Quartos pequenos que parecem grandes

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Se todos gostaríamos de ter um quarto imenso, com uma área grande, onde pudéssemos dispor tudo o que queríamos, é claro que não nos importaríamos nadinha. Mas a realidade não é de todo esta, nomeadamente para quem vive em apartamentos, onde se deve contentar com o que há, onde geralmente os quartos sofrem um pouco neste aspeto da área. Mas graças a umas boas decorações e um melhor aproveitamento do espaço conseguimos enganar a nossa vista, passando uma imagem maior do que a própria realidade. Pequenas astúcias que fazem grandes diferenças…

E são precisamente estas dicas que vos apresentamos neste artigo de hoje, tudo o que deve saber para que o seu quarto pareça bem grande. Ideias simples, acompanhadas de belas inspirações de imagens, onde pode retirar tudo o que mais gostar, para reproduzir no seu pequeno quarto, que não tardará a ser bem grande, tal como sempre sonhou. Ganhar espaço é o lema, é o tal que nos faz falta, para não termos a sensação que o nosso quarto se pareça a uma lata de sardinhas apertadas, querem-se amplos, arejados, brilhantes, aconchegantes, personalizados e à sua imagem. Assim…

… Não perca mais tempo e descubra o que poderá mudar e alterar… Só lhe resta concretizar e a partilhar connosco este novo espaço. Aguardamos novidades!

Usar o mínimo de mobiliário

A nossa primeira dica poderá parecer tão óbvia, mas sabemos que nem sempre se lembram dela. Temos a forte mania de querer atulhar tudo até mais não, mas neste caso, pode ter a certeza que o seu quarto parecerá ainda mais pequeno, se o encher demasiado. Quanto mais móveis, decorações lhe colocar, mais criará uma sensação apertada dentro do espaço. 

Espaço vazio, algumas paredes despojadas de informações são importantes para deixar passar a luz e criar uma certa liberdade. A visão e respetivo cérebro não ficam assim, confusos com demasiadas informações. Quanto menos mobiliário colocar num quarto pequeno mais ficará arejado e cativante… nenhum detalhe fica perdido por lá. É caso para dizer que menos é mais e digam-lá se este quarto não corresponde perfeitamente a este critério. Tem tudo o que precisa um quarto pequeno… Ideias para COPIAR já!!  

Uma cama de solteiro em vez de casal

Bom esta dica é para quem vive sozinho dentro de um quarto pequeno, não iremos sugerir a um casal para colocar uma cama de solteiro dentro do quarto, as noite seriam um pouco 'apertadas'! Mas se no seu caso vive sozinho e a área do quarto não for a mais avantajada, então o melhor será mesmo por optar por uma cama de solteiro, é uma forma de não perderem tanto espaço, com o elemento mais vistoso do quarto - a cama. Terá assim, espaço para outras coisas, como uma mesa de cabeceira, uma cómoda ou algo que achar necessário ter por lá. 

Se no entanto, divide o quarto com o seu companheiro, escolha uma cama mais estreita, os sommiers são perfeitos aliados nesta aventura da poupança de espaço.

Usar mobiliário prático

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Quartos ecléticos por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Porquê complicar quando podemos fazer mais fácil? Vejam como profissionais da área o fazem, por isso podem retirar perfeitamente esta ideia de usar cadeiras como mesa de cabeceira. É um mobiliário prático e que é bastante funcional. Além de ser bastante em conta e de criar personalidade ao seu quarto. Com itens simples o quarto fica mais leve, com outra abertura.

Invista para um quarto pequeno, apenas no mobiliário necessário, aquele que realmente faz falta, que não seja demasiado vistoso e que até possa ter mais que uma função. Aconselhamos também o uso de prateleiras, são bastante práticas e versáteis, como eficientes na hora de arrumar mais qualquer coisita!

Nesta dica, recomendamos ainda que quando escolher o seu armário para o quarto, que dê preferência a um que tenha portas de correr, facilita a circulação e otimizam perfeitamente o espaço.

O uso de cores brilhantes em contraste com cores escuras.

PORTO . INTERDESIGN: Quarto  por Interdesign Interiores
Interdesign Interiores

PORTO . INTERDESIGN

Interdesign Interiores

O uso de uma paleta cromática com brilho, mais viva em contraste com uma paleta de cor mais escura, merece a nossa aprovação neste artigo, de quartos pequenos. Este tal contraste dá uma sensação de amplitude, a diversidade de cores, este brincar com as paletas cromáticas fazem nos esquecer a dimensão do espaço, pois o olhar foca-se mais nas cores que se contrastam entre si. Tal como este exemplo que vos trouxemos, cores escuras, aliadas a cores mais brilhantes, uma composição que dá mais vida ao ambiente do quarto. 

Usar a verticalidade

Falta de espaço, não é verdade? Mas infelizmente temos que aceitar estas condicionantes, por diversas razões, porque se é estudante ou trabalha-se temporariamente num lugar ou simplesmente porque tem de ser assim e quanto a isso só temos de assumir e tornar esse pequeno ninho, o seu espaço de descanso, de repouso, onde pode recuperar de dias cansativos, isto em todas as condições que se pretende ter num quarto. 

Como tal, uma das grandes soluções será sem dúvida usar o espaço na vertical, já que na horizontal é escasso. Uma solução cada vez mais em voga. Onde vários designers de mobiliário têm investido nesta área, criando peças fantásticas, que conseguem colmatar de forma perfeita esta quase ausência de espaço. Um pouco como um kit completo, onde tudo o que se quer num quarto está, aproveitando mais a a parte vertical. Mas quem fala em kits, também falamos em outras situações, onde podem usar a verticalidade, tal como arrumações mais altas, usando prateleiras simples ou móveis mais estreitos, mas altos. Uma cama beliche é sem dúvida o top para um quarto pequeno e não são apenas para os miúdos… Descubra mais ideias de beliches através deste livro de ideias.

Usar espelhos

Moradia em Moçambique: Quartos modernos por Vilaça Interiores
Vilaça Interiores

Moradia em Moçambique

Vilaça Interiores

O uso de espelho é um grande truque usado pelos decoradores de interior, além de criar mais suavidade e leveza a um espaço pequeno, neste caso concreto num quarto. Eles transmitem espaço, o seu reflexo cria uma perfeita ilusão ótica de amplitude, além de criar uma sensação agradável a quem está por lá. Escusado será dizer que também dão jeito, para verificar o cabelo, a makeup ou ainda para conferir se os sapatos ficam bem com o vestido, na hora de sair!!

Use espelhos, é tão simples, rápido e um item barato, que não há como não se deixar levar por esta pequena estratégia que deixará o vosso pequeno quarto, bem grande. Pode optar por qualquer lado do quarto, na cabeceira da cama, frente a ela, de lado, colocá-lo na horizontal ou na vertical, o que importa é que ele esteja por lá, tal como os designers de interior portugueses da Vilaça Interiores fizeram neste quarto.

Deslumbrados?!

Acha que o seu pequeno quarto poderá tornar-se grande com as nossas dicas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!