LÁ-FORA, CÁ-DENTRO: Closets rústicos por POLIGONO

Uma surpresa que originou um projecto único!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

O projecto que hoje lhe trazemos é diferente de tudo o que está acostumado. O desafio era aparentemente simples: mobilar um pequeno quarto com 8m2. Até aí, nada de mais, claro que seria desafiante a proposta de maximizar e aproveitar um espaço tão pequeno quanto aquele. 

Pretendia-se assim, construir dois móveis à medida que fossem aparentemente iguais, estando um em pé e outro deitado (a cama). O objectivo seria sempre o de libertar ao máximo o espaço da divisão. Acontece que quando menos se espera, surgem novos desafios com os quais é necessário lidar, e foi precisamente isso que surgiu. O que aparentava ser uma obra simples e rápida acabou por se tornar num projecto bastante mais complexo, venha descobrir o porquê!

Este projecto foi da autoria do atelier POLIGONO. Esta empresa de arquitectura foi criada no ano de 2012 e tem base em Lisboa. Surgiu da ideia de dois arquitectos que possuíam uma visão arquitectónica comum. A POLIGONO apresenta soluções arquitectonicamente distintas que vão de encontro à vontade do cliente.

Veja o resultado final!

Uma surpresa inesperada

LÁ-FORA, CÁ-DENTRO:   por POLIGONO
POLIGONO

LÁ-FORA, CÁ-DENTRO

POLIGONO

Tudo indicava que este seria um projecto simples e rápido no entanto, no início do primeiro dia de obras, foi necessário remover parte do tecto do quarto com o objectivo de fixar um dos móveis concebidos para o local. 

Ao remover parte do tecto da divisão, os arquitectos aperceberam-se da presença de um enorme vazio superior que poderia em muito, auxiliar na resolução de uma das maiores dificuldades deste projecto: a falta de espaço.

A mudança de paradigma

LÁ-FORA, CÁ-DENTRO: Quartos rústicos por POLIGONO
POLIGONO

LÁ-FORA, CÁ-DENTRO

POLIGONO

Foi assim que inesperadamente o paradigma mudou, e numa decisão rápida e impulsiva os arquitectos decidiram abandonar o projecto previamente desenhado e criar um integralmente novo!

A metodologia de trabalho foi alterada para uma completamente nova e distinta que passou a incluir um desenho in situ. In situ significa que o projecto foi definido e desenhado no próprio local da obra. 

Um quarto moderno e espaçoso

LÁ-FORA, CÁ-DENTRO: Quartos rústicos por POLIGONO
POLIGONO

LÁ-FORA, CÁ-DENTRO

POLIGONO

Garantida a qualidade do ar bem como a percepção de um espaço amplo, o projecto começou finalmente a ganhar forma. 

Neste sentido a solução final passou pela construção de um estrado a meia altura, indicando o que viria a ser posteriormente a cama do quarto, e pelo revestimento de um nicho na parede indicando uma área de arrumação, que mais à frente iremos visualizar. 

Detalhes modernos

LÁ-FORA, CÁ-DENTRO: Quartos rústicos por POLIGONO
POLIGONO

LÁ-FORA, CÁ-DENTRO

POLIGONO

Este quarto tornou-se num espaço amplo e moderno onde se consegui reunir todo o conforto necessário. 

O material seleccionado para o revestimento e construção do mobiliário desta divisão foi a madeira. Pelas suas qualidades térmicas e mecânicas, este material costuma ser o favorito no que toca à criação de atmosferas acolhedoras e confortáveis, sendo por isso perfeito para esta divisão da habitação.

Destacamos ainda um elemento distinto presente nesta divisão: o baloiço. É um objecto que marca a diferença nesta divisão e, ao mesmo tempo, proporciona uma experiência dinâmica no interior da mesma.

Um roupeiro perfeito

LÁ-FORA, CÁ-DENTRO: Closets rústicos por POLIGONO
POLIGONO

LÁ-FORA, CÁ-DENTRO

POLIGONO

Como já tínhamos referido, um dos pontos fundamentais deste projecto passou pela conformação de uma área de roupeiro que pudesse proporcionar, ao utilizador desta divisão, a criação de um espaço funcional e de arrumação interior.

Integralmente revestido a madeira, este roupeiro minimalista oferece um espaço funcionalmente diverso e amplo que permite armazenar todo o tipo de roupas, acessórios e objectos diversos.

Amplitude espacial

LÁ-FORA, CÁ-DENTRO: Quartos rústicos por POLIGONO
POLIGONO

LÁ-FORA, CÁ-DENTRO

POLIGONO

Terminamos com uma perspectiva superior desta divisão que nos mostra como de facto, a sensação de amplitude espacial foi activada através de um gesto relativamente simples que foi não mais do que a criação de um grande vazio superior.

Ficou inspirado com este projecto alternativo? Então não deixe de verificar este livro de ideias com 6 truques para o seu quarto ser a divisão mais acolhedora da casa.

O que achou desta atitude projectualmente distinta? Gostou do resultado final?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!