De palheiro a casa de sonho

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Enquanto uns preferem casas tradicionais construídas em materiais modestos, outros sonham com uma moradia contemporânea onde a principal valência é o conforto. No entanto, de vez em quando, deparamo-nos com projetos que procuram combinar o melhor dos dois mundos, criando espaços absolutamente excepcionais.

É combinando esta multiplicidade de características, que hoje lhe apresentamos uma intervenção única no norte de Portugal. Transformando dois edifícios rurais, foi possível criar uma habitação surpreendentemente moderna sem comprometer a sua identidade original.

O atelier responsável pela intervenção é conhecido por ABPROJECTOS e foi fundado em 2005 pelas arquitetas Ana Vale e Bárbara Rangel. Sedeada no Porto, a equipa tem-se dedicado a todo o tipo de projetos ligados à arquitetura e engenharia civil destacando-se sempre pela qualidade das suas intervenções. Venha connosco e fique a conhecer uma intervenção dos ABPROJECTOS, que, certamente, não o irá desiludir.

Lugar e pré-existências

Casa em Espiunca: Casas campestres por ABPROJECTOS
ABPROJECTOS

Casa em Espiunca

ABPROJECTOS

O terreno intervencionado localiza-se na aldeia de Espiunca, no concelho de Arouca, frequentemente utilizado como uma local de retiro e descanso devido à paisagem natural. Situada junto à margem esquerda do Rio Paiva, a aldeia ainda hoje preserva as suas características de ruralidade, que a tornam especialmente interessante.

Orientado a poente, o terreno é marcado por uma topografia acidentada que assume um papel preponderante na configuração dos espaços. Os dois edifícios que pontuam o lugar, são constituídos por uma alvenaria de xisto e coberturas tradicionais à semelhança da restante construção da zona.

Programa

Casa em Espiunca: Casas rústicas por ABPROJECTOS
ABPROJECTOS

Casa em Espiunca

ABPROJECTOS

Procurando otimizar o potencial turístico de Espiunca sem criar contrastes dramáticos na envolvente, pretendia-se uma reabilitação e ampliação da construção existente, adaptando-a às condições de conforto atuais. Deste modo o antigo palheiro e habitação foram intervencionadas incorporando um alojamento de turismo rural com uma identidade arquitectónica única.

Intervenção

Casa em Espiunca: Casas rústicas por ABPROJECTOS
ABPROJECTOS

Casa em Espiunca

ABPROJECTOS

Sendo que o projeto de reabilitação pretendia respeitar a imagem e volumetria original dos edifícios, foi necessário demolir todos os acrescentos posteriores á época da primeira construção, que não respeitavam o traçado da arquitetura tradicional. A ampliação desenvolvida na antiga habitação procurou sobretudo integrá-lo na paisagem, destacando a nova intervenção através de materiais leves e contemporâneos. Funcionalmente, os espaços mais antigos com paredes pesadas acabaram por acomodar as divisões da casa que pressupõem um maior grau de intimidade e a sala e a cozinha foram incorporadas no novo espaço que estabelece um diálogo intenso com o exterior.

Dadas as reduzidas dimensões do palheiro, este espaço foi transformado de modo a acomodar apenas um estúdio polivalente. Acedido através da nível da cobertura da habitação, as paredes exteriores do volume foram mantidas, modificando o seu interior que criou um ambiente único, num miradouro sobre uma paisagem fantástica.

Iluminação

Casa em Espiunca: Salas de estar rústicas por ABPROJECTOS
ABPROJECTOS

Casa em Espiunca

ABPROJECTOS

Contrastando com as paredes pesadas provenientes da arquitetura original, foram desenhadas grandes janelas que se abrem corajosamente exterior. Além de se ter criado condições de iluminação natural absolutamente excepcionais, o espaços são marcados pela presença da envolvente natural, criando uma simbiose única entre os dois.

Materiais

Casa em Espiunca: Quartos rústicos por ABPROJECTOS
ABPROJECTOS

Casa em Espiunca

ABPROJECTOS

Ao nível dos materiais utilizados, o trabalho desenvolvido pelos arquitetos caracteriza-se pela harmonização de duas épocas construtivas. Embora no exterior a presença do xisto assuma um papel preponderante na imagem global da obra, ele foi combinado com grandes planos em vidro e caixilharia de ferro que garantes uma certa leveza à arquitetura. No interior, a presença do branco minimalista muito próprio das construções contemporâneas é equilibrado pela abundante presença da madeira de Riga que cria uma atmosfera extremamente acolhedora e adequada a qualquer ambiente familiar.

Interior e detalhes

Casa em Espiunca: Salas de jantar rústicas por ABPROJECTOS
ABPROJECTOS

Casa em Espiunca

ABPROJECTOS

Os interiores são marcados por desenhos excepcionais dos diferentes detalhes que vão pontuando as divisões. Desde o desenvolvimento da caixa de escadas ao desenho de mobílias incorporadas, a madeira foi trabalhada em linhas contemporâneas criando um resultado muito interessante.

Transformação

Casa em Espiunca: Corredores e halls de entrada  por ABPROJECTOS
ABPROJECTOS

Casa em Espiunca

ABPROJECTOS

Mais uma vez, os arquitetos portugueses surpreendem-nos com transformações únicas no nosso território. De facto, em Portugal existe um enorme respeito pelo património construído, permitindo criar, através da sua recuperação, espaços incríveis. Um trabalho que procurou equilibrar duas épocas construtivas, privilegiando a relação com a envolvente, transformou dois volumes abandonados numa habitação e estúdio singulares.

O que achou desta intervenção? Também queria umas férias numa casa destas longe da cidade?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!