7 passos para um telhado verde

LuciPais – homify LuciPais – homify
Google+
Loading admin actions …

Um telhado verde não é para todos, mas é certamente o sonho de muitos, nomeadamente daqueles que encontram na natureza a paz de espírito que necessitam para levar a vida com alegria e felicidade. É bem verdade que o que nos rodeia carrega baterias.

Se a sua casa, encontra-se construída no meio da natureza, porque não prolongar as suas cores até ao telhado. A homify tem sempre mil e um projetos para lhe mostrar diariamente. Hoje trazemos-lhe telhados verdes, que bem podem ser de outras cores. Há vários arquitetos portugueses a contemplar esta ideia para que viva com ela sobre a sua cabeça!

Acompanhe-nos em sete passos para que possa ter um telhado verde todo o ano em sua casa.

1. Certifique-se que a estrutura pode suportar a vida vegetal

Casas industriais por miba architects
miba architects

LARA RIOS HOUSE: Cubierta Verde

miba architects

Um mar de verde. Será, talvez, esta a melhor legenda para esta imagem. Uma beleza profunda que nos convida a refletir em qualquer metro quadrado deste telhado verde. Quem não se imagina a correr, a pular e fazer cambalhotas neste manto de natureza.

Antes de todas estas brincadeiras e aventuras, o melhor é mesmo certificar-se que a estrutura suporta a vida vegetal. Um vida que nos parece tão bem. Há um prolongamento da natureza, neste caso relva, ao longo do telhado verde. E nós gostamos tanto, não é verdade?

2. Incluir um sistema de drenagem adequado

Hotel Turismo do Minho : Jardins modernos por Neoturf
Neoturf

Hotel Turismo do Minho

Neoturf

De que vale sonhar com um telhado relvado, se não estiverem garantidas as questões de segurança e o sistema de drenagem adequado. Poderá ser muito bonito, mas se a água não for drenada, mais tarde ou mais cedo, o relvado acabará por morrer e as infiltrações no interior da habitação acabarão por surgir.

Um cenário que nem sequer queremos pensar. Por isso, antes de iniciar a construção da sua habitação com telhado verde, certifique-se junto do seu arquiteto que as condições técnicas estão salvaguardadas. Dado este passo, sonhe à vontade e de preferência com o céu estrelado!

4. Verifique se a inclinação é adequada

Casas modernas por Organic Roofs
Organic Roofs

Commercial and public green roofs

Organic Roofs

Ter um telhado verde é bonito e pode ser um prazer para os nossos olhos, mas há outras questões importantes que se não forem tidas em conta podem deitar tudo a perder. Opte por oferecer ao telhado verde a inclinação adequada, de acordo com os objetivos traçados.

Pode ser apenas uma casa de arrumação, mas deverá respeitar regras de segurança, porque certamente não vai querer que o telhado verde caia ou seque. Por vezes, um telhado verde não é mais do que o prolongar da natureza que cerca a casa.

3. Coloque a terra e fertilizante adequado

A sua varanda também pode ser um telhado verde, ainda que através de canteiros. Coloque no interior dos gigantes vasos a terra necessária e lembre-se que o fertilizante deve ser o adequado. Os arquitetos paisagistas e floristas são as pessoas mais indicadas para responder às suas dúvidas e dar-lhe as dicas mais adequadas. Fale com quem sabe e trata as plantas com o máximo de carinho.

Nem sempre podemos ter o telhado verde com que sempre sonhámos, mas podemos ter canteiros verdes que dão a alma que sempre ambicionámos. 

6. Plantar plantas

Casa das Algas : Jardins mediterrânicos por Neoturf
Neoturf

Casa das Algas

Neoturf

Ter um mar como pano de fundo, não é para todos. Se habita assim numa casa, agradeça e inspire-se todos os dias na Mãe Natureza, até porque por alguma razão escolheu viver num espaço tão magnífico como o que aparece nesta imagem.

É em Matosinhos que está 'plantado' este belo telhado que se veste de tons verdes e não só. Esta cobertura viva recria o sistema dunar. Este projeto resultou de uma parceria da Neoturf com o gabinete Laura Roldão Costa – Arquitectura Paisagista. Simplesmente, porque num telhado verde pode e deve plantar plantas.

5. Prepare a superfície do telhado

QUINTA DOS POMBAIS HOUSE: Casas modernas por OPERA I DESIGN MATTERS
OPERA I DESIGN MATTERS

QUINTA DOS POMBAIS HOUSE

OPERA I DESIGN MATTERS

Antes de avançar com a concretização do jardim verde, prepare a superfície do telhado. Se quer ter bons resultados e não ter pesadelos passados alguns meses, tenha a certeza escolher o material certo para avançar com instalação de um telhado verde ou de qualquer outra cor.

Uma casa que veste os tons e materiais da terra para mais facilmente se confundir com a natureza e preservar a harmonia do local da sua construção. É uma casa portuguesa, com certeza, que ficava bem em qualquer outra parte do mundo.

7. Tome cuidado e desfrute

Jardins modernos por Aralia
Aralia

Chelsea Creek – copyright St George Plc

Aralia

É com a cidade aos pés que este mini telhado verde, ainda que em canteiros, cresce. Sente-se e aprecie não só a cidade, como as plantas que tornam este telhado verde, que também é um jardim. À noite, as luzes tornam os espaços ainda mais mágicos. As cores tornam-se ainda mais sedutoras, pelo mistério que criam. 

Tome cuidado e desfrute. Viva intensamente o que tem. E se puder deixe o verde instalar-se em cada cantinho do seu espaço. Fica bem e o universo agradece.

Gosta de casas com telhado verde? Era capaz de construir uma? Partilhe as suas ideias com a homify!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!