Um atelier artístico convertido num fantástico loft!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

É directamente de Madrid, que lhe trazemos esta fantástica reabilitação de um antigo atelier artístico com alma industrial convertido numa habitação super moderna! Um projecto de Beriot, Bernardini Arquitectos. A proposta seria a de reabilitar um dos mais escassos atelieres artísticos do século XX na zona da Atocha, em Madrid, preservando as qualidades do espaço original conferindo-lhe, no entanto, uma nova comodidade adequada ao novo uso habitacional.

Antes: um local abandonado…

Foi a partir deste local que se desenvolveu todo o projecto. A recuperação das estruturas metálicas e das partes em madeira, foi um dos pontos-chave do projecto. Foi ainda disposto sobre o revestimento de madeira, um isolamento térmico de modo a assegurar uma temperatura estável naquele lugar, que se caracteriza pelo seu grande pé-direito e espaço realmente amplo.

Depois: Nova alma!

O resultado? Um fantástico loft com ambiente industrial.  Este é o principal espaço da habitação, que se destaca pelos três elementos dispostos linearmente. Estes três volumes, solucionam todas as necessidades de arrumação e armazenamento da casa. Estes elementos possuem, deliberadamente, alturas, formas e cores distintas, inserindo assim, no interior da habitação, uma multiplicidade espacial que se destaca pela sua volumetria e materialidade distinta. A cor escolhida para complementar a intervenção foi o vermelho.

Depois: Sala de jantar

Aqui podemos ver uma perspectiva da cozinha e sala de jantar. Estes espaços destacam-se pela sua conformação através de planos e linhas rectas que conformam e dividem as várias zonas da casa. A linearidade perspética é acentuada recorrendo a uma mesa longitudinal e branca. A geometria dos planos, foi pensada milimétricamente, desde as caixilharias dos vãos exteriores até aos planos interiores realçados com cores e volumetrias distintas.

Depois: cozinha!

A cozinha, com linhas modernas, procurou manter a linguagem estética dos restantes espaços da habitação, complementando com detalhes em aço inox, que conferem sempre um look industrial e moderno. Um local pequeno mas prático, funcional e iluminado!

Depois: uma sala com vista

Aqui podemos observar outra perspectiva da fantástica sala de estar, com um pé direito altíssimo, que é tão característico destes espaços de natureza industrial. A decoração acolhedora confere ao espaço um ambiente caseiro e confortável. A escolha das cores foi também fundamental neste processo. Nos grandes envidraçados a norte e a sul, colocaram-se novas caixilharias com vidros duplos reforçados, de modo a assegurar, uma vez mais, um isolamento térmico adequado à habitação.

No exterior…

Do exterior, o ambiente industrial e moderno afirma-se numa linguagem que combina uma materialidade distinta. Entre o metal, o vidro e a madeira, é de facto o ar arrojado que destaca esta habitação. Quem não gostaria de viver num atelier típico do século XX?

Depois: um espaço de trabalho

Aqui lhe mostramos o local de trabalho, com uma vista fantástica para uma rua do bairro típico de Atocha. A madeira, enquanto material de revestimento, acaba por tornar este lugar num espaço realmente confortável e calmo para actividades de trabalho e que requerem alguma concentração. Repare como os vãos são acessíveis até a uma altura à escala humana. Se gostou deste espaço confira aqui como criar o seu próprio escritório em casa!

E ainda: um fantástico terraço!

Terminamos este artigo com uma fantástica perspectiva do terraço que complementa este projecto com um espaço exterior simples mas extremamente agradável. 

O que achou desta grande transformação?

O que achou deste artigo? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!