Nesta casa, reina a madeira!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A Casa M4, com 120 m², foi construída na silenciosa zona campestre de Higashisonogi, em Nagazaki, Japão. O arquitecto responsável pela obra foi Masahiko Sato do atelier Architect Show. Segundo o mesmo, o conceito da casa era a criação de espaços abertos e confortáveis sem se comprometer a privacidade e a segurança da família. A principal característica da casa é o uso extensivo da madeira com vários tons e nuances para ligar os diferentes espaços. O recurso à madeira – sobretudo ao cedro vermelho - proporciona um aspecto cálido, acolhedor, dinâmico e elegante à casa. Para além disso, acaba por aproximá-la da natureza e, em termos práticos, por aumentar o isolamento térmico.

Uma casa compacta deslumbrante

Comecemos pela fachada da casa, uma estrutura única e moderna que não deixa ninguém indiferente. A propriedade não tem telhados inclinados e parece erguer-se por via da sobreposição de vários volumes horizontais, cada um com um propósito distinto. Mas esta não é a única característica que a torna única. O seu exterior coberto, em grande parte, por madeira, propicia-lhe um aspecto sublime que tem tanto de moderno, como de quente e natural. 

O pátio

Surpresa! Dentro da estrutura da casa, o arquitecto decidiu criar um belo pátio, completamente vedado e privado, que permite aos moradores passar tempo ao ar livre sem ter que planear viagens longas para fora da cidade. É uma boa solução que pode ter em conta quando projectar a sua própria casa. Repare no acesso ao pátio, através de portas deslizantes em vidro, importantes para deixar entrar uma quantidade generosa de luz natural. 

Encantadora sala de estar

Estamos agora no interior desta maravilhosa casa. Como pode ver, também aqui o uso da madeira sobressai, o que não nos surpreende visto que o exterior nos deixa a saber que este material é o principal protagonista neste edifício. A introdução da madeira garante aconchego aos interiores, aproximando-os da natureza.

Na sala de estar, não podia faltar um sofá grande e confortável que convida a um bom momento de descanso após um dia agitado. Os decoradores optaram por um modelo em cinza, tornando o espaço elegante e moderno.

A sala é estreita, mas longa, e está rodeada por altas traves de madeira na vertical que acompanham as escadas e o corredor. Um jogo rítmico e geométrico maravilhoso.

A cozinha e a sala de jantar

A área da cozinha e da sala de jantar foi configurada de uma forma particularmente engenhosa. O arquitecto quis projectar uma casa que se evidenciasse pela sua funcionalidade que é, efectivamente, notória nestas duas zonas que aparecem interligadas permitindo uma melhor circulação e uma permanente possibilidade de convívio entre os membros da família.

Escadas surpreendentes

Não poderíamos deixar de incluir a imponente escadaria que encontramos no interior desta casa. Através dela, acede-se ao primeiro andar que abriga a zona dos quartos e uma casa de banho. As traves em madeira de que falávamos acima emprestam à zona de estar um sentido de privacidade, mantendo-se, no entanto, o contacto visual entre ambas as áreas.

À noite

Cai a noite e o edifício mantém-se tão bonito quanto de dia. O design incomum da estrutura fica especialmente enfatizado após o anoitecer. Lembre-se de garantir uma iluminação adequada no interior e no exterior. Faz toda a diferença no seu dia-a-dia por tornar a casa mais cómoda e funcional.

A arquitectura japonesa surpreende-nos sempre pela vanguarda das suas formas e ousadia no uso de materiais. O que achou desta casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!