Desfrute das melhores dicas para um sono perfeito!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Dentro do nosso quarto, temos a peça de mobiliário eleita na nossa vida – a cama. A tal que usufruímos tanto e tanto… Já pensou quantas horas está 'agarrado' a ela? São tantas como aquelas que dorme. Se fizermos uma média de oito horas por noite, as tais recomendadas, equivale a cinquenta e seis horas na cama por semana e dois mil e novecentos e vinte horas por ano. É incrível, como desfrutamos da nossa cama, ao longo da nossa vida e mais, há sempre sestas roubadas e manhãs de fim-de-semana por lá enfiados, por isso a média poderá ir mais além!  Por isso, a cama não é cá coisa que se escolhe à toa, tudo o que a compõe, desde da base, do colchão, das almofadas e das mantas, deve ser bem pensado – apenas para si, para o seu conforto e bem-estar. Uma das melhores coisas da vida é sem dúvida, aquela que vamos dormir, sentir o peso do nosso corpo caído e descansado na cama, na manhã seguinte é uma sensação de repouso e de alívio, prontos novamente para recomeçar um dia.

Uma cama menos boa poderá ter consequências negativas na nossa saúde, desde dores de costas, de nuca ou de um sono demasiado leve, por não se estar bem. Consequentemente afetará o nosso psicológico, pois se não estamos repousados como deve ser, não estaremos prontos para enfrentar um dia de trabalho. Neste sentido, o assunto – cama, é fun-da-men-tal, como tal debruçamos todo um artigo, com dicas a terem em conta para escolher a sua cama perfeita. 

Leia o artigo e depois poderá ir descansar, que estas imagens irão criar um ataque de preguiça!!

A cama como centro do quarto

Cama Casal e Mesas de Cabeceira Frame: Quarto  por Boa Safra
Boa Safra

Cama Casal e Mesas de Cabeceira Frame

Boa Safra

Que elemento é o mais central dentro do nosso quarto? Qual é maior e mais vistoso? Qual é que chama mais a atenção? Qual é o refúgio das almas cansadas? 

A cama, é claro!

É o centro de todo aquele espaço, a partir dela, ir-se-á construir e montar as restantes partes, dependente do seu tamanho, da sua forma, da sua estrutura. É o móvel principal, o primeiro a ser escolhido, todos os restantes virão por acréscimo a ela. O quarto seja pequeno ou grande, a cama irá caber, é claro que se terá de adaptar a cama consoante o tamanho do quarto, mas deverá ter sempre um tamanho mínimo para que a pessoa caiba lá deitada. Se o seu quarto for pequeno, o melhor será optar por um sommier, a própria cabeceira da cama ocupa algum espaço, mas poderá sempre criar a sua cabeceira, diretamente na parede, se assim o pretender. 

Depois de terem escolhido o coração do vosso quarto, tudo será mais fácil, uma vez que já tem noção do espaço que dispõe e do estilo que poderá seguir a partir dela. Ela é o elemento mais marcante no quarto, que chama a atenção, é vistosa e bem jeitosa!

Quão grande é a cama?

Quarto  por Mobilier Nitro
Mobilier Nitro

Lit rond blanc Arezzo

Mobilier Nitro

O tamanho da cama é sem dúvida uma grande preocupação, cá por nós quão maior ela for, melhor será, mas a realidade, não é esta, devemos sempre nos submeter a disponibilidade da área do nosso quarto. Uma cama grande é ideal para nos mexermos à vontade sem ter logo ali o fim, e com os casais então, fará toda a diferença. O dormir agarradinho serve para os primeiro tempos de vida em comum, pois na realidade cada um gosta de ter o seu espaço, sem ter que receber aquela cotovelada ou braço desajeitado. 

Se o quarto for pequeno veja uma estrutura que ocupará pouco espaço, o ideal será o sommier, é o líder da poupança de espaço, para um quarto pequeno e é uma peça bastante usada, hoje em dia, para colmatar esta falha de espaço. No entanto, se o seu quarto, for daqueles que mete 'inveja' por ser tão grande, como os dos palácios, então escolha uma cama bem grande, maior ela será, mais confortável e à vontade irá dormir. Até pensará que está sozinho…

Uma boa base

A base da cama, esta vem acompanhada com a cama que escolher. Certifique-se que é boa, que tenha resistência e que irá suportar corretamente o colchão, bem com o seu corpo e a do parceiro. A base tem um forte papel, se for fraca poderá partir com alguma facilidade ou chiar, o que é sempre desagradável. O seu tamanho tem também influência, veja uma base que se enquadra dentro do espaço do seu quarto.

Todo este processo em busca da cama perfeita, é feito de pormenores, de detalhes, de procura e de tempo. Tudo importa, desde da estética da cama, a estrutura, a base e todos os elementos que se seguem, devem ser escolhidos com preocupação, a sua. Já que é algo de muito pessoal. Nada fica aquém.

Um colchão ideal

Quartos clássicos por Loaf
Loaf

Top Dog Mattress

Loaf

O colchão tem de ser ideal à sua pessoa, têm de ponderar muito bem. É verdade, um bom colchão tem o seu preço, mas a sua saúde tem preço? Não… É um pequeno investimento para o seu bem-estar, onde sabe que passa um terço da sua vida por lá, é claro que não será toda a vida no mesmo colchão, mas serão muitos anos e irá influenciar na sua saúde. Um sono tranquilo e contínuo é fundamental para a nossa saúde e um bom rendimento no dia-a-dia. A falta de sono pode contribuir para um aumento do stress e um aumento da dor.

Se durante o dia, a nossa coluna suporta todo o nosso corpo, junto com os mais variados movimentos, à noite procuramos um bom descanso, este período deve ser restaurador para a nossa coluna, para ir aguentado mais um dia, aliás toda a vida! Por isso, um bom colchão é fundamental. É considerado um bom colchão, aquele que garante uma distribuição uniforme do nosso peso e uma sustentação, bem como adaptação ponto por ponto, nas diferentes parte do corpo. A posição em que costuma adormecer também influencia. Quando comprar um colchão peça indicações sobre ele aos profissionais da área.

Almofada perfeita

Uma? Duas? Três? Quantas quer? 

Há quem queira um montão de almofadas na sua cama, outros satisfazem-se com apenas uma ou duas, apenas o essencial. Decorativas ou para dormir de forma mais alta, será uma opção pessoal, que dependerá de cada um. 

No que concerne à almofade de dormir é muito difícil de dizer que esta ou aquela é perfeita. O que para mim será o ideal, não o será necessariamente para si. Alguns prefere uma almofada mole e baixa, outros irão escolher uma mais dura e mais alta. Cada um deverá escolher a sua almofada, a perfeita cabe dentro dos seus critérios. Testada antes de comprar, pois se esta não for a ideal para si, poderá ser um impedimento para dormir bem.

Nota importante, veja uma almofada anti-alérgica, que seja lavável na máquina. É importante lavá-la de vez em quando.

Mantas e cobertores

Hum… que conforto! Acabamos em beleza, diga lá a verdade? O toque fofinho e quentinho das nossas mantas deixa-nos tão bem, que de repente dá nos a vontade de correr para o quarto, envolver-nos a elas e deixar-nos levar pela Dona Preguiça, ela é terrível quando toca à nossa porta, teima em ficar e carregar os nossos olhos de pesos!!

O que é certo é que as mantas e cobertos não poderão ficar em vão na hora de comporem a vossa cama. Vejam o tipo de tecido, o tipo de lavagem, tenha atenção às cores, que deverão enquadrar-se dentro das tonalidades do seu quarto. Se gosta de produto made in Portugal, convidamos-vos a descobrir esta loja de têxteis - António Salgado & Ca. Lda, que garante qualidade e inovação, com produtos tendência.

Ficou com preguiça? Mas diga-nos gostou das nossas dicas? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!