Makeover de estilo rústico na sua cozinha!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Pensar que uma cozinha rústica é coisa de avózinhas, do passado ou ainda só para casas de campo, estará redondamente enganado. Nem sempre a opção de cozinha moderna agrada a todos, linhas direitas, simples, com cores lacadas, não é opção para todos. E ainda bem que assim o é, há estilos, feitios, tipos, cores, para todos os gostos. Se todos gostássemos do mesmo é que era algo de surpreendente e não teria tanta piada… A diversidade é muito mais rica!

As cozinhas rústicas podem ver vida dentro das habitações citadinas, se assim o pretender, trazer para dentro da sua casa, aquele lado do campo, onde as memórias de bons cozinhados revivem em nós, os cheiros que de lá provinham dos doces cozinhados das matriarcas. Aqueles Verões de infância, em que se passava nos campos em casas dos avós. Memórias, para alguns, tão boas, tão puras e verdadeiras, que o desejo de ter Aquela cozinha, é mais que um sonho, é sim a vontade de concretizá-la. Este tipo de cozinha traz uma sensação de paz, de calma e de aconchego ao espaço, que tem como principal objetivo, cozinhar e reunir toda a família, à volta de uns ricos festins, com aromas e sabores que excitam as papilas gustativas

E para que esta memória seja mais viva do que nunca, para que consiga ter um estilo rústico na sua cozinha, se esta tendência é aquela que pretende na sua casa, recomendamos que espreite estas fantásticas inspirações, acompanhadas de dicas que fervilham a todo o vapor! Depois só tem de 'cozinhar' estas sugestões e torná-las num prato final personalizado. 

A nossa receita é esta:

Pinte com cores neutras

Está na hora de pegar num balde de tinta e num pincel para dar uma nova vida à sua cozinha. Que cores? Prefira os tons mais neutros, mesmo numa cozinha rústica, dão mais abertura, conforto e vida a este espaço que se quer convidativo e familiar. 

As paredes neutras serão mais fáceis de conjugar com o mobiliário da cozinha e combinarão com todos os outros elementos decorativos, harmonizam-se com qualquer outra cor. As cores neutras tais como o branco, o preto, o cinzento, o castanho e o bege irão enquadrar-se na perfeição, resta só decidir qual destes tons irá preferir ver na sua nova cozinha rústica!

Utilize paredes de tijolos aparentes

Junto com uma pintura de tons neutros, pode apostar também numas paredes de tijolos aparentes, é sucesso garantido numa cozinha rústica. Se quiser poderá apenas desmarcar uma parede, deixa o espaço mais atrativo e muda a linguagem da cozinha. Remete na perfeição para o estilo pretendido. É deveras, um acabamento diferente, mas bem atrativo, traz aconchego e particularidade ao espaço. Desde do início do século que começou a ganhar fama e desde então impõe-se em vários tipos de decoração, sendo ele perfeitamente adequado para trazer a rusticidade à sua cozinha. 

É uma solução bem prática, muitas vezes barata, que personaliza de forma especial a sua casa, traz o tom rústico ao ambiente, é charmoso e caloroso. 

Pode optar pelo tijolo aparente de cor natural, onde é mantido a sua cor original, de tom alaranjado e é apenas impermeabilizado. Existe ainda, pátina, no qual o tijolo é pintado e posteriormente lixado ou pode também, pintar o tijolo, este método não é lixado. Mesclar com textura, ou ainda, com outro tipo de revestimento fica pitoresco, por isso arrisque!

Incorpore móveis rústicos adequados

Cozinha  por The Treasure Trove Shabby Chic & Vintage Furniture
The Treasure Trove Shabby Chic & Vintage Furniture

Shabby Chic Pastel Blue & Grey Antique Pine Kitchen Dresser

The Treasure Trove Shabby Chic & Vintage Furniture

Se falamos em cozinhas rústicas, não fará sentido, trazer uns móveis à história. Não basta só pintar paredes e colocar tijolos aparentes, é preciso mais…  

O mais não significa transformar toda a sua cozinha ou mudar todo o mobiliário, pode simplesmente, acrescentar umas novas mobílias, recuperadas em casa dos avós ou compradas em feiras de artigos usados, é lá que descobre os melhores achados, nomeadamente se falamos em peças antigas, que têm todos os traços para se encaixarem numa cozinha rústica. Uma vitrina mais antiga, umas cadeiras ou uma mesa, que só bastará ser lixada e pintada, caso queira lhe dar nova vida. 

Já se tinha lembrado disto? Pequenas ideias, mas diferenças arrebatadoras!

Crie uma bancada de estilo rústico/country

Cozinhas rústicas por Equipe Ceramicas
Equipe Ceramicas

Harmony Nature Cream 17,5x20

Equipe Ceramicas

A bancada é por si um espaço nobre dentro da nossa cozinha, é lá que confeccionamos que expomos os nossos preciosos eletrodomésticos, que pousamos os sacos das compras, que cortamos os nossos legumes, a carne ou ainda o peixe, é o lugar que nos deixa liberdade para criar. Sem bancada, não há cozinha e é isso! 

Na sua cozinha rústica pode adaptar uma nova bancada para os seus móveis, dando-lhe um estilo bem country, de madeira, mais clara ou mais escura, conta é ela ser desta fonte natural, para o lado mais campestre e tradicional, onde se sente que a natureza está dentro do ambiente.

Quando se fala em cozinhas rústicas, pensamos logo em móveis rebuscados, mas a bancada esta deve ser bem simples, com um toque de modernidade. É só deixar-se levar…

Se quiser pode descobrir ainda este artigo sobre bancadas de cozinha, para ficar um craque na matéria!!

Design com piso de madeira

A madeira traz todo o aconchego, aquele que se procura numa cozinha rústica. Se pensa que chão de madeira não combina com cozinha, viemos demonstrar o contrário, é mais que possível! A madeira pode começar na entrada, passa pelos quartos e acabar em festa na cozinha. É um pavimento bem atraente, elegante, rico, que aquece o ambiente, como só ele faz. 

Uma cozinha rústica é sinónimo de madeira, de material natural, forte e bom. Pode começar no chão, passar pelos mobiliário e acabar em detalhes próprios da cozinha, como tábuas, colheres de pau, entre outros. É o material nobre, que pode e deve abusar num ambiente tão rústico e cheio de alma.

É do chão que começa a decoração…  

Tenha a iluminação adequada

Luz, luz, luz e mais luz!! Uma cozinha quer-se bem luminosa, quer para se poder cozinhar à vontade, sem ter de forçar demasiado a vista, como para ter o espaço mais belo e atrativo. É, por isso, importante uma iluminação adequada, quer natural, como artificial, tirar partido ao máximo de um e de outro. 

As janelas da cozinha podem ser apetrechadas de cortinas, mas procure um tecido transparente e claro, para deixar passar todos os raios de sol e bem luminosos. Mas como o sol, não dura vinte e quatro horas, é necessários luz artificial, um candeeiro não será suficiente, mas isso dependente do tamanho do espaço, quanto maior a cozinha será, mas luz precisará. Recomenda que as áreas onde se come e as ilhas de cozinha sejam bem iluminadas, já que é lá que se passa tempo.

Uma cozinha rústica quer-se com uma boa iluminação, para que o espírito familiar possa brilhar ainda mais.   

Gostou das sugestões apresentadas para uma cozinha rústica? Deixe a sua opinião! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!