Como atrair vida selvagem para o seu jardim

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Numa sociedade cada vez mais urbana e industrial os jardins tornaram-se para muitas pessoas o único elo de ligação à natureza. São fonte de equilíbrio e bem-estar, e por isso enchem-se de plantas exóticas e estátuas maravilhosas. Mas nessa busca de beleza a natureza verdadeira fica muitas vezes esquecida.

Mais do que um espaço perfeitamente organizado, com vasos e relva aparada, ter um jardim pode ser uma oportunidade única para criar um verdadeiro ecossistema, com plantas, mas também com animais. E poderá acordar todos os dias com o xilrrear dos pássaros, espreitar com os seus filhos a visita de um ouriço-cacheiro ou ver os girinos no lago.

Sem cair em exageros, pode facilmente seduzir pequenos roedores, répteis, batráquios, insetos e aves para o seu jardim, tornando-o num refúgio de vida e cor, para repousar da vida entre quatro paredes.

Tem um jardim amplo? Sempre sonhou poder ver lá animais, sem ser dentro de uma gaiola? Nós ajudamos! Acompanhe-nos neste artigo para descobrir formas simples de atrair vida selvagem para o seu jardim.

Mantenha estruturas antigas (velhas paredes ou cabanas)

Nada afasta mais aves e abelhas do que construções novas e com cheiro de tinta fresca! Pelo contrário a antiga pedra rústica é natural e rica em pequenos orifícios e rugosidades que servem de abrigo para aves, abelhas e pequenos répteis. Por isso, se no seu jardim ainda tem algumas estruturas de pedra antiga, como muros ou antigas palheiras tradicionais, não as remova. Mesmo que a sua casa seja totalmente nova é possível integrar essas estruturas na paisagem exterior. Plante hera junto às paredes, como vê na imagem, e rapidamente conseguirá um pequeno santuário de vida animal à sua porta.

Construa pilhas de troncos em madeira para encorajar a biodiversidade

Outro habitat muito atraente para a vida selvagem é a madeira em processo de apodrecimento. Pode parecer estranho, mas uma pilha de madeira ou uma estrutura de madeira velha, e não tratada, dá ao seu jardim um ar rustico ao mesmo tempo que proporciona abrigo e alimento para insetos, que por sua vez atraem aves e pequenos roedores como o ouriço-cacheiro, que pode mesmo transformá-la em abrigo permanente!

Para além disso a madeira em apodrecimento é um excelente meio de suporte e alimentação para o crescimento de cogumelos selvagens. Tenha no entanto atenção com as crianças, pois esses cogumelos podem ser venenosos!

Construa um lago

Um lago, ou mesmo um tanque, proporciona um local ideal para a vida selvagem se instalar no seu jardim! Se per em construir um lago pondere construir algumas zonas rasas. Isto vai permitir o acesso e instalação de cágados, rãs e sapos. Podem parecer repugnantes, nós sabemos. Mas lembre-se de que estes animais são de extrema importância em qualquer jardim, pois comem insetos, colaborando assim na eliminação de pragas que podem destruir as suas plantas.

Se optar por colocar peixes certifique-se de que usa espécies adequadas, e de que o seu número não é excessivo, para evitar a total depredação dos ovos dos anfíbios.

Os lagos devem ser limpos regularmente para evitar a acumulação de resíduos e de águas estagnadas, mas evite a todo custo utilizar produtos químicos nessa limpeza pois irão destruir a vida selvagem.

Gostou da ideia de ter um lago no seu jardim? Veja mais ideias lendo o artigo ’Jardins com lagos artificiais’.

Coloque alguns comedores para pássaros

Jardim  por Green & Blue
Green & Blue

Birdball Belle Feeder

Green & Blue

Melros, pardais, tordos, verdilhões, tentilhões… Estas são apenas algumas das espécies de aves, muito vulgares em Portugal, que pode ter a esvoaçar no seu jardim e a presenteá-lo com lindas melodias. Para isso basta fornecer-lhes alguma comida. Esta medida é boa para todo o ano, mas sobretudo no inverno, em que os alimentos escasseiam.

As misturas de alimentos podem incluir sementes, pedaços de frutas, amendoins e até pedaços de pão que sobrem das suas refeições. 

Pode optar por atirar os alimentos para o chão, mas isso gera uma grande quantidade de detritos. O mais simples é colocar os alimentos em comedores próprios, como os que vê na imagem, ou fazer o seu próprio comedor para pássaros. E não será má ideia fornecer também alguma água limpa para que possam beber ou mesmo banhar-se…

Um pequeno investimento que será pago em beleza!

Encorajar as abelhas plantado flores ricas em nectar

Moradia Privada: Jardins rústicos por OpenGreen
OpenGreen

Moradia Privada

OpenGreen

As abelhas são fundamentais para a subsistência dos ecossistemas. Elas são as principais responsáveis pela polinização, ou seja pela reprodução das espécies vegetais, e sem elas não existem plantas. São mesmo vitais para a subsistência da humanidade e sem elas não haveria alimentos. Por isso nada melhor do que encorajar o aparecimento de abelhas no seu jardim plantando flores ricas em néctar!

Plante salva resistente, redbeckia, nepeta, dentes de leão ou lavanda. Mas também ervas aromáticas como o alecrim, o rosmaninho ou o tomilho. Escolha árvores de fruto, como a cerejeira, o castanheiro ou a tília.

Além de abelhas, as flores destas plantas vão também incentivar o aparecimento de borboletas e outros insetos a que foram atribuídas tarefas de fertilização pela mãe natureza.

E se sentir vontade e tiver disponibilidade quem sabe não decide dedicar-se à apicultura como passatempo…

Deixe um monte de folhas num local isolado e com sombra no seu jardim

Jardins rústicos por Solitair


E por fim, uma boa forma de atrair bicharada para o seu jardim é deixar um monte de folhas num local isolado, sombrio e húmido do seu jardim.

Durante os meses de outono aproveite as folhas caídas e faça um monte de compostagem. Isto irá atrair minhocas, vermes, e besouros e outros insetos, que servirão de alimentos a pássaros e pequenos mamíferos como ouriços e ratinhos do campo. Se estiver num canto húmido vai atrair também sapos e rãs, que ajudarão a controlar outras pragas!

Todas estas medidas irão transformar o seu jardim num ecossistema vivo, num organismo que respira e muda a casa dia. Só tem de resistir à tentação da perfeição…

Colocar casas para pássaros, adequadas às espécies da sua zona

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Outra forma eficaz de atrair pássaros para o seu jardim e quiçá assistir à sua vida de um local privilegiado é oferecer-lhes locais de nidificação E para isso nada melhor do que instalar algumas casas para pássaros, como estas utilizadas pelo ’MUDA Home Design’, num projeto de jardim de bambus.

Fornecer a pássaros selvagens um ninho adequado pode incentivá-los a voltar ano após ano, enchendo o seu jardim de beleza e harmonia.

Deve adequar o tamanho das casas que instalar às espécies que nidificam na sua área, mas também às espécies que deseja atrair. Pardais, tentilhões e piscos são aves pequenas que nidificam no nosso país e não costumam recusar um bom T0 gratuito.

Dependendo do tipo de caixas que definir, assim vai atrair uma maior ou menor variedade de espécies de aves. E o local onde as vai colocar também é de extrema importância para ser bem-sucedido a atrair determinadas espécies, como por exemplo o pisco, que gosta de nidificar em zonas sombrias e com alguma humidade, como bosques fechados, jardins frondosos e matas ribeirinhas.

No entanto, existem algumas características que todas as casas para pássaros devem incluir. Elas devem ser isoladas, com paredes grossas de madeira não tratada. Devem ainda ter buracos para ventilação e drenagem, e incluir um telhado para proteger contra a chuva.

Conte-nos que animais visitam o seu jardim, e como os atraiu!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!