homify 360º: Uma casa modular, pré-fabricada e ecológica

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Embora a definição de casa modular possa ser um termo ainda pouco familiar, o conceito é muito mais fácil do que imagina. A casa modular é, simplesmente, um pré-fabricado que consiste em secções criadas por módulos. Uma vez que estes módulos estejam concluídos, seja em madeira ou em qualquer outro material, serão transportados para o local da construção onde se montará a casa. Se podemos dizer que todas as casas modulares são pré-fabricadas, já o contrário não corresponde à verdade, ou seja, nem todas as casas pré-fabricadas têm a particularidade de ser montadas em módulos.

Temos mencionado várias vezes que o preço dos imóveis está a aumentar, mostrando que existem soluções de habitação a preços acessíveis e que lhe garantem funcionalidade e conforto, sendo um exemplo disso a construção de casas pré-fabricadas. Ao contrário do que acontecia no passado, as habitações pré-fabricadas modulares apresentam-se ainda mais personalizáveis, funcionais, confortáveis e acolhedoras.

TECNOLOGIA ECOLÓGIA

Desengane-se quem pensa que a casa modular é uma espécie de casa sobre rodas. As casas pré-fabricadas e casas móveis, mesmo não estando permanentemente presas a uma base fixa, não deixam de ser consideradas como objectos imobiliários. Quanto aos preços, a verdade é que são muito mais acessíveis do que as casas tradicionais, andando à volta dos 1.200 euros por metro quadrado.

A casa que hoje lhe mostramos, criada pela Build Different, foi construída por seis módulos diferentes, transportados e montados na cidade escocesa de Aberdeen. Ao olhar para ela, reparamos, de imediato, na grande quantidade de painéis solares instalados no telhado. Além de ser modular, esta casa é também uma construção amiga do ambiente e que respeita os princípios do design ecológico. Esta característica provém de um rigoroso controlo de eficiência energética a fim de reduzir as emissões de carbono do edifício. O resultado final é uma casa com design moderno, com um preço altamente acessível e com um reduzido impacto sobre o ambiente.

Interior de design minimalista

Salas de estar modernas por build different
build different

Schholmasters

build different

Ao entrar no edifício, deparamo-nos com um espaço claro, aberto e com um pé direito alto que proporciona, por certo, uma boa qualidade de vida. A beleza das casas modulares não reside apenas na sua acessibilidade, mas também na possibilidade de utilizar módulos de todos os formatos e tamanhos, o que nos oferece um resultado final totalmente original.

Rapidez de construção e beleza

Salas de estar modernas por build different
build different

Schoolmasters

build different

Construídas em fábrica, estas casas estão disponíveis e prontas a habitar num tempo muito mais curto do que as casas clássicas construídas no local, evitando até atrasos típicos que podem ocorrer devido a diversos factores como por exemplo as condições climatéricas adversas.

Como se pode ver, o interior desta casa é verdadeiramente espectacular e apresenta uma funcionalidade, conforto e beleza proporcional à rapidez com que foi montado. O branco brilhante das paredes e do tecto com um toque de cor nos detalhes decorativos tornam a atmosfera elegante e sofisticado.

Cozinha moderna

Salas de jantar modernas por build different
build different

Schoolmasters

build different

Nesta imagem, percebemos perfeitamente como o ambiente brilhante e arejado passou da sala de estar para a cozinha moderna e confortável. Uma vez mais, estamos perante um espaço onde o branco e a luz dominam. Uma organização perfeita e um sistema de arrumação bem pensado e inteligente ajudam a manter o espaço funcional. Alguma vez imaginou que seria possível ter tanta elegância numa casa pré-fabricada?

Aquecimento em biomassa

Salas de estar modernas por build different
build different

Schoolmasters

build different

Os fogões de biomassa são a forma perfeita de aquecer a casa nos Invernos frios e longos como os da Escócia. São alimentados com combustíveis de biomassa, um produto natural normalmente criado a partir de aglomerados de madeira, mas que pode ser de qualquer outro material orgânico, tal como milho. Estes recursos têm provado ser altamente convenientes para o aquecimento constante durante os meses frios. Elegantes e funcionais, os fogões de biomassa nunca serão um empecilho, mas sempre uma mais valia na decoração dos espaços de sua casa.

Casa de banho geométrica

Casas de banho modernas por build different
build different

Schoolmasters

build different

As linhas geométricas perfeitas e os tons neutros são os elementos dominantes desta moderna casa de banho. O espaço destaca-se não só na forma, mas também nos aspectos mais práticos. A electricidade é fornecida por painéis solares e existe um reservatório de água com capacidade para 500 litros, também ele aquecido a energia solar. Neste espaço funcional a electricidade produzida de forma ecológica é utilizada a 100%, garantindo uma das principais características da casa: ser amiga do ambiente.

Uso de vidro temperado para isolamento térmico interior

Casas modernas por build different
build different

Schoolmasters

build different

A orientação da casa, virada a sul, assegura que os painéis solares estão expostos de forma a receber o máximo de luz solar e que o interior tem toda a luz natural possível. Todas as janelas e portas são de vidro triplo temperado de forma a garantir máximo isolamento e um sistema de recuperação de calor que mantém o ar interior quente no inverno e fresco no verão. Uma técnica de construção moderna, ecológica e inteligente. 

Imagina-se a viver nesta casa? Acha que a preocupação ecológica é uma mais valia na arquitectura? Comente na caixa de comentários abaixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!