De casa caindo aos pedaços a lar fabuloso

Julia Maretto Julia Maretto
La casa de Karen, FGMarquitecto FGMarquitecto Casas rústicas
Loading admin actions …

Muitas pessoas acreditam que uma casa recuperada e reformada possui mais alma do que uma casa nova e moderna. Uma casa reformada dá uma sensação bem maior de um lar. É o que acontece, principalmente nos casos de casas centenárias reabilitadas. 

As casas centenárias conservam têm características opostas bem fortes. Por um lado, são um valioso testemunho do passado: as formas de viver, os tipos de casas e arquiteturas. Por outro lado, são lugares a serem reutilizados, pois ainda guardam características necessárias para a vida moderna. Ou seja, ainda podem ser utilizadas muito bem para a vida moderna.

Com esse lema na cabeça, o arquiteto Fernando García Molino, da FGM Arquitecto, segue reformando e dando novos significados e novas vidas para casas antigas e velhas. Seu lema é: vida nova para as casas velhas.

Venha junto com a homify conhecer o projeto de recuperação de uma casa em Chelva, Valência.

Antes: a fachada abandonada

O sonho do arquiteto, morador de uma cidade pequena na Espanha, é reativar casas abandonadas. Principalmente por causa da crise espanhola, muitas cidades têm ficado com casas abandonadas ao léu, sem ninguém. 

É o caso dessa em Arrabal de Chelva, há muito tempo abandonada, sem ninguém, que estava em péssimas condições, quase caindo aos pedaços. A estrutura estava se deteriorando. As paredes infiltradas com umidade, as vigas de madeira se despedaçando.

Depois: a fachada recuperada

O branco da nova fachada se destaca. Atá a rua ganhou nova vida com a reforma dessa casa. A diferença entre o antes e depois é gritante, como podemos ver nessa foto de Ben Lustenhouwer.

O branco típico do estilo espanhol, somado à nova sacada criada na fachada não só são surpreendentes, como também iluminam muito bem o novo lar. 

Antes: a cozinha

A cozinha antes da reforma estava realmente em um estado deplorável. O estado das paredes era horroroso. Não havia mais revestimento nas paredes. Muitos lugares estavam quebrados e literalmente caindo. Mas o arquiteto percebeu que essa cozinha poderia virar algo inesperado!

Depois: cozinha toda reformada

A nova cozinha manteve o estilo com vigas de madeira aparentes. As paredes e pisos foram todos recuperados. A bancada e os armários ganharam novas estantes, mas tudo mantendo um estilo rústico. Prova disso são os armários abaixo da pia e a escolha por azulejos azuis claros. 

Depois: sala de estar eclética

Uma curiosidade do projeto é que os próprios proprietários participaram trabalhando na reforma, trabalhando  sala de leitura. E esse é o tomo de toda a decoração da casa: um ambiente intimista cheio de história. O importante é criar uma decoração aconchegante com muita história para contar. Por isso, a manutenção de grandes portas de madeira escura, a mesma madeira das vigas estruturais do teto. 

Depois: quarto

O quarto ficou bem prático e simples. Ao gosto dos moradores. A estrutura da cama em madeira clara não compete com o ponto alto desse quarto: o teto ondulado típico da arquitetura espanhola. Paredes onduladas aconchegantes para um sono mais tranquilo. 

Antes: o teto

O teto não possuía forro algum e o revestimento das paredes, já por natureza irregulares, estava em péssima situação. Aqui, o arquiteto teve que intervir muito rápido e com maestria. 

Depois: sala de estar no teto

A solução encontrada foi criar um forro de madeira rústica, mas em cor clara para o teto. Isso aproveita bem o pé direito alto do cômodo e cria um mezanino espaçoso. Aqui, optou-se, em contraste com as paredes irregulares mantidas no quarto, por refazer as paredes, agora lisas e modernas. 

Depois: mezanino encantador

Por ser um cômodo no teto, em estrutura 360°, pode-se criar vários ambientes em um só. Nesse canto, um charme só. Uma pequena lareira com poltronas de diversos estilos criam um ótimo canto para relaxar e curtir noites de friozinho. Interessante também a ideia de usar uma luminária no meio das poltronas, bem baixa, quase na altura da lareira. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista