A reabilitação de uma casa espetacular

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Casas de estilo fazenda é um tipo de construção rural muito frequente na Catalunha e no sul de França. Neste caso, a casa que iremos mostrar sofreu uma bonita intervenção pelas mãos do estúdio de arquitectura Ruiz Narvaiza Associats.

O objectivo deste projecto foi o de restaurar a beleza do edifício e actuar sobre ela de forma delicada com materiais naturais que encaixassem com a pedra existente e sobretudo que o resultado fosse um fusão perfeita entre o novo e o antigo.

Curioso? Eu ficaria…

Antiga construção de pedra

A fachada principal desta casa é espectacular.

Normal em casas de zonas de montanha é a pedra utilizada nas fachadas ser usada sem qualquer polimento. Inclusive na moldura de portas e janelas a pedra aparece com acabamento picado, como é o caso de hoje. O ritmo estabelecido pelas lacunas é inegável, embora cada um tenha uma forma e um tamanho distinto.

Jogo de coberturas

Esta fotografia mostra-nos a riqueza da construção e os seus distintos tipos de coberturas. Por um lado, temos a cobertura inclinada de telha, a qual sobressai da fachada para protegê-la. Por outro lado, a abóbada que cobre a construção e que provavelmente foi usada como zona de armazenamento. E por último, a cobertura plana do novo elemento que foi introduzida pelos arquitectos – de aço corten e que serve para conectar os dois edifícios de pedra.

Mistura de materiais

O uso do aço corten é muito frequente em reabilitações de edifícios antigos, de pedra ou de ladrilho. Por ser um material que tem aspecto e aparência de já ter sofrido e sentido na pele o passar do tempo, como os seus vizinhos materiais. Neste caso foi usado também na configuração das molduras de janelas e portas, nos novos e nos antigos.

Interiores modernos

Ao entrarmos, o contraste é enorme. Comparado com o aspecto rústico do exterior, o interior usa mobiliário de linhas modernas e minimalistas. Também podemos ver móveis de design, como a mesa de centro formada por cubos de madeira e a lareira suspensa.

O solo continuo e de cor verde rompe com todos as ideias tradicionais e banais.

O uso de materiais naturais

Para continuar com o uso de materiais naturais que encaixem com o carácter da construção, vamos ver como no interior a madeira, foi usada tanto para o pavimento, como para as escadas ou tectos. Uma decisão que supõe a criação de múltiplas matizes, mas sempre com um mesmo objectivo.

Divisões amplas

Os espaços e divisões resultantes são amplos, frescos e surpreendentes. A luz entra fortemente por meio de pequenas aberturas de janelas, já existentes na antiga construção. Agora amplo, mas anteriormente repleto de divisões. Agora prima pela simplicidade de amplitude e pela depuração de mobiliário e decoração.

De 1 a 10 em quanto avalia o nosso projecto de hoje?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!