8 formas brilhantes de organizar a sua cave

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Tem uma cave em casa? É o local que utiliza para guardar todo o tipo de pertences de que já não precisa? É frequente este tipo de divisão ser convertido numa espécie de armazém que serve para guardar todo o tipo de objectos e ferramentas que poucas vezes usamos, acabando por se tornar num espaço onde acumulamos coisas, muitas vezes desnecessárias, desaproveitando as suas reais possibilidades e características.

Realizando previamente um exercício de desapego, para nos livrarmos de tudo aquilo de que não precisamos, podemos aproveitar melhor a  cave e criar uma área diferente da qual podemos retirar muito mais partido. Talvez seja preciso reformar a cave para garantir maior conforto e melhor distribuição de espaço e, nesse caso, a melhor solução é entregar o projecto a um arquitecto ou designer de interiores que conseguirá um resultado final surpreendente. 

No artigo de hoje vamos deixar-lhe várias ideias para o ajudar a transformar a cave de sua casa num espaço mais interessante.

Pequeno espaço de leitura

Corredores e halls de entrada  por Blue Interior Design
Blue Interior Design

Biblio-banquette

Blue Interior Design

Biblio-Banquette é o nome que os artistas da Blue Interior Design deram a este espaço acolhedor sob as escadas em espiral. Aqui, os moradores não só encontram armazenamento extra, como também podem usufruir de um recanto simples, bonito e muito confortável, graças à utilização de almofadas. A decoração feita à base de livros e de pequenas peças de arte ajuda a manter o ambiente original e personalizado, perfeito para relaxar e ler um bom livro.

Sala de estar extra

A cave também pode ser convertida numa sala de estar espaçosa e confortável. Por vezes, a cave tem um espaço muito mais amplo do que as divisões da própria casa, pelo simples facto de não possuir paredes ou pilares estruturais. Quando assim é, podemos transformá-la numa sala perfeita para reunir a família e os amigos com o mesmo aconchego, conforto e qualidade que nos é proporcionado por uma sala convencional.

Ginásio

Ginásios modernos por Kabaz

Na passagem de ano, há uma resolução frequente: começar a ir para o ginásio. Começamos sempre com boas intenções. Prometemos a nós próprios ir várias vezes e não falhar o nosso compromisso com o exercício em circunstância alguma. No entanto, com o passar dos dias, as promessas ficam para trás. Mas, a desculpa de não querer sair de casa, de estar frio, chuva e vento lá fora, deixa de fazer sentido se criarmos um ginásio na cave de nossa casa. Mais confortável e prático é impossível. 

Dependendo da dimensão do espaço, pode equipá-lo com mais ou menos máquinas de exercício, montando-o de acordo com o seu gosto e as suas necessidades. Aos poucos, vai-se tornando no seu próprio personal trainer.

Sala de cinema privada

Para os verdadeiros amantes do cinema, esta será, certamente, a opção mais atraente. Converter a cave numa espectacular sala multimédia é o sonho de qualquer um. Filmes, música e videojogos, para desfrutar ao máximo sem ter que sair de casa e, melhor ainda, sem ter que esperar em filas. Como é natural, terá que garantir uma excelente insonorização para que nada se ouça nas outras divisões da casa e para que ninguém seja incomodado. Apesar de ser um projecto de custo elevado, o investimento valerá a pena.

Bar

Salas multimédia clássicas por Canexel
Canexel

Bar en sótano

Canexel

Uma ideia muito recorrente no que toca ao aproveitamento de uma cave ampla é a criação do nosso próprio bar ou adega. Imagine um bar com as bebidas que mais gosta, sem multidões, sem pisadelas, com todo o conforto e com a garantia de que o seu lugar preferido da sala estará sempre livre e à sua espera. É, sem dúvida alguma, o bar dos nossos sonhos e o espaço da nossa casa que nos fará sentir mais orgulhosos. Um local perfeito para trazer os amigos e passar bons momentos de diversão. Se o espaço e a insonorização permitirem, pode ainda criar um cantinho para organizar os seus concertos privados e tirar ainda mais proveito da cave.

Zona de spa

Spa  por glatthaar-fertigkeller gmbh & co.kg
glatthaar-fertigkeller gmbh & co.kg

5-Sterne-Wellness im „Untergrund“

glatthaar-fertigkeller gmbh & co.kg

E por que não instalar um pequeno mas completo spa equipado, por exemplo, com uma sauna finlandesa? Desengane-se se pensa que isto é um projecto exageradamente caro ou que terá que fazer obras profundas, pois é possível instalá-lo com mais facilidade do que imagina e por um custo total que fica abaixo dos 2000 euros. Após construído, poderá desfrutar de todos os benefícios de um espaço assim como relaxar, eliminar as toxinas e estimular o seu sistema imunológico. 

Durante a construção e a instalação, devemos estar seguros de que o local é apropriado e que temos as condições necessárias para construir aquilo que desejamos. O piso deve ser impermeável, deve existir ventilação adequada e ligação às restantes áreas da casa para que assim o seu spa seja confortável e funcional. Um luxo! 

Oficina

Garagens e arrecadações industriais por Regalraum GmbH
Regalraum GmbH

Heimwerkstatt – Regalsystem PRIMESLOT

Regalraum GmbH

Se as suas paixões são a mecânica ou o trabalho de bricolage, a cave é o local perfeito para criar a sua própria oficina. Isso obriga, por outro lado, a organizar bem as prateleiras, a criar zonas de arrumos, a organizar uma mesa de trabalho e a colocar todas as ferramentas em ordem de forma a ter tudo à mão e a manter o espaço arrumado e funcional. O risco das oficinas é precisamente a desordem, por isso vai ter que se comprometer consigo próprio e não deixar que as ferramentas acabem umas para cada lado. Não contribua para esse tipo de caos em sua casa.

Arrecadação organizada

Já aqui falamos no risco de converter a cave num espaço caótico e desorganizado. Se formos metódicos e disciplinados desde o início, esse risco acaba por ser evitado, através de um bom planeamento para a utilização correcta do espaço. Tudo o que precisamos é de desenhar uma grande estrutura tipo estante que seja cómoda e acessível. Depois, resta-nos organizar os nossos objectos por categorias – roupas, brinquedos, equipamento desportivo, ferramentas, entre outros – e atribuir a cada categoria, um lugar de armazenamento. Assim, tudo acabará perfeitamente guardado, organizado e até, se necessário, etiquetado.

O que achou destas ideias? Já sabe o que vai querer construir na sua cave? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários abaixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!