Refúgio a sul: Quartos modernos por Spacemakers

10 ideias geniais para personalizar a sua casa com pouco dinheiro

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Pôr a casa à nossa maneira é um desejo comum à maior parte das pessoas. Embora haja quem seja completamente alheio ao ambiente onde vive, essas pessoas são raras exceções, pois o mais comum é o desejo de qualquer ser humano de se sentir confortável na sua própria casa. O gosto e o desejo podem variar de pessoa para pessoa mas está lá! 

No entanto um orçamento folgado não é coisa que calhe a todos quando chega a hora de decorar a casa, nem que seja apenas um espaço temporário. Mas se ainda está convencido de que ter uma decoração à sua medida tem uma relação direta com dinheiro, desengane-se. Tem muito mais a ver com criatividade, gosto e perseverança do que com questão material!  

Claro que se os seus gostos pendem irremediavelmente para o luxuoso a sua decoração de sonho vai ter de esperar algum tempo. Mas se gosta de coisas simples e despretensiosas, eventualmente artesanais, feitas por si, é possível ter uma decoração bonita mesmo ao seu jeito sem gastar muito dinheiro. E hoje trazemos-lhe mais algumas ideias excelentes e baratas que vai querer seguir já! Acompanhe-nos e confira quais já fez e quais vais fazer de certeza.

1 . Velas, ambientadores, pequenos nadas que são tudo

Cuide dos detalhes! Há imensos elementos que pode acrescentar a um espaço despido para o personalizar, e no geral não são decorações caras. 

Velas, ambientadores, mantas, almofadas, figuras de barro, potes, e jarras, têxteis funcionais muito estéticos… A lista é quase infinita, mas a sua compra é sempre definida pelo seu gosto, pelo que vai sempre estar a pôr um pouco de si no ambiente e a dar-lhe algum impacto visual. 

Este conselho é excelente e se o for comprando aos poucos nem se vai aperceber do preço. Visite com regularidade lojas de decoração e de bricolagem, mantenha-se a par de tendências e modas. Vai de certeza conseguir uma casa única, no entanto aconselhamos alguma contenção… Não vai de certeza querer transformar a sua casa num depósito!

2. Móveis restaurados ou reaproveitados

Muitas vezes se dá o conselho de procurar em casa de avós ou parentes mais velhos por móveis antigos para lhes dar nova vida. E é um excelente conselho, pois com uma pintura nova, diferente e atual, ou com algumas alterações, estes antigos móveis fazem decorações lindíssimas, de estilo shabby chic. Mas se é verdade que pedi-los a parentes é a solução mais barata, também é verdade que nem todos tê a sorte de os ter…  

A nossa sugestão é que experimente feiras de velharias, vendas pessoais, ou lojas da especialidade. Normalmente os móveis restaurados são mais baratos do que os novos (exceto se o móveis novos forem de produção massiva, situação em que a personalização fica definitivamente em causa), e se comprar móveis antigos para fazer você mesmo o restauro a poupança é muito significativa. Atreva-se!

3. Um jardim improvisado tem graça na mesma

Não há maneira mais eficaz de tornar a sua casa mais familiar e acolhedora do que adicionar-se um pouco de verde, e isso também é uma forma de personalização! Os vasos podem ser novos (podem ser mais ou menos caro segundo a disponibilidade de dinheiro) ou pode utilizar antigas embalagens bonitas para servirem de vasos (gratuitas), e a escolha das plantas é enorme, havendo sempre espaço para o seu gosto pessoal. Por exemplo se não tem muito tempo para cuidar das plantas deve escolher espécies bem resistentes, como as suculentas da imagem acima, mas dentro do género a escolha é muito variada. Garantimos que vai obter um efeito espetacular de que se vai orgulhar!

4. Murais de recordações

Decore a sua casa com elementos que lhe sejam chegados, mas não os deixe espalhados sem destino! Faça um mural como o da imagem acima para que fiquem ordenados e valorizados. Use postais de paragens exóticas, fotos queridas, peças genuínas, a flor que o namorado lhe ofereceu no primeiro dia de namoro… Sempre que olhar, ou uma visita comentar, saberá que é um pouco de si que ali está exposto!

5. Pensar fora da caixa e reciclar

Reciclar e reutilizar são as palavras da ordem, e isso não se resume apenas aos móveis antigos! Há uma variedade quase infinita de elementos bonitos que pode reutilizar com finalidades diferentes, como as caixas de charutos transformadas em prateleiras decorativas da foto acima, cortesia do gabinete CHRISTIAN HACKER FOTODESIGN. Na internet pode encontrar muitos projetos de reutilização e reciclagem de objetos, utilize-os ou crie os seus próprios. É sempre melhor usar as suas próprias ideias! 

Uma ideia que além de poupar o ambiente, vai poupar a sua carteira e render-lhe decorações muito pessoais, em cuja criação esteve diretamente envolvido!

6. Autocolantes que fazem a diferença

Já muitas vezes falámos deles e de certeza que o leitor já conhece as potencialidades estéticas dos autocolantes. Pode conseguir virtualmente qualquer decoração que a sua cabeça invente e o seu coração deseje, e a preços normalmente bastante baixos. E lembre-se sempre de que os autocolantes podem ser feitos em série, mas que a forma de os aplicar será só sua. 

Inspire-se na imagem acima, onde vários autocolantes de silhuetas de andorinhas foram dispostos de forma a criar um bando em voo sobre um céu de tinta azul-noite. Um conceito bem moderno numa decoração onde os elementos antigos estão muito patentes, eclética.

7. O papel de parede, tradicional ou reinventado

O papel de parede serve só para cobrir paredes, certo? Errado! Esta sugestão que nos chega de Espanha é excelente a demonstrar quase todas as potencialidades do papel de parede numa decoração. Paredes completas, secções, motivos recortados do total colados em destaque, revestimento de móveis e candeeiros… As opções são imensas tendo em conta apenas o material, já nem falamos da infinita variedade de padrões.  

Mas esta imagem é inspiradora para além do mero papel de parede… A sua cor, uma espécie de amarelo misturado com verde ganha nuances douradas e é bastante versátil, funcionando bem no verão e no inverno, e combina perfeitamente com o mobiliário branco.

8. Um pouco de cor ao ambiente

Uns salpicos de cor são sempre bem-vindos, sobretudo quando o dinheiro para móveis não é muito. Pinte secções pequenas com a sua cor favorita para não cair em excessos, ou faça murais em stencil, as opções são muitas e a sua criatividade é o limite. Inspire-se na imagem acima: – a cama é um simples sommier, sem cabeceira, e por isso a cabeceira foi adicionada na parede, enquadrando a cama em tinta verde! Engenhosamente simples de fazer, não acha?

9. A iluminção certa, ou pormenores que marcam

A iluminação no geral, ou um candeeiro em particular, podem fazer toda a diferença na sua decoração. Uma boa iluminação geral vai permitir-lhe valorizar a decoração e alguns pormenores diferentes vão vincar a sua personalidade. Os candeeiros da imagem são uma escolha interessante e original, num material insuspeito (cortiça) e proporcionam um ar retro ao espaço onde forem colocados. 

Comprar uma peça em especial, mesmo que seja um pouco mais cara, vai melhorar a sua decoração e adicionar-lhe o seu toque.

10. Um tapete bem escolhido

E por último um tapete! Mas não um tapete qualquer, aquele que fica mesmo bem no conjunto. Não precisa de ser uma peça cara, ou luxuosa. Basta uma manta de retalhos ou de fitas, artesanais e tipicamente portuguesas, para dar um tom retro e até bairrista ao seu espaço. 

Veja mais ideias de tapetes no artigo ’10 tapetes, 10 ideias portuguesas’.

Quais destas ideias já colocou em prática?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!