De ruína a maravilhosa moradia: salvou-se um pedaço de História!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A importância de proteger edifícios com valor cultural e histórico é, felizmente, amplamente reconhecida. Ao proteger as propriedades que abrigavam os nossos antepassados, testemunhamos o passar dos séculos e a transformação da nossa paisagem, protegemos a nossa própria herança e compreendemos a nossa história.

No entanto, há edifícios que cedem ao passar dos anos e caem num estado de ruína. Foi precisamente isso que aconteceu à propriedade que hoje lhe vamos mostrar, resgatada com “sensibilidade e bom senso” pelo atelier WT Architecture em parceria com os novos ocupantes.

A “Casa Branca”, como lhe chamam, localiza-se na ilha de Coll, na Escócia. Este nome informal deriva das típicas casas pretas que a rodeavam e das quais esta moradia se distingue. Esta moradia surge agora numa versão renovada e incorpora design de vanguarda e um interior moderno que cria um contraste gritante com o exterior centenário. A transformação da propriedade, de uma ruína delapidada sem telhado para uma casa familiar contemporânea é sublime. Vejamos como é hoje esta casa do século XVIII.

Reminiscências do passado

Casas modernas por WT Architecture
WT Architecture

Exterior View

WT Architecture

Construída em meados do século XVIII por Maclean of Coll, a “Casa Branca” é um edifício verdadeiramente sublime, especialmente agora que o gabinete WT Architecture o trouxe até ao século XXI sem comprometer a sua essência.

A estrutura principal foi encontrada intacta, apesar dos muitos anos de negligência e exposição aos mais diversos agentes erosivos. Uma das partes era, todavia, irreparável. Apesar disso, decidiu-se que a parte arruinada poderia ser parcialmente ocupada e conectada com os outros volumes. A ruína foi consolidada e as antigas paredes novamente erguidas através de entulho reciclado do próprio local e da pedra tradicional da ilha de Coll. Como pode ver pela imagem, uma secção da ruína foi deixada a descoberto, formando um pátio pitoresco que enfatiza o aspecto único do exterior.

O passado encontra-se com o presente

Casas modernas por WT Architecture
WT Architecture

Exterior View

WT Architecture

Nesta fotografia, podemos ver a parte traseira do imóvel com a extensão de vidro a ligar a ruína à parte moderna do edifício. A extensão envidraçada permite uma vista panorâmica sobre a bela paisagem e o horizonte a perder de vista. Na agora renovada parte da casa, pode-se encontrar uma cozinha e o quarto principal. A secção de conexão integra uma casa de banho e despensa, assim como várias zonas de arrumação. Foram, porém, acrescentados quartos quando se aumentou a casa. Existem mais quarto quartos e uma zona de serviço.

Uma sala de estar diferente

Salas de estar modernas por WT Architecture
WT Architecture

Living Dining Space

WT Architecture

sala de estar contemporânea tem vista sobre as colinas verdes e a bela costa, afastando a necessidade de virar os sofás para uma televisão. É sem surpresa que vemos um telescópio pousado sobre a mesa de café para os proprietários e hóspedes curiosos obterem uma visão mais próxima do maravilhoso local que os rodeia. O chão em cerâmica cinza e a paleta cromática sóbria complementam os tons suaves de azul e cinza no exterior.

Uma cápsula acolhedora

Escritórios e Espaços de trabalho  por WT Architecture
WT Architecture

Cherry Panelled Study

WT Architecture

Este intrigante quarto é um espaço confortável revestido com painéis e separado da sala de estar por uma parede de prateleiras. Se os moradores sentirem vontade de bebericar um chá e ler um bom livro ou se tiverem que trabalhar para cumprir um prazo, esta pequena e luxuosa cápsula é o sítio ideal para o efeito.

Uma casa de contrastes

Corredores e halls de entrada  por WT Architecture
WT Architecture

Triple Height Hallway

WT Architecture

No corredor, a parede em pedra do edifício original contrasta com a escada ultramoderna complementada por uma balaustrada de vidro e uma estrutura de aço. A justaposição dos materiais, um antigo e de origem e o outro moderno e feito pelo Homem, resulta nesta maravilhoso efeito. Este espaço de transição resume bem a abordagem adoptada para este projecto e reflecte a forma como a velha ruína e a extensão moderna interagem com harmonia.

Espaços abertos

Quartos de criança modernos por WT Architecture
WT Architecture

View to the Playroom

WT Architecture

Nesta casa, o espaço é fluido pelo que todas as diferentes áreas dialogam entre si. A zona de brincadeiras, em vez de fechada e claustrofóbica, beneficia de uma configuração de plano aberto. Com uma vista deslumbrante para a natureza, e uma constante sensação de espaço e de liberdade, é o lugar perfeito para dar asas à imaginação de uma criança.

É, de facto, um maravilhoso projecto de reabilitação que nos prova que para alcançar o conforto da modernidade não temos que perder de vista o que ...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!