Casa elegante em estilo escandinavo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Sonha com um projecto fora do comum e com uma casa com um ambiente elegante e fresco? Os artistas do atelier Steinmetzdemeyer Architectes Urbanistes, que se caracteriza pelos seus trabalhos de design moderno e minimalista, criaram uma casa com um interior único inspirado no estilo escandinavo e com recurso a materiais de alta qualidade. O edifício que vamos ver preconiza uma abordagem inovadora no que diz respeito ao design de interiores e surge enquanto materialização de um projecto verdadeiramente representativo do século XXI. Os espaços da casa foram decorados em branco, em madeira natural e em cimento. Juntos, compõem uma atmosfera ampla e arejada e, ao mesmo tempo, inovadora.

Uma casa banhada pelo sol

Este é um projecto de uma casa simples, mas moderna. Um edifício coberto por um telhado de duas águas que encanta pela sua monumentalidade e pelas suas formas coerentes. A fachada principal da casa está virada a oeste, uma excelente decisão pois assim o edifício recebe directamente os melhores momentos da luz solar. Os arquitectos responsáveis pelo projecto decidiram criar uma fachada de madeira e, para espanto de quem observa a casa, também o telhado é revestido no mesmo material. À madeira acrescentam-se ainda pormenores de chapa metálica em antracite, o que acrescenta um carácter moderno e forte à obra.

Um terraço minimalista

Uma das principais características deste projecto é a abordagem minimalista de cada um dos elementos. Os artistas da Steinmetzdemeyer Architectes Urbanistes prescindiram de qualquer ornamento, compondo um conjunto consistente e simples, ainda que com um factor de surpresa permanente. A fachada de madeira consiste em placas finas, aplicadas horizontalmente numa monotonia quebrada por largas janelas e portas de vidro transparente que permitem a entrada de luz no interior da casa. De uma dessas portas de vidro sai um terraço de cimento cuja cor cinzenta contrasta com a madeira natural da estrutura da casa. Em todo deste espaço exterior não existe qualquer planta ou elemento decorativo pelo que a força do projecto está baseada fundamentalmente na casa e nos materiais com que esta está construída.

A sala de estar

A sala é um típico projecto de essência escandinava. Paredes brancas, piso de madeira clara e elementos decorativos em cinza e preto. Um interior harmonioso, confortável e moderno onde apenas o essencial importa. A longa lareira negra é um elemento que acrescenta aconchego e calor ao ambiente. Na mesma área, encontramos dois espaços distintos. De um lado a sala de estar e do outro a sala de jantar com uma grande mesa redonda rodeada de cadeiras de design, sobre a qual se encontra suspenso um belo candeeiro negro e moderno. 

Cozinha e sala de jantar

A cozinha surge dentro do mesmo estilo. Sobressai a cor branca, sem faltar a adição de pormenores de madeira e de cimento e um grande plano de vidro que deixa entrar muita luz natural. Os móveis são imaculadamente brancos e com superfícies lisas, sem qualquer tipo de puxador visível. A ilha proporciona aos residentes uma superfície ampla e funcional de preparação de refeições. Todo o espaço possui uma atmosfera familiar que é reforçada pela grande mesa de madeira ladeada por cadeiras modernas que com ela contrastam. Os designers optaram por uma iluminação simples que se limita aos projectores embutidos no tecto e aos três pequenos candeeiros negros que caem sobre a mesa e asseguram um ambiente intimista sempre que cai a noite.

Umas escadas que vão dar ao céu

Este é um espaço que se harmoniza em pleno com o closet que veremos mais tarde. As paredes são altas e pintam-se numa imensidão de branco enfatizado pela adição de um candeeiro redondo, também ele branco, pendurado no tecto, criando uma geometria perfeita entre todos os elementos que compõem o espaço. O piso, ou seja, as escadas propriamente ditas, são em cimento, o único intervalo de cor no meio da brancura marmórea deste vão. No alto da escada, conseguimos ver uma pequena janela de vidro que acaba por trazer ao interior um novo elemento de cor: o azul do céu. Será esta a verdadeira ’stairway to heaven’?

O closet

Preste atenção pois este é provavelmente o closet mais minimalista que você já viu em toda a sua vida. A imensidão de branco com que os armários se pintam dá ao espaço um carácter moderno e elegante e, apesar de se tratar de uma divisão muito estreita, a verdade é que acaba por parecer muito mais espaçosa por via da paleta cromática escolhida. O equilíbrio do espaço e a quebra com a monotonia do branco é conseguido pelo chão escuro e expressivo. Este closet é uma verdadeira obra-prima de estilo minimalista e a julgar pela altura das portas, espaço de arrumação não lhe falta.

O que achou deste projecto? Gosta da tendência minimalista visível em todos os espaços da casa? Deixe-nos a sua opinião! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!