10 decorações em gesso que modernizam ambientes

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Existem muitos elementos que contribuem para a decoração da casa. Os acessórios escolhidos, os revestimentos usados, as cores das paredes e, até mesmo, a disposição dos móveis em cada ambiente. Mas existe um detalhe que pode fazer toda a diferença e, muitas vezes, é deixado de lado: o tecto. O tecto é capaz de dar aos ambientes um toque de charme e originalidade.

A iluminação é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes na decoração de ambientes. Este detalhe pode valorizar imenso o espaço, proporcionando um efeito impressionante e acrescentando estilo e originalidade. Há diversas alternativas para iluminar um ambiente, entre a utilização de luminárias, lâmpadas, focos, sancas, candeeiros pendentes e até a iluminação da luz solar.  Quando uma casa possui um pé direito muito alto, o forro de gesso é uma alternativa para quem procura um ambiente sofisticado e moderno. O material pode ser combinado com um projecto de iluminação, ganhando uma estética bastante interessante. Além disso, o gesso permite diversas criações de forro, rebaixamentos de tecto, divisões e molduras, sendo bastante leve e fácil de instalar.

Dos exemplos citados, o rebaixamento do tecto é uma excelente alternativa que traz proximidade e sensação de aconchego à casa, influenciando também a sensação térmica e acústica do espaço. O uso de aberturas no gesso permite uma boa distribuição de luz, criando pontos que favorecem a iluminação da divisão. As molduras também possuem funcionalidade, ajudando a esconder os cabos eléctricos e funcionando ainda como excelente ideia de decoração moderna e inteligente para diversos tipos de ambiente.

Veja neste artigo algumas ideias de decoração em gesso para a sua casa.

Para a sala da televisão

Para a sala da televisão, o arquitecto Aquiles Nícolas Kílaris projectou uma estrutura de gesso curvilínea, que acompanha a curvatura da parede, garantindo um efeito nobre e diferenciado para este espaço. A zona da iluminação é aberta, voltada para a frente da sala, fazendo com que a luz venha de dentro para fora, causando o efeito brilhante e aconchegante ao ambiente.

Linhas minimalistas

Nesta sala de estar em estilo minimalista, os móveis na cor branca sobressaem ainda mais e dão um aspecto moderno ao ambiente devido à iluminação que existe no espaço. A estrutura de gesso em formato quadrado e aplicada no tecto, possibilita a passagem de luz mais fria pelas frestas, fazendo conjunto com os quatro spots de luz mais amarelada que se localizam nas extremidades da placa de gesso. Tudo isto cria um clima sofisticado e mantém a linha minimalista neste ambiente de convívio familiar.

Destaque dado pela luz

Nesta sala multimédia colorida, a iluminação faz toda a diferença, oferecendo uma sensação mais jovial e quente. As sancas invertidas destacam a luz voltada para as paredes. O espaço possui luz directa criada por spots embutidos que realçam a decoração ousada e descontraída. Este divisão é fruto de um projecto assinado pelos arquitectos de interiores Anna Maya & Anderson Shusser, para a Casa Cor Santa Catarina.

Luz intimista

iluminação indirecta do forro, reflectida pelo ligeiro desnível do gesso nas laterais, não atrapalha quem está na cama, gerando um ambiente mais confortável e leve para o espaço. Enquanto isso, o candeeiro direccionado na lateral da cama, garante um foco mais preciso, difundindo uma iluminação mais íntima. O desenho do gesso no forro centraliza a cama e cria uma composição harmoniosa para o quarto de casal.

Tecto clássico

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Num ambiente clássico, o tecto possui a decoração em gesso mais elaborada. Esta é uma boa opção para quem não gosta de um ambiente com aparência moderna e luzes direccionadas. O gesso pode ser instalado directamente no tecto criando molduras bastante bonitas e que dão um toque diferenciado e clássico a espaços como o desta sala de estar.

Tecto em curvas

Neste projecto, o gesso em formato curvo não só tem embutida toda a iluminação indirecta, proporcionando um ambiente mais requintado, como também enriquece a decoração deste quarto de jovens. A iluminação do espaço mereceu atenção especial. Embutidos no forro de gesso, o conjunto de trilhos de lâmpadas pendentes, criam focos de luz em alguns pontos, formando um interessante jogo de luzes e sombras e mesclando cores mais claras e mais quentes, o que ajuda a equilibrar o clima e o ambiente do quarto.

Iluminação do closet

A iluminação é, certamente, um grande benefício para o closet, pois permite visualizar melhor o que lá está guardado e, ainda, torná-lo mais elegante. Neste projecto assinado pelo estúdio Projecta Arquitectura, o tecto do closet possui uma estrutura em gesso, com uma placa centralizada, assim como lâmpadas nas laterais que, com um acabamento elegante, valorizam ainda mais este espaço nobre da casa.

Clima natural

Escritórios e Espaços de trabalho  por Plastudio
Plastudio

Mansarda

Plastudio

Neste espaço, a iluminação natural e artificial encontram um equilíbrio perfeito que torna o escritório num local aconchegante para trabalhar e estudar. O desnível de gesso torna a divisão mais baixa e a decoração simples e minimalista permite a entrada de luz natural com mais facilidade. Para além da larga janela que fornece a luz natural, a estrutura de gesso possui ainda dois focos de luz artificial embutida, criada por spots direccionáveis que permitem brincar com a luz e valorizar através da iluminação a zona do espaço que mais nos interessa.

Luz inteligente

Casas de banho ecléticas por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

Suíte Master – CASA COR 2013 – (Fotos Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Neste projecto dos arquitectos do estúdio ArchDesign, de Florianópolis, a casa de banho tem um forro de gesso desnivelado e com recortes. Na parte central, com sancas abertas que iluminam de dentro para fora, a luz é indirecta e mais suave. Já na bancada, usada para cuidados de beleza e higiene, o rasgo no gesso recebe um trilho de luz composto por spots direccionados para os espelhos, evitando assim que a luz incida directamente sobre o rosto e não entre em conflito com a iluminação geral do espaço.

Quarto Lego

Quartos de criança modernos por FLUFFO fabryka miękkich ścian
FLUFFO fabryka miękkich ścian

Klocki z Dots w pokoju dziecięcym projektu Izy Szewc z Fabryki Nastroj

FLUFFO fabryka miękkich ścian

Um quarto de criança deve ser multifuncional pois as crianças, além de dormir neste local, utilizam-no também para as suas brincadeiras. Neste ambiente a utilização do gesso tem uma função decorativa e transforma-se numa divertida maneira de dar vida e cor ao quarto do seu filho.

Este artigo ajudou-o a escolher o tecto de gesso ideal para sua casa? Qual a ideia que mais lhe agradou? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!