Um fantástico chalé em madeira!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Дом из сруба, Ново-Рижское шоссе, Amazing Studio Светланы Панариной Amazing Studio Светланы Панариной Quartos rústicos
Loading admin actions …

A arquitectura apresenta-nos uma leque de possibilidades e soluções quase ilimitado. É possível utilizar diversos tipos de materiais e criar edifícios em todos os estilos que possamos imaginar. Porém, o estilo ideal é aquele que expressa a nossa personalidade e que dá resposta às nossas necessidades. Se é uma pessoa de hábitos simples, se se identifica com o estilo rústico e deseja viver numa atmosfera campestre e tranquila, então uma cabana com estrutura e vedação em madeira é o abrigo perfeito para si.

A homify apresenta-lhe hoje um projecto espectacular de uma cabana de madeira, criada pelo estúdio Amazing Studio Svetlana Panarin e que está localizada numa zona rural da Rússia. Os arquitectos aplicaram uma técnica construtiva apurada de encaixe de toras de madeira que criam uma superfície de textura exuberante e única. No interior da casa também se explora as qualidades estéticas e ambientais da madeira, conseguindo-se assim criar ambientes rústicos e acolhedores.

Veja no nosso artigo mais detalhes e imagens desta casa fascinante construída a partir de toras de madeira em bruto e que mostra toda a técnica construtiva utilizada, assim como a qualidade material e ambiental do projecto.

Fachada principal

À primeira vista, somos surpreendidos pela forma minuciosa como as toras de madeira se encaixam perfeitamente umas nas outras e se cruzam nas arestas da casa, criando esquinas de duas pontas. A técnica apurada é verdadeiramente impressionante e, juntamente com a qualidade do material em estado bruto, confere ao edifício uma aparência rústica e tradicional. A simetria da casa também contribui para o seu aspecto cativante e encantador. Uma base elevada, revestida de pedras, sobre a qual a casa se ergue, serve como forma de elevar o terreno e ajudar a manter a madeira isolada da humidade do solo. Além disto, as pedras combinadas com a madeira, assim como as varandas de guardas em ferro forjado, reforçam o estilo campestre e tradicional do edifício.

Sala

O interior da casa é verdadeiramente apaixonante. Os ambientes sociais – sala de TV, sala de jantar e cozinha – são integrados e, para além da sensação de aconchego e de tranquilidade, a textura natural da madeira e o intenso cheiro que ela tem, intensificam a atmosfera bucólica e romântica dos ambientes. A luz natural que invade o interior pelas diversas janelas distribuídas em todos os ambientes, deixa a textura da madeira ainda mais exuberante e o interior mais aconchegante e confortável. Na sala da televisão, um sofá em forma de “L” e uma rústica salamandra de ferro preto garantem o conforto e oferecem um toque intimista e acolhedor ao espaço.

Sala de estar

A sala de estar recebeu uma atenção especial dos arquitectos, ganhando uma decoração peculiar, na qual se destacam os objectos náuticos, que recordam as expedições dos proprietários em alto mar. O mobiliário rústico e os artigos decorativos, como as almofadas, as cortinas, o tapete de pele e as plantas de interior deixam o ambiente mais aconchegante e criam uma atmosfera intimista e familiar.

Cozinha e sala de jantar

A madeira é o elemento predominante e que unifica todo o projecto. No entanto, cada ambiente da casa é dotado de mobiliário e detalhes distintos que conferem uma personalidade e um requinte únicos a cada espaço. A cozinha e a sala de jantar são integradas e formam assim um espaço único. Na cozinha, armários de madeira rústica de cor branca, detalhes em ladrilho verde e pinturas estilizadas no forro de madeira dão personalidade e elegância ao ambiente. Por sua vez, na sala de jantar, além da mesa e cadeiras de madeira, de estilo rústico, um candeeiro de estilo campestre realça a elegância e a rusticidade.

Quarto

Neste quarto, diversos acessórios e objectos, como as três luminárias de estilo asiático e as duas luminárias artesanais em forma de máscara tribal, incrementam as qualidades estéticas do ambiente e dão uma personalidade única ao espaço. O armário rústico em madeira combina com a textura da parede e ajuda a dar um toque de tradição ao ambiente. Estamos perante um ambiente que abraça o estilo tribal e mistura na perfeição os vários elementos que o compõem.

Detalhes: a simplicidade

Cada pessoa tem uma personalidade, um estilo e um gosto próprios. Mas, ninguém abre mão do conforto e até de um pouco de luxo. Para muitos o luxo é dispor de bens materiais de grandes marcas e elevados preços, para outros o luxo é poder desfrutar dos prazeres simples da vida como poder tomar o pequeno almoço na cama. Neste quarto, o design do mobiliário permite que a bandeja descanse sobre a cama, o que oferece maior funcionalidade e comodidade aos moradores. Detalhes como a cama baixa, o tapete e o candeeiro de chão em estilo artesanal tornam este recanto acolhedor e romântico.

Suite principal

Na suite principal predomina o estilo rústico, obviamente, mas os diversos tecidos e luminárias artesanais incrementam as qualidades estéticas do ambiente com um toque medieval e de romantismo. O destaque do quarto é a cama com dossel de madeira sobre a qual os tecidos de cores de vinho e tons brancos criam uma atmosfera elegante e intimista. As luminárias artesanais, de estilo asiático, complementam a decoração do ambiente e realçam a sensação de aconchego.

Casa de banho

casa de banho também se destaca pela expressividade das superfícies onduladas das toras de madeira sobrepostas. No entanto, devido a questões práticas, painéis cerâmicos nas áreas de maior contacto com a água, dividem o protagonismo com a madeira. Na área do chuveiro, o revestimento de ladrilho nas cores preto e branco dá um toque retro e descontraído ao ambiente, enquanto no lavatório, um painel cerâmico em bege contrasta com a parede de madeira. A bancada de mármore e a estrutura metálica, as louças e a iluminação de cobre realçam o estilo rústico. Por sua vez, o piso de madeira dá mais calor e aconchego a um espaço onde a funcionalidade e o conforto são tão importantes.

O que achou desta casa? Gostaria de habitar uma casa rústica e romântica como esta? Deixe-nos a sua opinião nos comentários.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista