Como re-criar a partir de materiais usados!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Nos dias que correm, toda a gente sabe o quão importante é não desperdiçar dinheiro. Independentemente do que fazemos para conseguir cumprir todos os nossos compromissos mensais, há uma tendência natural para não gastarmos todo o orçamento e, se possível, pouparmos algum dinheiro para o próximo mês. Ainda assim, os imprevistos acontecem: o sofá que se estraga, uma cadeira que se parte ou até uma cama boa que já não é necessária. E o que fazer a isto tudo? Deitar fora pode ser uma opção, no caso de não haver possibilidade de recuperar e/ou transformar para que seja utilizado com outro intuito – caso contrário, a melhor opção é parar e pensar no que pode criar de novo através de uma mobília velha! Está preparado para isso? É que o artigo de hoje vai ser inteiramente dedicado a dar-lhe ideias para recuperar e reciclar aquele mono que lá tem em casa! Desencante as suas ferramentas lá da arrecadação, tire o pó daquele armário velho e encostado a um canto e deixe que a sua criatividade leve a melhor! Mesmo que no final o resultado não seja exactamente o esperado, relaxe: para além de ganhar experiência, admita que ainda teve uma dose de diversão!

Casa feita de contentores

Casas modernas por Studium Saut Arte & Interiores
Studium Saut Arte & Interiores

Loft Sustentável – Ambiente da Casa Cor SC 2015

Studium Saut Arte & Interiores

Quer seja para a sua casa principal, quer seja para uma casa de férias ou de fim de semana, a aquisição de contentores pode fazer duas coisas por si: construir uma casa modular à sua medida e com isto permitir que poupe algum dos trocos das suas poupanças! Dependendo da dimensão dos contentores e do espaço que necessita para a sua família, poderá precisar de pelo menos quatro que se possam conjugar. Os contentores usadas são naturalmente mais baratos, pelo que tornarão o seu projecto ainda mais low cost. Há até já gamas preparadas para serem transformadas em habitações, pelo que (ainda que possam encarecer), são mais aconselháveis para este tipo de ideia. Para mais informações sobre este tema, consulte o nosso artigo Casa contentor: alternativa de baixo custo e analise os vários pormenores que deve ter em conta antes de enveredar por este caminho.

As paletes são muito versáteis!

Comecemos pelas paletes: como já deve ter reparado, as paletes são um material que está muito na moda. Quer pelo seu encargo, quer pela facilidade com que se transformam nas mais variadas peças de mobiliário, têm sido muito procuradas, principalmente no que toca a criar mobília. Desde mesas a armários, passando por camas, estantes e mesas, tudo é válido para encaixar as paletes no nosso dia-a-dia e no nosso ambiente familiar! E não é que lhes assentam na perfeição? Se quer um look mais descontraído, a opção por este tipo de mobília dará com certeza o toque de que a sua sala, o seu quarto ou a sua cozinha necessitam! Pode manter as paletes ao natural ou mais tratadas, conforme o seu gosto. Além disso, pode pintá-las das cores que quiser, para as tornar ainda mais personalizadas. Tenha apenas em atenção a origem das paletes que adquirir e se são adequadas para a utilização dentro de casa.

Um novo sofá feito de uma banheira velha

Neste nosso artigo, as loiças da casa de banho também não escapam! Se já fez alguma vez a remodelação da sua casa de banho apenas para a modernizar, é natural que lhe tenham sobrado a banheira, o bidé ou talvez a sanita. Será que guardou alguma destas peças? Se sim, pode já pensar em tirá-la e recuperá-la de uma maneira impensável e que fará com que os seus amigos falem sobre isso durante anos e anos! Claro que aqui provavelmente precisará de ajuda de um profissional ou de maquinaria específica, mas pode cortar o topo da sua banheira e transformá-la na nova poltrona da sala ou fechar o fundo da sanita e instalá-la no seu jardim para criar um novo canteiro para as suas flores. Já tinha pensado nisto?

Ideias de arrumação com mobília reutilizada

Esta é também uma ideia simples que muitas vezes não é posta em prática por termos alguma dificuldade em pensar fora da caixa – mas acredite que o que custa mesmo é começar; a partir daí, sempre que olhar para uma televisão antiga não vai conseguir deixar de pensar numa alternativa para lhe dar uma vida totalmente diferente! Vejamos este exemplo e como de uma telefonia antiga se fez rapidamente um mini bar, não perdendo a classe dos tempos antigos! Para que os móveis não sejam alterados em vão, estude as hipóteses, veja se é possível aplicá-los à sua nova ideia e faça todos os reparos necessários para que nada abane ou falhe. Ao deixá-los com as cores e materiais originais, permite que a sua nova função se destaque ainda melhor, mas pode sempre alterá-los para que se enquadrem melhor na sua decoração.

Uma nova pintura pode realmente fazer a diferença!

Sala de estar  por homify
homify

Summer's day Sun

homify

Esta é uma das ideias que, na nossa opinião, facilita a sua introdução neste mundo da recuperação, reutilização e reciclagem de mobília: a simples alteração da pintura de uma peça! Claro que não é tão simples e linear como pegar numa trincha, decidir a cor e aplicá-la no mobiliário, mas estamos aqui para o ajudar. Efectivamente, o primeiro passo será o de decidir qual é a nova cor a aplicar. Após isto, ver qual é o diluente indicado para aquele tipo de tinta (água, diluente sintético… ) e adquirir trinchas indicadas para esse diluente. Antes de aplicar o que quer que seja, lixe a peça com uma lixa fina de acabamento para que a superfície esteja lisa aquando da aplicação da nova pintura. Após este passo, não se esqueça de reparar possíveis fendas ou quebras, aplicar uma tinta primária indicada e só depois de tudo isto aplicar finalmente a cor escolhida. Se houver alguma parte que vai querer de outra cor, proteja-a com fita adesiva apropriada ou com outro material que não permita a mistura de ambas a tintas. Sugerimos que comece pelas cores cujos erros consigam ser mais facilmente corrigidos com a pintura da outra.

Qual foi a ideia que mais lhe agradou? Diga-nos, na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!