Como construir o seu próprio walk-in closet num quarto pequeno?

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Este artigo é para todos (especialmente mulheres) que adoram o glamour da série onde Sarah Jessica Parker é a protagonista. Para qualquer pessoa que goste de roupa, calçado e acessórios, o sonho para guardar todos os seus artigos relativos a moda é possuir um closet - mas não um closet qualquer! A ideia é sempre ter um walk-in closet. Para os menos habituados a esta terminologia, um walk-in closet é um espaço na casa com uma área inferior à de um quarto, onde se pode circular e onde se guardam roupas e acessórios. A grande vantagem de usar um armário deste tipo é poder ter tudo organizado, arrumado e completamente acessível, como quando entramos numa loja e sabemos exactamente onde está o que procuramos. Além disso, a existência de um espaço assim na nossa casa, dá-nos um brilho diferente e até uma certa vaidade, concorda connosco? Tal como dissemos no início, de repente ficamos a parecer verdadeiras estrelas de cinema, que possuem um espaço mágico para todas as suas preciosidades! E sabe que mais? Tem todo o direito em sentir-se uma rainha ou um rei no seu próprio castelo! 

Posto isto, vamos à real essência do artigo de hoje, que lhe dará dicas sobre como transformar um pequeno quarto no seu próprio walk-in closet! No final, verá como é mais fácil do que imagina!

Escolha os materiais

Closets modernos por meine möbelmanufaktur GmbH
meine möbelmanufaktur GmbH

Begehbarer Kleiderschrank unter Schräge

meine möbelmanufaktur GmbH

Passada a primeira fase e depois de ter definido o desenho do seu closet, é tempo de pensar com que materiais o quer construir. Madeira? Metal? E as cores? Mais claras, mais escuras, com padrões ou tecidos? É importante que se dedique a esta fase do seu projecto, para que o seu closet tenha a sua cara, para que se identifique com ele. Lembre-se que será um sítio onde passará algum tempo da sua vida, entre escolhas e indecisões de última hora, pelo que convém que seja uma zona da casa agradável para si. Caso seja para dividir com outra pessoa, também é bom que esta esteja envolvida no assunto para opinar acerca do que será melhor para si e, desta maneira, chegar-se a um acordo. Uma sugestão: opte por cores mais claras se for um quarto sem luz natural. Caso prefira tons escuros, tenha em atenção o próximo ponto.

Escolha o tamanho

Casa dos Grilos: Escritórios e Espaços de trabalho  por José Tiago Rosa
José Tiago Rosa

Casa dos Grilos

José Tiago Rosa

Sim, o tamanho importa! Comece pelo início e com doses de paciência extra: qual é a área que tem disponível? Vai querer usá-la por inteiro ou só uma parte? Como a vai ligar ao resto da casa? Isto são tudo questões pertinentes e é importante que sejam respondidas antes de passar à fase seguinte. Como qualquer obra, há que haver primeiro um projecto que só posteriormente passará para a realidade. Esta é uma fase que, sendo bem feita, lhe poupará algumas dores de cabeça mais tarde. Estude exactamente o que quer, faça o desenho, fale com amigos ou profissionais da área que o possam ajudar e só depois ponha mãos à obra!

Organize o espaço

organização do espaço já deverá ter começado quando desenhou o seu closet, mas esta é a fase em que, depois de tudo feito, decidirá com maior precisão onde colocar cada peça, talvez separar o espaço por tipo de roupa e de acessórios, definir onde será colocados os sapatos do dia-a-dia e onde estarão as peças utilizadas em situações importantes, como casamentos ou festas formais da empresa onde trabalha. Ao personalizar desta maneira o seu espaço, fará com que se sinta mais confortável no momento de utilização do mesmo. Não deixe nunca este passo ao encargo de outra pessoa, pois dificilmente esta arrumará as coisas conforme a sua intuição natural. Além disso, começa desde o início a tomar uma maior intimidade com o sistema de arrumação escolhido, o que lhe facilitará explorar ao máximo o seu closet!

Iluminação perfeita

Apartamento na Av. Roma: Closets modernos por Atelier da Calçada
Atelier da Calçada

Apartamento na Av. Roma

Atelier da Calçada

Um ponto super importante na construção do seu closet é a instalação eléctrica. E é fácil de perceber porquê: num espaço como o que quer fazer em sua casa, haverá imensas gavetas, portas e caixas que lhe podem tapar a iluminação natural – caso ela exista. Além disso, esta luz também não existe o dia todo, estando ainda mais reduzida agora no Inverno. Portanto, não descure a existência de luz artificial no seu projecto! A nossa sugestão é que, para além dos normais candeeiros no tecto ou nas paredes, coloque também lâmpadas dentro dos armários e em espaços mais escondidos, para que não lhe seja difícil encontrar o que quer, em qualquer altura do dia. Aplique-as com sensores para que se acendam automaticamente assim que abra as portas ou as gavetas onde estão instaladas! Haverá coisa com mais pinta que ter um closet que se ilumine assim que percebe da nossa necessidade em utilizá-lo?

Use caixas para organizar objectos pequenos

As caixas serão das melhores amigas do seu closet. Se contemplou no seu projecto prateleiras, utilize-as para colocar caixas devidamente etiquetadas, por forma a facilitar a procura dos objectos guardados sem que tenha que abrir todas. Além de manter o espaço com um aspecto mais arrumado, este sistema de arrumação também o ajudará na hora de limpar o pó (que, para o fazer, basta retirar as caixas, limpando-as e limpando as prateleiras). Escolha caixas com maior resistência, principalmente as que forem usadas para guardar objectos mais pesados ou que sejam utilizadas mais vezes. 

A mistura certa de acessórios decorativos

Por último, mas não menos importante, temos a decoração de todo o espaço! Depois de ter o projecto, de escolher os materiais que melhor respondem às suas necessidades, de ter conseguido a iluminação perfeita e de ter organizado convenientemente todo o espaço, está na hora de decorar o seu closet, de forma a que todas as vezes que entrar nele se sinta realmente em casa, seguro, confortável e que seja um prazer viver essa experiência! Neste ponto, há três ou quatro objectos que não deverão faltar, nomeadamente um assento (uma poltrona, um pequeno sofá, uma cadeira, um puff… o que lhe der mais jeito no seu dia-a-dia e o que o espaço que sobra lhe permitir), um espelho que lhe permita ver a sua imagem completa, como um todo, e tapetes – muitos tapetes! Lembre-se que será um espaço onde, provavelmente, andará descalço, pelo que o facto de ter um piso fofo e térmicamente agradável tornará a sua experiência mais apetecível. Outros elementos decorativos, como quadros, flores ou bibelots ficarão ao seu critério, conforme o espaço que terá. 

Agradou-lhe a ideia? Diga-nos coo correu o seu projecto!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!