Reforma de baixo orçamento e alto bom gosto

Julia Maretto Julia Maretto
Apartamento Maria Antônia, Zemel+ ARQUITETOS Zemel+ ARQUITETOS Escritórios modernos
Loading admin actions …

O projeto da arquiteta Paula Zemel, desenvolvido em parceria com o colaborador Ricardo Ariza Miyabara reformulou todo o layout do apartamento. A planta desse apartamento era muito compartimentada, o que não combinava com a personalidade da proprietária. A solução foi mudar o layout completamente!

A cozinha fechada virou área de serviço e uma nova cozinha foi instalada no que era um quarto anteriormente. E diversas outras soluções arquitetônicas foram aplicadas, transformando o apê em um lugar espaçoso e aconchegante!

Outra curiosidade do projeto: a moradora, designer, trocou o projeto da reforma pelo site toda a comunicação visual da marca do escritório de arquitetura Zemel + Arquitetos.

Quebrando paredes

A moradora desse apartamento na Maria Antônia, em São Paulo, queria reformar o apê, mas não tinha muito dinheiro para investir nessa mudança. Isso não foi um problema para a arquiteta parceira, que criou soluções únicas e com muito bom gosto. E o melhor: baratas!!! Todo o projeto prima pela amplitude dos espaços e integração dos ambientes. Para isso, as paredes que compartimentavam o apartamento foram derrubadas, deixando apenas as vigas de concreto aparente. Resultado: cozinha integrada à sala de estar. 

Vigas aparentes

As vigas de sustentação que definiam os antigos cômodos da casa permanecem expostas e descascadas. Não escondem o concreto e ajudam a montar os novos ambientes.

Uma novidade introduzida durante a obra foi a bancada de concreto da sala na extensão da parede das janelas. Essa intervenção, além de servir como elemento para livros, discos e decoração, também faz as vezes de móvel e serve como um sofá, sem ter que gastar com o valor de um sofá. Uma bancada de concreto ficou bem mais barato do que o sofá e a proprietária economizou!

Paralelismo e continuidade

A arquiteta segue o conceito de continuidade e paralelismo. Continuidade: a mesa da cozinha segue uma linha contínua do fogão e a mesa do escritório segue a linha da estante. Pra completar, o paralelismo: tanto as ilhas de trabalho e de refeição em paralelo. Perfeccionismo maravilhoso e maestria arquitetônica!

Piso marcante

No piso da cozinha, azulejos hidráulicos com estampas geométricas super contemporânea. Dificilmente sai de moda e combina com tudo. Até mesmo com a madeira listrada dos armários da cozinha. E em especial com o lustre vermelho retrô.

Quarto vira banheiro

O quarto também foi alterado para se adaptar à estrutura do prédio. De um lado ficavam as janelas maiores, na altura do olhar.  Do outro da planta estavam as janelas bem altas e menores. Por isso, o segundo quarto, onde estavam as janelas pequenas, virou o banheiro. O quarto ganhou as janelas grandes, para permitir uma vista para o horizonte desde a cama. Enquanto que, no quarto onde as janelas eram pequenas, foi feito o banheiro. Infelizmente a foto não está das melhores, mas dá pra ver bem a integração dos ambientes e a claridade que entra pela janela do novo quarto. 

Ducha jacuzzi

A ducha foi feita sem um box de vidro. Pensando nisso, o chão é mais fundo do que o nível do chão, protegendo o piso dos respingos da água. Solução 2 em 1: a ducha também pode virar uma jacuzzi deliciosa!

Luz embutida

Como dissemos antes, no cômodo destinado ao banheiro as janelas eram menores. Para compensar a menor entrada de luz, foi adicionada uma iluminação embutida e indireta sobre o espelho que preenche toda a parede. O concreto presente em todo o apartamento volta aqui também, funcionando como uma bela bancada para o banheiro. 

Novo lavabo

O segundo quarto virou banheiro, o que criou espaço ainda para um lavabo ao lado da cozinha. para pessoas que adoram festa, essa solução é perfeita pois permite receber convidados para um jantar ou uma comemoração sem precisar usar o banheiro particular da suíte.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista