Taller Estúdio Arquitectura tomou como desafio para integrar o estilo arquitectónico precedente e um eminente carácter contemporâneo, em uma breve superfície de 100 m2 no centro histórico de Mérida.

O resultado é uma mistura de materiais, texturas, cores, mobiliário e arte que saltam do tradicional para o moderno, escultórico e funcional, tendo como premissa o aproveitamento máximo dos elementos para destacar estilos sem limitar a funcionalidades dos mesmos.

A outra promessa do projecto foi a de integrar os espaços interiores e exteriores, desenhando interiores que criam a sensação de amplitude e integração com o exterior, mas limitando perfeitamente os espaços e os ambientes, estabelecendo o seu próprio carácter e estilo. A intenção do desenho foi presentear o espaço com uma simpática simbiose entre o passado e presente, destacando os elementos mais ricos de cada tempo numa fusão de luz, função e amplitude. E ao que parece, os objectos foram conquistados… quer comprovar?

Jardim escultórico

A zona exterior é reduzida, e a equipa, em vez de a limitar, criou um espaço conciso e perfeitamente explorado – um simpático e relaxante jardim voltado par ao interior do edifício.

Esta pequena área tem os elementos necessários para ser o refúgio diário dos proprietários. A vegetação aparece em grande escala, seja em revestimentos de pavimentos, paredes e plantadores.O mobiliário presente são verdadeiras peças escultóricas e o jacuzzi circular colocado a um canto convida-o a relaxar e a conhecer mais os interiores. Preparado?

Aura especial

O quarto no andar de cima é um deleite visual e as sensações transmitidas preparam-nos para uma surpresa.

De estilo verdadeiramente modernista, com paredes e tecto branco, uma presente característica em toda a a casa é contrastada com o piso em mosaico de cores brilhantes que enquadram a cama de casal. A grande janela da divisão cria uma simbiose perfeita entre o interior e o exterior, e a luz natural e as cores formam uma mistura de sentimentos.

Modernismo e religiosidade

Ainda no mesmo quarto mas noutra prospectiva é possível verificar a imagem que ocupa a cabeceira de cama, uma imagem que se refere à Mãe trabalho e filho de Gustav Klimt um dos maiores expoentes do modernismo. 

A ventoinha de tecto não esconde que em noites de mais calor, é quem salve os proprietários para uma noite mais descansada. Os quadrados em mosaicos que se dispersam no pavimento levam-nos até à casa de banho.

Casa de banho da suite

casa de banho desta suite também é inundada de luz natural e os interiores são totalmente brilhantes e iluminados. Aqui, ainda é visível, ainda que em menor escala, o belíssimo piso de mosaico colorido. A zona de banho, é próxima da janela sendo possível tomar banho e sentir-se completamente ao ar livre.

O lavatório, ou mais parecido com uma pia, é em granito e a sua forma é geométrica e moderna.

Varanda perto do céu

E era esta a surpresa que lhe queria tanto mostrar. Apesar de já ter sido visível em fotos anteriores, agora a perspectiva sob este espaço exterior é geral. O pouco espaço de zonas ajardinadas obrigou a aproveitar ao máximo as breves zonas abertas e misturar funções.

Nesta varanda vs rooftop, o elemento principal é o banco que se converte em canteiro e brinda a um descanso confortável no exterior com o apoio de almofadas. A criatividade não tem limites e a combinação da forma, função e criatividade gera resultados surpreendentes e este é um bom exemplo disso mesmo!

Viagem no tempo

A zona social, no piso térreo, é composta pela cozinha e sala de jantar e estar aberta para o exterior, para o jardim escultórico do qual falei anteriormente. Aqui sente-se a modernidade das linhas e formas rectas e nas cores fortes, onde elementos tradicionais espreitam. Do lado oposto, uma mesa de apoio em pedra típica dos anos 70, contrasta com a cozinha vermelha com detalhes em aço e um brilhante piso de cimento polido e pintado.

Casa de banho oscial

Na casa de banho deste piso, que também existe outro quarto, esta é a casa de banho de apoio. Branca e com pequenos apontamentos de cor, surge uma interessante mistura entre arte moderna e formas curvas e orgânicas. Pequeno e cheio de pormenores e surpresas ao mesmo tempo.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!