Casa cubo com arquitetura de arrasar

Julia Maretto Julia Maretto
Cube House, Studio MK27 Studio MK27 Casas modernas
Loading admin actions …

A forma cúbica é muito importante na arquitetura. O cubo, além de tendência estilística, representa a pureza e a simplicidade da forma geométrica. Essas linhas expressam personalidade e ainda funcionam como um parâmetro essencial para a estrutura, em termos de sustentabilidade energética. 

Intuitivamente, percebemos que um fator importante para gerar efetividade de formas é o uso de volumes e superfícies com menos expansão para dentro ou para fora, ou seja, compacta. 

O projeto a seguir, do famoso escritório de arquitetura Studio MK27, de São Paulo, é um ótimo exemplo do uso da forma cúbica na arquitetura. Um projeto de casa moderna, autêntica e inovadora. Os interiores são de Diana Radomysler e as fotos de Fernando Guerra.

O jogo entre volumes, superfícies expostas e aberturas é impressionante: estética ímpar! 

Formas geométricas claras

Uma volumetria bem delimitada e formas geométricas bem claras são as linhas definidoras desse projeto maravilhoso. A fachada principal é um verdadeiro cubo de concreto suspenso em uma faixa metálica aparentemente frágil, frente à condensação do concreto. Exatamente o efeito que os arquitetos Marcio Kogan e Suzana Glogowski buscavam. As grandes janelas abrem o cubo em uma perfeição bem cortada, seguindo o mais exuberante conceito de desconstrução de volumetria. 

Perfeição paulistana

No meio da cidade monstruosa, a cidade de concreto que é São Paulo, essa casa é um praticamente um manifesto artístico. Também feita de concreto, mas com uma brincadeira entre o peso e as linhas duras com a leveza de formas e texturas. Em volta por um jardim tropical e uma piscina instigante, a casa representa uma estética controlada, moderna, mas ao mesmo tempo convidativa.

Primeiro andar

O grande cubo de concreto foi aos poucos desconstruído para comportar uma casa. A parte de baixo do cubo é o local da sala de estar e da cozinha. Esse grande espaço amplo é sustentado por pilotis redondos que seguram sozinhos a casa cubo superior. 

Conectados

Os espaços são todos conectados. A sala de estar e a sala de jantar ficam no térreo, sem uma clara linha de divisão entre elas. A separação é feita por meio da decoração. A grande estante branca é o que delimita as escadas para os dois pisos superiores da casa. As portas todas se abrem para o jardim e para a visão da piscina. Maravilhoso!!

Cubo flutuante

A casa cubo se aconchega no jardim bem desenhado com a ajuda da piscina. A faixa inferior é subtraída da parte superior por um trabalho arquitetônico incrível. Em vez de paredes de concreto ou tijolo, um véu metálico super delicado feito de portas deslizantes que se abrem completamente. A iluminação ajuda a valorizar o efeito, especialmente à noite. 

Escadas contemporâneas

Dois lances de escadas conectam o primeiro andar às áreas onde estão os quartos, escritório, banheiros e closets. A delicadeza é criada com escadas vazadas e mistura de materiais. Um lindo exemplo de escadas modernas maravilhosas!

O quarto

No terceiro andar, onde está a suíte principal, uma grande janela retangular ilumina o quarto. Piso de madeira, uma janela enorme e portas de correr que se abrem para dentro da parede criam o estilo minimalista e um efeito maravilhoso para a decoração.

No segundo andar, algumas aberturas quebram o concreto e dão acesso aos espaços íntimos, principalmente para os quartos. Os cômodos quadrados são rompidos por três janelas do mesmo tamanho voltadas para a piscina e uma para o fundo, onde há uma sala de TV.

Escritório

Ainda no terceiro andar, além do quarto, tem ainda espaço para o escritório, que percorre o cubo de um lado ao outro em forma de paralelepípedo em todo o andar. Com janelas em ambos os lados, a luz natural ajuda a iluminar bem o espaço.  

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista