Dicas inteligentes para transformar o seu sótão num canto de leitura

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Hoje vamos-nos dedicar inteiramente a um projecto de transformação: como tornar o seu sótão num excelente espaço de leitura. Na maior parte dos casos, sótãos ou caves acabam por se transformar em meros espaços de (des)arrumação, onde acumulamos coisas – que muitas vezes nem falta nos fazem! – ao longo do tempo. Malas, roupas velhas, decorações antigas, brinquedos que os miúdos já não usam… enfim: uma infinidade de coisas que não precisamos, mas das quais não nos conseguimos desfazer! Mas estamos aqui para lhe dizer que esse mesmo depósito de vida pode transformar-se, dando um novo ar à sua casa e fazendo com que aproveite ainda melhor o seu espaço! Ainda com a vantagem de poder deixar uma parte do sótão para arrumos, incluíndo armários no projecto. Quer saber como? Fique connosco e renove as suas ideias!

Utilize aquelas paredes inclinadas

Timeless with a twist: Escritórios e Espaços de trabalho  por Viterbo Interior design
Viterbo Interior design

Timeless with a twist

Viterbo Interior design

Com que então o grande impedimento são as parede inclinadas e curtas de pé direito? Retire esses macaquinhos da sua cabeça e tire é partido desta característica do seu sótão! Paredes inclinadas não são necessariamente más, pelo contrário: dão um ar mais aconchegante ao espaço, traduzindo na divisão o conforto ideal para o seu cantinho de leitura. Comece por decorar o tecto com um padrão tranquilizante, com ripas de madeira ou forre-o com cortiça – verá como começa de imediato a criar o ambiente propício! De seguida, preencha uma parede com uma estante. Tenha em atenção a este passo: a estante deverá ir somente até à altura mínima onde você consegue estar de pé; a partir daí, mesmo que sobre espaço, considere uma área de arrumação, construindo uma parede que lhe permita uma zona de arrumação e um acabamento perfeito!

Certifique-se de que o telhado é completamente à prova de água

Este é sem dúvida o primeiro ponto a tratar no que toca a projectos no sótão. Independentemente de se tratar de um projecto com livros, é super importante certificar-se de que não há infiltrações, telhas partidas ou furos no tecto – caso contrário, esta divisão tornar-se-á desconfortável e super desagradável para se estar. Assim sendo, trate primeiro deste assunto, recorrendo a um profissional da área caso não se considere apto para realizar uma obra deste calibre. Se resolver tratar deste passo sozinho, pode considerar a aplicação de um tecto falso para disfarçar manchas de infiltrações ou para reduzir a altura do sótão, tornando mais agradável o ambiente. Além disso, pode utilizar este tecto falso para colocar luzes embutidas – mas de iluminação falaremos mais à frente.

Escolha cores que transmitam calma e tranquilidade

Quarto Havana: Quartos modernos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto Havana

MUDA Home Design

Na altura de desfrutar de um livro, é óptimo que nos sintamos relaxados – porque, no fundo, é para isso que nos refugiamos num livro certo? Para descontraírmos e fugirmos um pouco à nossa realidade. Por isso, é importante que na hora de escolher as cores do seu novo espaço de leitura se foque em cores que lhe transmitam calma e tranquilidade. Esqueça cores fortes e berrantes, que são demasiado estimulantes para o ambiente que pretende criar. Para este projecto, opte pelos tons pastel, tons creme que tornem o espaço mais leve, menos gritante e que incite a calma. 

Escolha a mobília certa que vá de encontro ao seu estado de espírito

O próximo passo é escolher o mobiliário. O que comprar ou aproveitar? Pode ser uma decisão complicada, mas estamos aqui para o ajudar! Em primeiro lugar, foque-se no conforto – pois se for um apaixonado por livros, pode chegar a passar horas e horas enfiado no seu puff ou sofá a devorar folhas! Portanto, o primeiro ponto é escolher assentos que sejam confortáveis para si. Os puffs são bastante bons, pois pode ir alterando o seu formato para adquirir novas posições, não forçando o corpo a estar sempre da mesma maneira. Se preferir um sofá, opte por um onde se consiga deitar – por isso, no mínimo, com dois lugares ou um individual que tenha um pousa-pés à frente, para que possa esticar as pernas e sentir-se mais confortável e relaxado. As estantes são outro elemento importante, mas que podem ser substituídas por prateleiras, armários fechados ou pode simplesmente empilhar os seus livros no chão – o que pode funcionar no início da colecção, mas acredite que ao fim de uns meses já não será nada prático, além do que pode perder imenso espaço no chão.

Introduza iluminação ambiente

Aqui, e uma vez que será um espaço de leitura onde os seus olhos vão estar a trabalhar com alguma intensidade, opte sempre por luz natural: uma boa janela no telhado ajudá-lo-á a receber essa luz quase a qualquer altura do dia; além disso, permite-lhe que a luz inunda a divisão (pode até colocar o assento escolhido atrás estrategicamente por baixo da janela, para que consiga aproveitar toda a iluminação do exterior. No entanto, não se esqueça de considerar a instalação eléctrica – quem sabe, no tecto falso, como sugerimos anteriormente – e de ter pelo menos um candeeiro de leitura perto do sofá. A iluminação é um ponto muito importante para que não esforce a vista, pelo que aconselhamos que estude bem onde vai colocar os candeeiros e qual a potência adequada.

Dê ao ambiente a sensação de biblioteca

Espaço de leitura não é espaço de leitura sem uma boa quantidade de livros, certo? Portanto, recolha todos os exemplares que tem em casa e traga-os para o andar de cima. A seguir, crie ou compre estantes, aproveitando o espaço que tem, e arrume os livros por tipo, ordem alfabética ou simplesmente numa organização aleatória. Se seguiu todos os nossos passos, por esta altura já terá um espaço com ares de biblioteca!

Permita a circulação e renovação do ar

Mina do Pintor #72 House: Garagens e arrecadações minimalistas por Urban Core
Urban Core

Mina do Pintor #72 House

Urban Core

Por último, mas não menos importante, deixamos-lhe a lembrança da importância da circulação e da renovação do ar. Para isso, tem algumas hipóteses, como por exemplo criar um espaço exterior dentro do sótão ou investir em janelas. A parte superior da casa também é uma zona que facilmente sobreaquece, portanto aqui tem mais uma razão para não pular este passo. Tenha em consideração este aspecto e todos os anteriores, crie a sua própria biblioteca e desfrute ao máximo desses momentos a sós!

Qual a sugestão que melhor se adequa a si? Qual é que mudaria ou adicionava?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!